Queridos Irmãos, gostaria de comentar sobre este grande Profeta Alemão de 1500dC, que embora eu discorde dele na sua doutrina, não o vejo com críticas, mas sim todos nós temos muito a agradecer por suas obras e devemos perdoar e inocentar o mau uso de seus ensinamentos.
Permitam-me explicar para quem não sabe muito de história humana, mas devemos aprender sobre Lutero partindo do fim para o começo. A consequência de suas obras polêmicas foi a perseguição aos judeus na Alemanha, que Deus nos perdoe. Não foi culpa de Lutero, pois assim como o próprio Cristo foi abusado pelo MAL (satã) que se apossou da igreja católica romana durante 1000 anos, a obra de Lutero foi mal interpretada e mal compreendida, e os homens maus se apossaram de suas obras para cometer o pecado. Lutero foi um homem bom, honesto, fiel a Cristo e foi quem libertou a Alemanha da tirania satânica da igreja romana.
De volta ao início, com o perdão de Deus, perdão aos irmãos judeus, perdão aos irmãos católicos, iremos contar a história de Martin Luther de forma positiva, enaltecendo suas qualidades e diminuindo seus pecados, pois como ele mesmo disse "Não se ajoelhem diante de mim, sou apenas um homem lutando contra Satã.".
Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um monge católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Que ficando contra os conceitos da Igreja Católica veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Antigo.
Primeiro devemos fazer uma rápida referência ao termo agostiniano. Apresento Santo Agostinho:
O dia 16 de dezembro de 1243, o papa Inocêncio IV emitiu a bula Incumbit nobis conclamando numerosas comunidades eremitas da Toscana a se unirem em uma só ordem religiosa com a Regra e forma de vida determinadas por Santo Agostinho, às comunidades que fundou durante sua vida.
Aurélio Agostinho (em latim: Aurelius Augustinus), dito de Hipona, conhecido como Santo Agostinho (Tagaste, 13 de novembro de 354dC — Hipona, 28 de agosto de 430dC), foi um escritor, teólogo, filósofo e é um Padre latino e Doutor da Igreja Católica.
Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a desintegrar-se, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (num livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval.
E por último devemos esclarecer o termo maniqueísmo:
O Maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.
Agora temos as condições necessárias para compreender a mente deste brilhante orador e doutor em Teologia, Dr. Luther. Minhas opiniões a seguir partem do princípio que o MANIQUEÍSMO É ERRADO, pois Maniqueu violou o primeiro mandamento de Moisés, Amai a Deus acima de todas as coisas. Se a filosofia de Maniqueu considera a divisão do mundo entre bem e mal, Deus e o Diabo, Maniqueu estaria elevando o Diabo ao mesmo nível de Deus. Ao mesmo tempo, segundo este raciocínio, Deus seria incapaz de combater o mal sem pedir ajuda, o que é uma idéia ridícula e sem sentido. Portanto combater o Diabo em nome de Deus é o mesmo que rebaixar Deus a um mero ídolo, impotente sem seguidores. Na minha filosofia Cristã, se Deus quiser agora mesmo ele pode acabar com todo o mal do mundo e condenar todos os pecadores ao inferno, sem fazer esforço algum, apenas com um pensamento e uma palavra. FIM. Mas porque Deus permite que o mal caminhe sobre a Terra então? Simples, Jesus Disse:
003 - Reino do Céu
Jesus disse: Se aqueles que vos guiam vos disserem: vê, o Reino está no céu, então os pássaros vos precederão. Se vos disserem: ele está no mar, então os peixes vos precederão. Mas o reino está dentro de vós e está fora de vós. Se vos reconhecerdes, então sereis reconhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas se vos não reconhecerdes, então estareis na pobreza, sereis a pobreza.
007 - Poder
Jesus disse: Bendito o leão que for comido pelo homem, pois que o leão tornar-se-á homem; e maldito o homem que for comido pelo leão, pois que o leão tornar-se-á homem.
010 - Amor universal
Jesus disse: vim para atear fogo ao mundo e, vede, eis que estarei vigiando até que ele arda.
039 - Chave do conhecimento
Disse Jesus: os fariseus e os escribas receberam as chaves do Conhecimento e as esconderam. Eles não entram e não deixam entrar aqueles que querem. Mas vós, tornai-vos espertos como as serpentes e inocentes como as pombas.
Estes são Ensinamentos de Jesus Cristo contidos no Evangelho Apócrifo de Tomé. Algumas pessoas me criticam muito por misturar Apócrifos e gnósticos, mas essas pessoas ignoram o Concílio de Niceia em 325dC, que eliminou 113 textos antigos e adotou a bíblia como sendo de 4 apóstolos e 52 textos. Jesus teve 12 apóstolos e 108 testemunhas, todos escreveram suas memórias e foram descartados por motivos políticos humanos.
39 - Chave do conhecimento é o que mais interessa. "Vós tornai-vos espertos como as serpentes e inocentes como as pombas." Como pode uma serpente ser dócil como uma pomba? Esse é o princípio da minha filosofia, que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, amar ao próximo como a nós mesmos, perdoar os inimigos porque somente os humildes serão aceitos no Reino de Deus. Para vencer o mal sem violência, com perdão e humildade, é necessário INTELIGÊNCIA, assim como no xadrez. O bem deve antecipar o próximo movimento que o mal faria, pois o ódio é muito previsível, e assim espertos como serpentes estaremos impedindo que as condições fiquem ideais para a manifestação do mal.
Em outras palavras, o mal se manifesta melhor no CAOS, na desordem, na humilhação, na tirania, na obediência cega sem raciocínio. Onde houver inteligência fiel a Deus, o mal não poderá agir em segredo, oculto nas trevas. Tudo isso nos leva a crer que Deus permite que o mal nos ENSINE, que todos nós saibamos como o mal age e como ele se manifesta, dessa forma estaremos protegidos contra ele, com inteligência. Agora que sabemos como o mal costuma agir, na próxima investida de Satã contra o bem, estaremos esperando, com paz, amor e perdão. A luz de Deus sempre ilumina até mesmo a maior das sombras.
Sombra essa que Dr. Luther veio combater como uma serpente, com inteligência, estudando de dentro da barriga do monstro, sendo um doutor das leis de Deus estudando dentro da própria igreja católica de 1500dC. Ele viu de perto os abusos de dinheiro, corrupção, poder e tirania, lavagem cerebral e humilhação dos humildes ignorantes. O papa era naquela época a celebridade mais rica e poderosa do hemisfério ocidental, em igualdade maléfica com o Império Otomano. A palavra de ordem era arrecadar mais dinheiro e mais fiéis para morrerem nas batalhas santas. Mas Dr. Luther era incorruptível, assim como Deus é incorruptível. Ao contrário do que o papa Leão pregava, Dr. Luther conhecia profundamente o Evangelho e dizia ao povo que nenhuma quantia em dinheiro compraria a salvação de Deus. Essa é a nossa certeza.
Porém sendo da ordem de Santo Agostinho, Dr Luther era de opiniões polêmicas, que eu não concordo. Encontrei muitas contradições em sua obra " Nascido Escravo". Dr. Luther atacava o mal da igreja católica de forma direta e objetiva, porém sua obra não segue a linha Santa do Evangelho, pois como ele mesmo dizia, era apenas um humano, e possuía defeitos humanos. Em um trecho dizia:
" Os judeus conheciam as leis divinas em seus mínimos detalhes, mas isto não os poupou de estarem debaixo da ira de Deus(invasão dos Otomanos). Os gentios desfrutavam de admiráveis benefícios culturais, mas isto em nada os aproximava de Deus(não é verdade). Havia judeus e gentios que muito se esforçavam por acertar a sua situação diante de Deus, mas, apesar de todas as suas vantagens e de seu "livre-arbítrio", eles fracassaram totalmente(Dr. Luther considera fracasso a perda da guerra contra os Otomanos). Paulo não hesitou em condenar a todos eles(fazendo referência em Carta de Paulo aos Romanos 1:16)."
Eu discordo totalmente do Dr. Luther, pois suas conclusões são maniqueístas, ou seja, ele considera as desgraças humanas (políticas, guerras, fome, orgulho e dinheiro) como sendo Punição Divina, ou associação com o Diabo. Os Judeus nunca foram um povo guerreiro e violento (até 1945, desde então são extremamente violentos) e sempre foram muito fiéis às palavras de Deus e aos profetas do antigo mandamento. Dr. Luther sempre ignorou o fato que a religião Cristã, todos nós, somos "derivados" do judaísmo, somos "filhos" dos judeus. Os judeus inclusive estudam a vida e obra de Jesus Cristo, mas não o seguem como "Messiah", o filho de Deus que traz a salvação.
Esses pontos de vista polêmicos e maniqueístas do Dr. Luther são válidos e compreensíveis, mas ao mesmo tempo foram um convite a ser usado de forma malígna. Ao enorme custo de sacrificar milhões de vidas inocentes, alemães tanto judeus quanto cristãos, Dr. Luther preparou sua obra para atingir o sonho de libertar a Alemanha da tirania romana. Quando eu digo tirania romana talvez alguns de vocês estejam se sentido ofendidos, peço perdão. Mas a história é clara e não mente. Da mesma forma como o império romano de césar era tirano e abusava dos judeus na galiléia, da mesma forma agia a igreja católica apostólica romana, cobrando taxas e dinheiro por relíquias, ídolos de barro, figuras de santos, papéis salvo conduto do bispo autorizando que a alma pagante se livre do purgatório. Jesus Cristo sobre esse assunto foi muito claro:
(Marcos 11:15 - Mateus 21:12) Quando Jesus chegou a Jerusalém e entrou no Templo, começou a expulsar de lá os que vendiam e compravam. Virou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombos. Não permitiu que ninguém transportasse qualquer utensílio pelo Templo. Enquanto fazia isso, instruía o povo dizendo:" Não está escrito que Minha casa será chamada a Casa de Orações por todas as nações? Entretanto, fizeram dela um esconderijo de ladrões." Os sacerdotes e os escribas, quando ouviram isso, procuravam um meio de prendê-Lo, pois temiam Jesus, uma vez que todos estavam tomados de admiração pela Sua Doutrina."
A igreja romana prendeu Jesus Cristo, e seus ensinamentos, de uma forma muito simples. Roma proibia qualquer tradução da bíblia para outros idiomas que não fosse o Latim, uma língua morta que ninguém fora de roma conhecia. Doutor Martin Luther, tomado de uma brilhante inspiração Divina, traduziu a bíblia grega para o Alemão, de forma que o povo pudesse ler diretamente os ensinamentos do Mestre, acabando com a tirania das mentiras de roma.
A liderança e a coragem de Dr. Luther inspirou outros oprimidos por toda a Europa a fazerem a reforma Protestante, o que por sua vez provocou inúmeras reformas internas dentro da igreja católica. Isso nos prova e serve de exemplo que Deus não simplesmente castiga e pune com dor inútil. Deus Ensina. Deus ensinou para os católicos que a responsabilidade em guardar os ensinamentos do mestre é muito maior que o orgulho do poder e a vaidade do ouro. Deus ensinou aos oprimidos que se eles não forem espertos como serpentes e dóceis como pombos, nunca vencerão o mal que tenta lhes explorar. Deus nos ensinou que todo aquele que não aprende com a história, está condenado a repetir os mesmos erros novamente.
A reforma que eu mais admiro e mais acho necessária é o sagrado matrimônio. Não apenas casamento carnal, mas a união de duas almas. União eterna, indivisível, sem adultério, sem blasfêmia. União sem interesse monetário. Adão e Eva foram expulsos do paraíso juntos e juntos devem retornar. A castidade sexual é completamente diferente da abstinência sexual. Na abstinência, a total e completa falta de sexo, causa distúrbios psicológicos, ou no chakra, ou como quer que você queira chamar. A castidade sexual significa que o sexo será feito de forma pura, ou seja, cujas energias sexuais sejam compartilhadas entre o casal de forma construtiva, e não desperdiçadas. Dr. Luther teve 6 filhos ao todo.
Eu nada tenho mais a acrescentar, pois não tive educação luterana e não concordo com as opiniões maniqueístas, pois minha intenção é sempre a de aproximar os povos, como somos todos irmãos e filhos de Deus, devemos viver juntos em paz, respeitando nossas diferenças. Não existe satã grande demais que não possa ser vencido pelo amor. Dedico essa homenagem a memória de todos os irmãos judeus perseguidos injustamente, e em nome de Deus pedimos o seu perdão. Que seja feita a vontade de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário