domingo, 2 de fevereiro de 2014

Evangelho Espírita 4-6

Capítulo 4 - NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

Os judeus da época de Cristo eram materialistas, ou seja, não compreendiam conceitos abstratos (invisíveis aos olhos). Para os judeus, nascia de novo aquele como Lázaro, que morria e seu corpo revivia ressucitado. Isso é um fenômeno físico, facilmente testemunhado por socorristas e médicos, não existe mistério nisso. Mas Jesus, o Mestre do Reino invisível de Deus, veio para explicar que após a morte do corpo, a alma fica livre, e pode reencarnar no ventre de uma mãe grávida, assumindo novo corpo. Esse conceito é muito fácil de entender, pois a mãe gera o corpo da criança, mas a Alma somente pode ser gerada por Deus, nunca pelos humanos (não entenda isso como preconceito contra as mulheres, não existe mais a necessidade de vivermos em sociedade patriarcal ou machista no século 21).

Jesus disse :" O Espírito sopra onde quer e pode-se ouvir sua voz, mas não sabemos de onde ele vem e nem para onde ele vai", em outras palavras, A alma das pessoas são a vida delas próprias, mas essa vida que vamos classificar de "completa", que se faz na Eternidade dos céus, é temporariamente esquecida quando se nasce. Dessa forma Deus nos permite o livre-arbítrio para podermos nascer livre dos pecados anteriores, e nos dá a chance de aprender novas virtudes e acrescentar a nossa alma. Duas observações. Primeiro o esquecimento dos pecados não elimina as manchas na alma, que permanecem como desejos malignos no coração. Cabe a pessoa ser humilde e aprender a controlar esses impulsos até que eles desapareçam, ou se render ao pecado novamente. Segundo, o futuro que nos aguarda depende do caminho que escolhermos na vida. Dica, o camilnho mais fácil nem sempre é o mais curto até Deus e a iluminação, alguns dos melhores caminhos de luz são tortuosos.

Apesar de grande profeta e ser humano iluminado e amoroso, Profeta Moisés, que é fundador da cultura hebraica, foi obrigado a tomar por lei alguns pecados, para que aquele povo ignorante e simples pudesse compreender um pouco da obra de Deus. Me refiro como pecados os rituais de humilhação, sacrifícios, subserviência de mulheres, e principalmente, o ódio aos não judeus. Talvez ódio seja para você uma palavra exagerada, mas na verdade todo sentimento de desprezo e repúdio aos seres humanos que não concordam com sua política, é um sentimento derivado do ódio. Então, para que Moisés fosse respeitado por aquele povo castigado pela escravidão e cheio de ódio no coração, recebeu permissão de Deus para se utilizar do ódio para ensinar o caminho até Deus. Jesus, (anos mais tarde, esqueci o valor correto), Jesus veio aos Judeus novamente, agora um povo mais evoluído pela Lei Natural de Deus que todas as coisas evoluem, para melhorar aquela lei rude original, e para livrar a Lei de Deus do pecado do ódio. Os Cristão aprendem com o novo testamento a perdoar seus inimigos assim como Jesus perdoou os romanos. O perdão que Jesus deu aos romanos foi a razão pela qual aqueles judeus originais, ainda com ódio no coração, recusaram as boas novas do Mestre.

LAÇOS DE FAMÍLIA

Alguns pensam que a família da Terra se acaba na morte, porém isso não é verdade. Os laços criados no Amor são eternos, e isso inclui família, amigos e inimigos. Inimizade é laço de amor? Sim, o inimigo te ama. Esse conceito é difícil de entender, mas simples ao mesmo tempo. O seu verdadeiro inimigo é você mesmo. Estamos encarnados na Terra porque temos pecados demais para viver no Céu, e "nos expulsaram" de lá. Depois temos outra categoria de inimigos, as pessoas que te ignoram. O seu maior inimigo é aquela pessoa que passa por você e finge que você não existe. Mas ao contrário, seu inimigo, aquele que você odeia porque te faz mal, esse inimigo te ama. Ele pensa em você o tempo todo, e você nele. Seu inimigo prepara armadilhas para você aprender a ser esperto e não cair nelas. Seu inimigo ensina a você a ler o coração das pessoas antes de confiar nelas, que é o sexto sentido do corpo carnal. Seu inimigo declarado te ensina muita coisa útil para você aprender a se defender, e o maior dos ensinamentos é o perdão. Perdoando seu inimigo você estará recebendo um fiel amigo por toda a eternidade.

Ás vezes nosso maior inimigo é nosso próprio irmão(a), pai ou mãe. Deus prepara esses laços íntimos entre inimigos para que ambos aprendam a dividir e perdoar, a humildade de ser responsável pelo outro e de ser servo do outro, aprendam que aquilo que mais nos ofende é na verdade manifestação do pecado que não conseguimos vencer sozinhos. Existem relatos espíritas que grandes líderes do preconceito são reencarnados como objeto de seu próprio desprezo, vivendo o "outro lado da moeda", e aprendendo na pele a humildade que tanto dói. Na Lei de Deus, almas podem trocar de país, identidade, cultura e sexo conforme a necessidade para melhor evoluir, sendo assim religiosos que pregam o ódio serão encarnados odiados, agressores serão encarnados agredidos, mulheres vaidosas serão homens desfigurados, tudo em nome de se aprender o valor da humildade.

Tomarei a liberdade de resumir uma mensagem espiritual, coisa que é muito reprovada pelos Espíritas, mas aqui na internet, assim como qualquer mídia pública, não podemos entrar em muitos detalhes porque temos público variado. Quem estiver pronto para mais conhecimento, basta encontrar o livro original em qualquer livraria.

A encarnação não tem limites, desde humanoides primitivos parecendo gorilas que andam de pé, passando por corpos cada vez mas leves e sofisticados até atingir uma perfeição angelical, quase transparente, que irradia luz e amor em todas as direções. A esse processo nós chamamos de evolução, assim como as mais belas flores brotam de insignificantes sementes esquecidas no esterco.

A necessidade de evoluir está diretamente ligada a idéia de poluição. Dizemos que um rio está poluído quando em suas águas existem materiais que prejudicam o meio-ambiente, atrapalham os verdadeiros donos dignos do rio, os peixes, e aos nossos olhos e narizes causam tristeza e repúdio. Evoluimos para que a nossa presença não cause prejuízos ao Reino dos Céus, ajudando a conservar sua beleza e pureza. Essa é a vontade de Deus.

A reencarnação aqui na Terra é castigo para os pecadores? Depende do seu ponto de vista. Deus não castiga, ensina. Tem criança que escuta o aviso, não erra e portanto, não apanha. E tem eu, que dou risada do aviso, faço o oposto do aviso, e meu glúteo fica estampado com o formato do chinelo da minha mãe. Aquelas almas mais "prudentes", mais calmas e atentas, podem acelerar sua evolução aprendendo todas as lições de Deus de uma vez só. Mas a maioria de nós sofre o que chamamos de "obsessão", que são pensamentos e desejos malignos mais fortes do que a nossa capacidade de raciocínio. Sabemos que é errado, mas fazemos mesmo assim. Algumas obsessões são até mesmo incentivadas por força da cultura do local, costumes de família, força de lei. A vontade de torturar e matar, hipocritamente, era lei na idade média, sob o falso nome de Deus, a Inquisição Católica. O corrupto, o assassino, o preconceituoso, o sedutor, o ladrão, todos os pecadores sabem que estão cometendo erros, pois esse conhecimento é propriedade da Alma, e não do cérebro humano. Essa voz que tentamos abafar no fundo de nossas mentes e que chamamos de consciência, tem duas origens. Nossa própria alma tentando estabelecer a coerência entre nossas ações e nossa inteligência, e também nosso espírito guia, que por amor a nós e a Deus, cede seu tempo para nos ajudar a evoluir.

Você pode fazer uma experiência hoje, antes de dormir. Faça uma oração, SINCERA, a Deus pedindo permissão para acalmar seu espírito e conversar diretamente com seu anjo da guarda. Medite silenciosamente por alguns minutos e deite-se na cama e durma. Talvez você tenha um sonho que te revele alguma mensagem especial.

Cap 5 BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

Na bíblia temos essa passagem :" Bem aventurados os que choram pois serão consolados". Na religião católica e judaica, que tem um certo grau de materialismo (nenhuma ofensa foi intencionada), essa passagem não faz muito sentindo. Uma pessoa injustiçada pode nascer com fome, viver com fome e morrer de fome, e então, "pode esperar sentada" que a ajuda talvez não venha nessa vida. Mas o Espiritismo vem com uma nova mensagem de esperança, que faz todo o sentido. A recompensa virá de três maneiras. Primeiro, o alívio sentido quando a alma deixa o corpo e não mais sofre as chagas da carne. Segundo, a certeza de ter aprendido valiosa lição de moral, e como todos nós sabemos, a lição só se aprende uma vez, e basta. E terceiro, tenha certeza que Deus nunca mais te obrigará a passar por tais provações, desde que tenha aprendido a lição e sua alma não mais cometa o pecado que lhe foi cometido, que não se faça vingança. Jeová (outro nome para Deus) disse :"Minha é a vingança e a retribuição".

CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES

As contrariedades da vida possuem duas origens bem diferentes: umas tem causa na vida presente, e outras vem de vidas passadas.
Quando procuramos as origens dos males da Terra, vamos encontrar em nós mesmos a responsabilidade pela maioria deles.
Quantos homens caem por seus próprios erros! Quantos são vítimas de seu próprio desleixo, imprudência, orgulho e/ou ambição.
Quantas pessoas se arruinam por falta de ordem, de perseverança, ignorância, ou por não terem controlados seus desejos.
Quantas uniões infelizes, fruto de interesse ou vaidade, nas quais não é solo fértil para verdadeiros sentimentos?
Quantos desentendimentos e disputas desastrosas poderiam ser evitados com mais calma e compreensão?
Quantas doenças resultam da falta de moderação e dos excessos da carne?
Quantos pais tornam-se infelizes por causa dos filhos, por não terem vigiado melhor o pecado que nascia na criança inocente e veio a criar raízes sufocando o bem. Por indiferença e ignorância, deixam crescer nos filhos o orgulho, o egoísmo e tola vaidade que ressecam o coração. Mais tarde tudo que se colhe foi o que plantou, e não adianta se espantar com a falta de respeito e ingratidão dos filhos.

A consciência diz:" Se eu tivesse feito diferente, não estaria agora nessa situação." , mas para os vaidosos é menos humilhante culpar a sorte, e o próximo mais afortunado. Na verdade é culpa dele próprio.
O homem pode ter a certeza que as almas livres de egoísmo e vaidade sofrem muito menos.

A Lei Humana não pode punir todas as faltas, pois o foco de tais leis é a manutenção da coletividade, e não tem consideração pelas faltas que fazemos a nós mesmos. Deus, na intenção de progredir o intelecto das almas, não deixa impune nenhuma falta das vidas passadas. Talvez nesta vida nos sentimos injustiçados, mas é sabido por todos no Reino dos Céus de todas as suas faltas que ainda estão em débito. Esse sofrimento é necessário para que o homem saiba a diferença entre bem e mal, e não caia no pecado da impunidade. Aquele que come lagosta enquanto seus irmãos sofrem, será mendigo no futuro, não por vingança, mas por misericórdia de Deus, que seria muito mais fácil descartar alma tão egoísta, mas na Sabedoria Divina, pecado tão grande exige punição tão grande.

Lamentar no fim da vida por tudo que não sabia e tudo que não fez não tem validade nenhuma. Sempre é tempo de recomeçar, e a certeza de lição aprendida é tão merecido bálsamo de alegria por ter vencido tamanho desafio. É uma Lei Natural, que toda causa anterior gerará um efeito posterior, e assim se justificam a maioria das chagas da Terra. Nem por isso devemos ser conformados, inertes, e negar caridade para quem sofre. Pois a caridade é dever das boas almas, e aliviar a dor de irmão em sofrimento é a maior prova de nobreza do Espírito. Mas como diz o ditado:" Não dê pérolas aos porcos." (Nota pessoal, pérola é uma parábola que Jesus contou aos discípulos, explicando que não se deve dar lição para quem não está pronto para aprender, pérola se refere a conhecimento. Os judeus, de forma ofensiva, consideravam porcos como sendo os não judeus, aqueles que não seguem a lei de Moisés)

Uma lição que não aprendemos na Terra, mas vem diretamente dos céus como prova do Amor de Deus por nós é a FELICIDADE. Não se deve invejar a felicidade dos outros, pois cada um tem a sua. A felicidade não é comprada com dinheiro, não é dada por Deus. A felicidade é uma característica de nosso coração, é pequena flor delicada que cresce dentro de cada um de nós. A felicidade sempre parte de dentro da nossa alma para depois se manifestar em nosso corpo e nossas atitudes. Uma rainha pode possuir todas as jóias da Terra e ainda assim ser a pessoa mais infeliz e solitária do Universo. Um mendigo pode viver feliz, na certeza que Deus o ama e toda a sua provação renderá preciosos frutos de humildade em sua alma.

Nem todo sofrimento é castigo, alguns são oportunidades que Deus nos oferece para adiantar nosso desenvolvimento. Podemos aprender e compartilhar nossas experiências pelos livros e mídia, mas o verdadeiro aprendizado deve ser marcado na alma, através da vivência. Devemos nos preparar, de forma a atravessar as provações com o melhor proveito, sempre pensando no amor, preparando nossos corações para que surjam bons sentimentos. O pessimismo é o primeiro sintoma que tal pessoa não está aprendendo direito a lição de Deus, e se persistir na tristeza, pode ser necessário "aulas de reforço".

Os poucos sofrimentos que não vem de Deus, e sim são consequências dos pecados do homem, devem ser discutidos entre os homens, pois não existe necessidade de todos sofrerem devido aos erros de uma minoria. Porém, lembrando sempre que Deus é justo, todo sacrifício feito pelos puros será recompensado, no futuro.

ESQUECIMENTO DO PASSADO

As lembranças do passado nos impedem de viver plenamente o presente, de planejar o futuro. Alguns idosos sofrem de saudosismos, e reclamam que "na minha época era melhor". Isso é impossível, pois a Lei Natural de Deus determina a evolução de todas as coisas. Porém coisas evoluídas tem a tendência de serem mais complicadas, e se a pessoa não se dedicou ao aprendizado no passado, dificilmente aprenderá lições futuras. O esquecimento nos liberta dos vícios que não são nossos, por exemplo, quando encarnamos em uma cultura diferente que seria antagônica à anterior (Um exemplo prático, um judeu encarna na palestina e um palestino encarna em Israel. Com certeza, serão almas mais moderadas que seus compatriotas, e mais propensos à solidariedade e tolerância.)

Não confunda o fato de nascermos "esquecidos" com o fato de nascermos "burros". Como eu expliquei no post anterior "O Burro que leu mil livros", existem crianças surpreendentemente maduras e adiantadas para a idade, sinal de alma evoluída e menos pecadora, e por outro lado existe eu, os burros e as portas.

O sofrimento deve ser encarado com atenção, sem fugir à luta, sem histerias e sem vinganças. O sofrimento com fé em Deus é diferente, através da humildade e da esperança no amanhã, aliviamos o peso da responsabilidade e as dores do corpo, e iluminamos nossa alma com bons fluidos e pensamentos. Pense em termos da construção de um edifício, no início existe uma etapa de destruição, dos pecados que não queremos como orgulho e egoísmo. Não veja como humilhação, mas tenha esperança que a justiça será feita, e você é parte do processo. A seguir uma enorme vala é aberta no solo, onde será construído forte alicerce que abrigará ao mesmo tempo delicadas estruturas de apoio à vida e será sólida como diamante para sustentar todo o peso de suas realizações futuras. Quantos edifícios não desabaram por terem fundações falhas e mal feitas? Somente ao término da obra, depois de muita dedicação, é que poderá descansar e admirar a beleza de Deus, e será recompensado com o próprio fruto do seu trabalho.

O SUICÍDIO E A LOUCURA

Existem pesos maiores do que podemos carregar, e algumas pessoas acabam perdendo seu equilíbrio e caindo, o que dizemos "descobri que no fundo do meu poço havia um porão". A ignorância e a falta de fé em Deus, aliado com "fatores externos", podem provocar "loucuras", de forma a causar uma perda de contato com a realidade. Esse fenômeno é mais comum nos materialistas, pois como disse antes, a recompensa e alívio do sofrimento normalmente não vem nesta vida, mas sim na próxima.

A começar pelos vícios, que costumamos achar ser uma causa externa, mas na verdade é uma fuga encontrada pela alma que não está preparada intelectualmente para esta vida. Muitas pessoas se perdem nos prazeres da carne, e abusam de substâncias que provocam ilusões temporárias de prazer. Algumas pessoas possuem vícios que se confundem com inocentes rotinas, até mesmo pessoas que frequentam locais de culto todos os dias, podem ser consideradas pessoas fugindo da realidade. É uma loucura fugir da realidade, principalmente se esta não lhe agrada, pois as mais valiosas lições de Deus vem do sofrimento. Ninguém é capaz de assimilar virtudes e se livrar dos pecados se a mente não estiver sóbria e o coração preparado com bons sentimentos e fé no amor de Deus.

O suicídio pode ocorrer em vários níveis, além da morte do corpo. Seria um suicídio pessoa que perde uma oportunidade de servir a Deus, e sede a outra pessoa, pois estaria retardando seu desenvolvimento. Abandonar as causas terrenas e viver em clausura são outras formas de suicídio, e todas as formas diferentes de se perder tempo, sem aprender nada. E finalmente o suicídio, tirando sua vida e a vida de outros inocentes, é a maior ofensa que se pode fazer a Deus, recusar a maior dádiva e presente que uma alma pode receber, a vida. Muito pior será a situação desta alma no além, pois além de ser obrigado a repetir a mesma existência de novo, pois a lição não foi aprendida, ainda será regredido a um mundo inferior, na intenção de se fortalecer o espírito através de dolorosos sofrimentos.

Esse delicado tema não pode ser explicado por mim, Danghetti, pois seria como tentar fazer uma cirurgia cardíaca usando patas de mula e uma colher de plástico. No livro original existem inúmeros testemunhos de Espíritos experientes, que podem te ajudar. Estarei reproduzindo três deles;

SANTO AGOSTINHO - PARIS - 1863
     Será a Terra um lugar de alegrias, um paraíso de delícias? Não lembram mais do que Jesus falou? Ele não avisou que haveria "prantos e ranger de dentes" para os que nascessem nesse vale de dores? Aqueles que vierem viver na Terra devem esperar lágrimas e penas amargas, e quanto mais profundas forem as dores, olhem para o Céu e agradeçam ao Senhor por querer experimentá-los.
     Homens! Será que só reconhecerão o poder do Mestre quando Ele curar suas feridas e lhes trouxer dias de prosperidade e alegrias? Será que só reconhecerão Seu amor quando Ele enfeitar seus corpos com todas as glórias e devolver a eles o brilho que possuíam quando foram criados? Imitem aquele que serviu de exemplo a todos, e quando estava no último degrau do desprezo e da miséria, estendido sobre o lixo, disse a Deus: "Senhor! Conheci todas as alegrias da riqueza e fui reduzido à miséria mais profunda, obrigado meu Deus por querer experimentar bem esse seu servidor!".
     Até quando pensarão que o limite de tudo é a morte? Quando se interessarão em saber o que existe além dos limites do túmulo? Mesmo que fosse preciso chorar e sofrer uma vida inteira, o que representaria isso ao lado da eterna glória, reservada para aqueles que conseguiram suportar a prova terrena com fé, amor e resignação?
     A causa dos males de hoje está nos erros cometidos em vidas passadas, portanto, procurem o consolo para eles no futuro que Deus está preparando. Aqueles que mais sofrem podem se considerar os Felizes da Terra, pois estão saldando suas dívidas com o passado.
     No Plano Espiritual, antes de reencarnar, escolheram suas provas, pois se achavam suficientemente fortes para suportá-las. Por que reclamar agora? Aquele que pediu antes de reencarnar, a riqueza e o poder, foi para enfrentar a luta contra a tentação e vencê-la. Aquele que pediu para lutar de corpo e alma contra o mal moral e físico saiba que, quanto mais difícil fosse a prova, mais a vitória seria gloriosa. Ao vencer, mesmo que o corpo fosse jogado num monte de lixo, quando da sua morte, ele deixaria escapar uma alma brilhante e alva, purificada pela expiação e pelo sofrimento.
     Que remédio receitar aos que são atacados por obsessões cruéis e males dolorosos? Um só é infalível: a fé, ou seja, a confiança em Deus. Se nas horas de maior sofrimento chamarem pelo Senhor, o anjo da guarda de cada um mostrará o caminho correto a seguir para que possam encontrar a salvação e o lugar para onde irão. A fé é o melhor remédio para o sofrimento, pois ela sempre mostra a eternidade da existência, diante da qual os dias sombrios do presente pouco representam. Portanto não perguntem qual é o remédio para curar tal doença, tal tentação ou tal prova. Lembrem-se, pois aquele que crê é forte pela firmeza da fé, e aquele que duvida por um segundo de sua eficácia é punido pelas angústias da aflição.
     O Senhor reconhece todos aqueles que creem Nele. O Cristo falou que com a fé podemos remover montanhas. Eu digo que aquele que sofre e tem a fé como sustentação será colocado sob a Sua proteção e não mais sofrerá. Os momentos de maior dor serão para ele os primeiros acordes alegres da eternidade. Sua alma se desprenderá de tal forma de seu corpo que, enquanto este estiver morrendo, ela irá planar nas regiões celestes, cantando com os anjos os hinos de reconhecimento e de glória ao Senhor.
     Felizes os que sofrem e choram! Que suas almas se alegrem, pois serão abençoadas por Deus.

SANSÃO - PARIS 1963

     Quando a morte leva os mais jovens, em vez dos mais velhos, sem nenhum critério segundo o nosso entendimento, dizemos frequentemente: "Deus não é justo, pois sacrifica o que é forte, útil, e tem um futuro pela frente, para conservar os que já viveram longos anos e que não servem mais para nada. " Parte o coração de uma mãe ao levar criança que fazia toda a sua alegria.
     Criaturas Humanas! É aí que precisam elevar-se acima do plano terreno da vida, para compreender que muitas vezes o bem está onde se acredita ver o mal, e que sábia previdência está onde se acredita ver a cega fatalidade do destino! Por que medir a Justiça Divina com o mesmo valor que medem a sua? Será que o Senhor dos Mundos iria querer, por um simples capricho, impor a alguém penas cruéis? Nada se faz sem um objetivo inteligente e tudo  que acontece tem sua razão de ser.
     Se meditarem melhor a respeito das dores que atingem a todos, nelas encontrarão sempre uma razão Divina, razão regeneradora, fazendo com que os interesses humanos sejam colocados em último plano. Acreditem em mim, a morte é preferível, mesmo numa encarnação de vinte anos, a esses desregramentos vergonhosos que desonram famílias honradas, cortam o coração de uma mãe e fazem branquear os cabelos dos pais antes do tempo. A morte prematura é, muitas vezes, um benefício concedido por Deus para aquele que parte, pois assim ele fica preservado das misérias da vida ou das seduções que poderiam arrastá-lo para a perdição. Aquele que morre na flor da idade não é vítima de fatalidade, Deus apenas julga não ser mais necessário que ele permaneça na Terra.
     Todos consideram ser uma terrível desgraça quando uma vida cheia de esperança é interrompida tão cedo! De quais esperanças estão falando? Das esperanças da Terra, onde aquele que morreu poderia ter brilhado, construindo seu caminho e sua fortuna? Por acaso consideram nulas as esperanças na vida futura? Preferem as ilusões da vida passageira que levam na Terra? Acham que é mais importante ter uma posição entre os homens do que entre os Espíritos Felizes?
     Alegrem-se em vez de se lamentarem, quando Deus retirar um de Seus filhos desse vale de misérias. Não será egoísmo querer que ele permaneça aqui, sofrendo junto com os que ainda precisam ficar? Essa dor se concebe entre aqueles que não tem fé e que veem na morte uma separação eterna. Porém, os espíritas sabem que a alma vive melhor quando está livre de seu corpo físico.
     Mães! Saibam que seus filhos bem amados estão por perto, que seus corpos fluídicos e seus pensamentos as envolvem e as protegem. As lembranças que deles guardam os enchem de alegria. Por outro lado, as dores que sentem pelos familiares que já partiram causam-lhes muitas perturbações, pois representam uma revolta contra a vontade de Deus.
     Aquele que compreende a vida espiritual deve fazer vibrar seu coração em favor desses entes queridos que já desencarnaram. Se pedir a Deus para que os abençoe, sentirá uma consolação tão grande que até mesmo suas lágrimas secarão. Sentirá também uma fé grandiosa que lhes mostrará o futuro prometido pelo soberano Senhor.

A VERDADEIRA INFELICIDADE por Delphine de Girardin - Paris 1861
     Todos falam da infelicidade, já a sentiram algumas vezes e acreditam conhecer seus vários aspectos. Eu venho dizer que a maioria de engana e que a verdadeira infelicidade não é aquilo que os homens imaginam. Eles veem a infelicidade na miséria, na lareira sem fogo, no credor exigente, no berço vazio da criança que sorria, nas lágrimas, no caixão que se acompanha com o coração partido, na angústia da traição, e em várias outras coisas. A infelicidade é sentida também pelo orgulhoso que gostaria de esconder sua nudez vestindo-se de ouro, mas que apenas consegue escondê-la com os trapos da vaidade. Na linguagem humana, todas essas coisas e muitas outras chamamos de infelicidade. Sim, são infelicidades para aqueles que veem apenas o presente. Mas a verdadeira infelicidade está mais nas consequências de um fato do que no próprio fato em si.
     Um acontecimento feliz, que depois trará consequências desastrosas, é pior do que um acontecimento que inicialmente causa um grande desgosto, mas que depois acaba produzindo o bem. A tempestade que purifica a atmosfera, dissipando as energias que causariam doenças, é antes uma felicidade do que um infortúnio.
     Para julgar um fato é preciso ver as suas consequências. Para entender o que é realmente felicidade ou desgraça para o homem, é preciso se transportar para além dessa vida, pois é lá que as consequências se manifestam. Tudo o que consideram infelicidade, segundo a visão limitada que possuem, cessa com a morte do corpo, e encontra sua compensação na vida futura.
     Vou revelar a infelicidade sob um novo aspecto, sob a forma bela e florida que desejam, com todas as forças de suas almas iludidas. A infelicidade é essa alegria falsa, esse prazer egoísta, a fama enganadora, a agitação fútil, a louca satisfação da vaidade que faz calar a consciência. Ela perturba a ação do pensamento e confunde o homem com relação a seu futuro. A infelicidade se manifesta quando esquecemos a nossa missão na Terra e a substituímos pelos prazeres passageiros.
     Tenham esperanças aqueles que choram! Acautelem-se aqueles que riem, pois seus corpos estão satisfeitos! Ninguém transgride impunemente a Lei de Deus, ninguém foge às responsabilidades de seus atos. As dificuldades que enfrentam hoje tem sua causa nos erros que cometeram em existências anteriores. São eles que fazem com que vocês sintam a verdadeira agonia da infelicidade. Aquele que trata as coisas espirituais com indiferença e que possui muito apego pelas coisas materiais, mostra ser uma pessoa egoísta.
     Que o Espiritismo possa esclarecer a todos, colocando no lugar correto a verdade e o erro, tão deturpados pela cegueira que carregam! Então, façam como o bravo soldado que, em vez de fugir do perigo, prefere lutar em combates arriscados, deixando de lado a paz do acampamento que não lhe trará nem glórias nem promoções.
     O que importa ao soldado perder durante a luta suas armas e sua farda, desde que saia vencedor e com glórias? O que importa para aquele que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida sua fortuna e seu corpo físico, contanto que sua alma entre gloriosa no Reino dos Céus?

CAP6 O CRISTO CONSOLADOR

Em João 14:15 Jesus anuncia que virá no futuro (que é hoje no século 21) o " Espírito da Verdade", uma comunicação direta da alma com o médium sem usar palavras. Jesus não deu maiores detalhes, até porque a 2000 anos atrás isso não teria muita importância mesmo. Mas em 1860, quando o espiritismo encontrou um ambiente perfeito na França, começaram a surgir inúmeras mensagens do Espírito da Verdade, inclusive o que ditou os 5 livros principais do Espiritismo segundo Kardec. São eles,
  • O livro dos Espíritos
  • O livro dos médiuns
  • o céu e o inferno
  • o que é espiritismo?
  • A gênese
A função do Espírito da Verdade foi revelada parcialmente, como sendo o "porta-voz", ou diplomata, responsável em convidar as almas evoluídas a partirem da Terra, deixando uma contribuição para o bem do planeta. Maiores informações dentro dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário