segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Introdução Básica Espiritismo



Eu gostaria de apresentar a vocês meus amigos uma religião moderna que surgiu faz menos de 200 anos e causa muita polêmica entre os conservadores. Este evangelho me ajudou muito, apesar de NÃO SER O ÚNICO que eu leio, na verdade gostaria de aproveitar a oportunidade de pedir um CORÃO traduzido em português, porque não encontrei nenhum ainda. Quando me perguntam qual é a minha religião, em tom de ameaça como dois times de futebol em final de campeonato, digo Católico, pois sou batizado. Mas quando a pessoa demonstra uma genuína curiosidade inocente, digna dos bons corações cheios de amor, fico confortável em dizer que sou Espírita. Porque minha religião é o Espiritismo? Na verdade não é, o Espiritismo não se considera uma religião, mas se denomina como uma filosofia de pensamento.


VOCÊ FALA COM OS MORTOS ??? Eu não, nunca falei com morto, nem defunto, nem fantasma e nem assombração. Eu converso com os vivos. Uma característica fundamental do vivo é que todo ser vivo pensa, fala e portanto, existe. Talvez seja um pouco complicado para você entender que nem todo ser vivo respira ar, talvez você já tenha ouvido falar de bactérias anaeróbicas, que vivem em lamas e esgotos sem oxigênio OU da levedura da cerveja que passa 1 mês dentro do líquido. Nem todo ser vivo precisa de água para viver, se você regar uma planta do deserto ela morre. Nem todo ser vivo precisa de comida, pois os plânctons do mar vivem apenas de luz solar. Agora eu vou assustar você um pouquinho, mas não se preocupe, eu juro por Deus que é uma coisa linda, natural, normal, segundo a vontade de Deus.


NEM TODO SER VIVO PRECISA DE UM CORPO PARA VIVER, na verdade é bem o oposto. Estar vivo em um corpo de carne é um privilégio cedido a poucos. Privilégio do que? De aprender com os erros. Eu vou interromper o texto um pouco pra você respirar e terminar de se benzer e fazer o sinal da cruz 3 vezes. Observe esse texto católico:



ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,

compreender que ser compreendido, amar que ser amado.

Pois é dando, que se recebe, é perdoando que se é perdoado

e é morrendo que se vive para a vida eterna!



Link: http://www.vagalume.com.br/musicas-catolicas/oracao-de-sao-francisco.html#ixzz2qJGjaM26



Linda essa música, quando eu era criança não entendia o significado, e deixava a freira roxa de raiva, mas hoje quando eu lembro, os olhos me enchem de lágrimas. Obrigado ao site de música VAGALUME por não me processar, sou pobre.



Essa música na verdade, é o resumo da filosofia espírita. Qual é o objetivo da SUA religião? Viver livre de pecado? Crescer e multiplicar? Evangelizar os hereges? Catequizar os pagãos? Entrar no paraíso? As pessoas espíritas tem um objetivo principal, coletivo, acima das suas próprias necessidades pessoais. Esse objetivo é a iluminação. Porque, esqueceram de pagar a conta de luz? Luz é a forma como expressamos a presença de Deus. É uma metáfora, experimenta levantar de madrugada no escuro total, e tenta usar o vaso sanitário, tomar um banho e fazer um café, NAS TREVAS. Meu amigo, você vai chutar todos os pés de cama e cadeira que estiverem no quarto, vai urinar na pia do banheiro, fazer café com água do chuveiro e tomar banho na pia da cozinha. Não estou tirando sarro dos deficientes visuais, pelo amor de Deus perdoe meu humor ácido.


O que estou tentando explicar é que você precisa seguir um caminho da sua cama até o café. Esse caminho pode ser o mais reto e curto possível. Pode ser iluminado, pode ser bem pavimentado, com flores e aromas frutados. O caminho pode ser perfeito, se você estiver sob a luz de Deus. Mas você pode fazer outro caminho, você pode se desviar 2km para a esquerda, depois voltar 3km para a direita e então fazer uma diagonal até o café. Você pode caminhar descalço sobre as pedras, cercado de espinhos mortos que cortam as suas pernas. Você pode caminhar com pouca luz, tropeçando nas pedras soltas que aparecem pelo caminho. De qualquer forma você alcança o café, mais cedo ou mais tarde.


Os cientistas E ateus (ciência não é religião e pode ser estudada por todos), assim como meu herói Stephen Hawking, costumam dizer que eles não precisam acreditar em Deus, e que o Universo é um lugar matemático, e não milagroso. Eu concordo 100% com essa afirmação. Mas como pode um religioso e um não religioso concordarem com isso ao mesmo tempo? É simples, você não precisa acreditar em Deus porque Deus acredita em você. A prioridade do pensamento sempre parte do mais importante para o menos importante. O Universo é regido por todas as leis naturais, científicas e matemáticas, porque Deus é um ser Atemporal. Atemporal significa que Deus não nasce, não cresce e não morre. Não envelhece. Não precisa esperar acabar a novela para começar o jornal, ele pode assistir a novela ao mesmo tempo que assiste ao jornal ao mesmo tempo que janta ao mesmo tempo que cozinha a janta ao mesmo tempo que participa da notícia sendo entrevistado ao vivo. Mas como? Deus conhece todo o passado e todo o futuro, sabendo o que vai acontecer no futuro, ele volta ao passado e faz uma pequena correção na sua vida, "iluminando" seu caminho para que você tome a melhor decisão no futuro. Mas tem uma pegadinha.


DEUS NOS DEU O LIVRE-ARBÍTRIO DE ESCOLHA, ou seja, todos somos livres para escolher a melhor opção para nós. Tudo depende, para Stephen Hawking, ser Ateu é a melhor opção já que ele é o maior cientista vivo hoje, vive em uma das melhores Universidades do planeta e sua saúde é frágil e lhe traz muito desconforto e sofrimento. Para o Pastor a melhor opção é ser evangélico, pois assim nunca passará necessidade financeira, estará sempre cercado de amigos e irmãos, Deus é o pastor do pastor e nada lhe faltará. Para mim, que sou um pouco rebelde, o Espiritismo foi a melhor opção porque é a única religião do mundo que recusa DOGMAS.


Dogma: É uma verdade indiscutível, sem fonte comprovada, imposta para acomodar e justificar certos rituais e crenças onde a fé se impõe sobre a razão científica.


Lembra o que eu disse, que as coisas mais importantes vem antes das menos importantes? Para nós, a ciência vem ACIMA e antes da fé, porque A CIÊNCIA É SIMPLESMENTE O USO CORRETO DAS LEIS NATURAIS. A NATUREZA FOI CRIADA POR DEUS. A fé não, não foi criada por Deus, porque se tivesse sido Ele faria apenas uma, e não várias. A fé foi criada pelo homem, e como eu, você pode discordar dos homens e procurar as verdades em outro lugar. Sim, podemos discutir rituais, dogmas, dias da semana, origem do homem e tudo, MENOS A MORAL. A moral de Deus é simples e única, Deus só exige dos homens uma única coisa, a coisa que dá origem a vida.


" BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS (MATEUS, V:3"


Essa tradução está errada. O correto é pobre de pecados. O espírito possui riqueza. A riqueza do espírito é o amor. Pecado é uma manifestação física de um conceito abstrato, o ódio. Assim como o choque é a manifestação física da eletricidade correndo pelo seu dedo. Então a tradução correta dessa frase fica:


" Meu reino não é desta terra. Bem aventurados os pobres de pecados, porque entrarão no reino dos céus."


Jesus veio ao mundo em um desses momentos especiais, que Deus viu o futuro e voltou ao passado para corrigi-lo. Um pouco antes, um pouco depois, e o efeito positivo poderia ser outro. Mas no momento certo, quando todos se preparam e participam de forma a iluminar os caminhos com amor, tudo se resolve, e nenhum problema e nenhum sofrimento dura para sempre.


O Evangelho segundo o Espiritismo apresentado por Allan Kardec, é o livro que serve de bússola e lanterna, ele guia todos os Espíritas em direção a seguir a moral de Deus. Deus é amoroso e justo, não a justiça corrupta dos homens, mas a justiça do equilíbrio de todas as coisas. Muitas vezes durante os textos, a lição de moral passa despercebida, tornando a narrativa de difícil compreensão. Outra barreira ao conhecimento, muito frequente, são as diferentes línguas faladas pelos homens, como acabamos de ver antes. Espírito e pecado são palavras bem diferentes em português, mas em grego, em hebraico e aramaico, tomam outros significados e dependem do bom coração de quem as interpreta. Faça um teste você, vai no Google Tradutor e escreva um parágrafo em português, traduza para o inglês, depois traduza para o chinês e depois traduza de volta para o português. O resultado é muito engraçado. O texto original fica completamente sem sentido.


Original: Meu reino não é desta terra. Bem aventurados os pobres de pecados, porque entrarão no reino dos céus

Inglês: My kingdom is not of this earth. Blessed are the poor in sin, because enter the kingdom of heaven

Chinês Tradicional: 我的國不屬這地球沒有。有福是窮人的罪過,因為進入天國。

Português: Meu reino não é deste mundo, não. Bem-aventurados os pobres em pecado, porque para entrar no reino dos céus.


O segredo de estudar uma religião é primeiro entender qual é a língua dos anjos, ou seja, como Deus, Jesus e os profetas se comunicavam? Deus só entende uma língua, a língua Universal do Amor. Jesus, nascido como homem, tentou traduzir o amor para a língua dos homens, mas como em toda tradução o sentido às vezes se perde. Mas a mensagem é clara, NÃO EXISTE SALVAÇÃO PARA O CORAÇÃO VAZIO DE AMOR. Como eu discuti em um post anterior, O vazio não existe. Se não existe amor em seu coração, seu coração não fica vazio. A esse vazio nós chamamos de ódio.





Existem pessoas "neutras", pessoas que ficam indiferentes em relação a outras pessoas, não fazem o mal, mas também pouco fazem para ajudar. Essas pessoas não se consideram pessoas ruins, e realmente não são. Mas são pessoas que vivem equilibrando sentimentos de amor e ódio em proporções iguais. Isso é ruim, o AMOR deve sempre prevalecer, sempre ser maior que o ódio. Amor e ódio são como duas faces de uma moeda, cada sentimento seu é jogar essa moeda para o alto. Ele nunca cai fora do amor e ódio, todo sentimento de seu coração é classificado como amor e ódio.


Com isso quero te pedir um favor. Pare um momento e tente classificar seus sentimentos com relação a mim, a você mesmo, a religião, a Deus, a sua vida. Se possível, escreva em um papel todos os sentimentos (adjetivos) que lhe vem a cabeça quando eu digo a você, por exemplo, SARNEY. Escreveu? Nessa folha estarão alguns adjetivos positivos, e outros negativos. Agora faça como eu fiz na árvore acima, tente agrupar os adjetivos em grupos, verifique se não existem contradições, como por exemplo afirmar que tal pessoa é honesta mas foi envolvida em um suposto esquema de corrupção de dinheiro público, por exemplo. Agora eu vou te dizer uma verdade chocante. Se você escreveu mais adjetivos negativos, significa que você odeia tal figura. Mas o ódio não vem de fora para dentro. Esse ódio está saindo de dentro do seu coração para fora, e se manifesta como os pecados que te cercam. O objetivo do exercício era que você não poderia ter escrito nenhum adjetivo negativo, Jesus nunca difamou, nunca caluniou, nunca amaldiçoou ninguém. Jesus foi o exemplo perfeito de um coração cheio de amor e ZERO ódio. O ódio normalmente se disfarça de indiferença ou de inveja, muito cuidado.


Jesus Cristo foi o exemplo perfeito de como uma pessoa "iluminada" deve se comportar. Quer outro exemplo polêmico? Jesus de Nazaré, uma região ao Norte de Jerusalém, capital dos Judeus, foi "morto" pelos romanos (na verdade não, Jesus viveu muitos anos depois disso) acusado de rebelião para libertar os Judeus dos romanos. Ao mesmo tempo, como os judeus sabiam que Jesus não estava incitando rebelião nenhuma, então os Judeus preferiram libertar Barrabás, chefe dos Zelotas, milícia armada rebelada contra os romanos. Depois da queda dos romanos o império Otomano (turcos) dominaram essa parte do mundo e expulsaram os judeus destas terras. Mais recentemente, os judeus foram "vítimas" do Holocausto, uma matança indiscriminada contra os Judeus Europeus. Quem sobreviveu, provavelmente foi convidado a morar em Israel, um país artificial criado com base nessa história, . Hoje como estamos? Israel tem o terceiro maior arsenal atômico do planeta, e ameaça os vizinhos árabes (descendentes dos Otomanos) com sanções econômicas e políticas. Não contentes em retomarem suas terras perdidas, os judeus modernos (que nunca sofreram nada de mau de ninguém) ainda odeiam seus vizinhos de culturas diferentes. Esse ódio, como eu disse, não vem de fora, ele parte de dentro do coração e envenena sua alma e seu pensamento, forçando a pessoa a cometer pecados, contra os irmãos e contra Deus.


O cultivo do amor e o domínio do ódio são pré-requisitos básicos de qualquer estudo religioso sério. Atentados terroristas geralmente são atribuídos a fanáticos religiosos, mas na verdade, são apenas atos políticos, uma forma extrema de protesto, que é além de um crime hediondo, mas a matança de inocentes quase sempre é um pecado imperdoável, pior que o suicídio. Um protesto político é apenas uma forma de chamar a atenção a um problema isolado, um pedido de ajuda. Recentemente tivemos protestos contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo e mais outras cidades brasileiras. A triste verdade é que muitas das pessoas que defenderam o ônibus como transporte público não o utilizam no dia a dia. A maioria dos defensores de ônibus dirigem carros particulares ou taxis para se locomover. A solução encontrada pelos políticos foi contrária ao bom senso, que apesar de ter evitado o aumento, expôs a fragilidade do sistema, em que o governo se tornou refém dos empresários, sendo obrigado a repassar quantidades absurdas de verbas públicas para o sistema. Resumindo, a população ficou feliz que a passagem não subiu, mas não percebeu que houve aumento de impostos para pagar a conta, impostos pagos por nós mesmos, usando ônibus ou não.


Porque estou usando toda essa argumentação política e econômica e esqueci do assunto principal? Porque como no Espiritismo não existem dogmas, eu não tenho nada a lhe ensinar, apenas o que já disse, a lei Universal do Amor de Deus. Claro que existem alguns rituais sim, talvez você tenha ouvido falar da psicografia, desobcessão, passe, encorporação, mediunidade, água consagrada, e outros. Mas são rituais feitos em momentos de necessidade, descomplicados, aberto ao público. Nenhuma roupa especial, nenhum toque de mão secreto. Também existe o chamado Espiritismo de mesa Branca, que incorpora métodos derivado da Umbanda, onde um médium incorpora um espírito guia, normalmente um curandeiro que viveu a muito tempo atrás, e que possui a habilidade de ver as doenças do corpo como se fossem manchas na sua alma (existe um campo de energia ao redor das pessoas que se estende a até 40cm ao seu redor). Ele também procura conversar com a pessoa para saber se pode ajudar com problemas psicológicos, tendo visões do passado da pessoa e iluminando caminhos futuros.


Desculpa se te deixei assustado, não queria complicar muito o assunto, informação demais às vezes mais atrapalha do que ajuda. Daqui para frente estarei comentando exclusivamente sobre o Evangelho espírita, e se você ficou interessado e quiser saber mais, procure por esses dois sites:


Centro Espírita Batuíra


União das Sociedades Espíritas


Resumo do Evangelho Espírita



INTRODUÇÃO


Os Evangelhos do novo testamento contém os atos comuns da vida de Jesus, os milagres, as pregações, as origens dos dogmas e o ensinamento moral. Esta obra pode ser considerada um código de leis morais que serve de base para as relações sociais baseadas na justiça.O entendimento dessa obra é difícil, pois os ensinamentos morais passam misturados dentro de metáforas e narrativas. Muitos ensinamentos foram mal traduzidos ou reduzidos a simples provérbios, perdendo o contexto e sua riqueza de detalhes.


Estas instruções espirituais foram recebidas através de vários médiuns espalhados por todo o mundo, para garantir que a mensagem fosse autenticada, apenas as mensagens que se repetissem em várias fontes foram aceitas, evitando que algum espírito maldoso confundisse o médium e gerasse um boato. O nome dos médiuns e seus respectivos espíritos guia não são importantes e não acrescentam valor a obra.


Esta obra é para o uso de todos, para ser usado conforme a sua necessidade, assim como um mecânico possui uma mala cheia de ferramentas. Apesar de falar em Cristo, pessoas de todas as religiões podem ficar à vontade para ler e argumentar, como foi dito, usar esta obra como base nos argumentos de sua vida.


Ao contrário das religiões tradicionais, os espíritos guia se reservam ao direito sobre a fonte das informações, negando a autoria dos ensinamentos a qualquer pessoa. Assim sendo, não é preciso validar a palavra do médium, pois este serve apenas uma função mecânica, e não participa do processo intelectual da escrita.


Uma pessoa comum pode enganar ou se enganar, mas quando uma informação vem de várias pessoas ao mesmo tempo ela tem a validade de sua fonte garantida. O espiritismo não tem origem, não tem nacionalidade, não tem relações íntimas com nenhum culto ou filosofia. É preciso que o Espiritismo se mantenha neutro para poder conclamar todas as pessoas à fraternidade, sem alimentar desavenças, ao contrário, trazendo a paz de consciência.

Não havendo um núcleo, e não havendo uma pessoa ou grupo de pessoas responsáveis, o Espiritismo fica imune aos pecados do homem, como a ambição, ganância, poder e promoção pessoal. Se for necessário alguma brusca mudança, esta será comunicada em diversas partes do mundo para o maior número de pessoas possível, em nível de igualdade entre todos.



Assim como nós, os espíritos não são totalmente desenvolvidos, e podem conter pensamentos falhos. Cada mensagem pode ser direcionada a um determinado grupo de pessoas que estejam em um certo nível de desenvolvimento intelectual, evitando desentendimentos. Outras mensagens podem ser de fórum íntimo, direcionada a uma pessoa em particular. Mas sempre devemos usar nossa própria razão e raciocínio, garantidos livres por Deus, aceitando as mensagens que melhor nos servir e ignorando as sem sentido prático.


A prática e exercício das mensagens espíritas não podem ser realizadas em qualquer lugar por qualquer pessoa, pois assim você estaria sujeito a influências de espíritos baixos e maldosos. É necessário um local consagrado e limpo, e um grupo de pessoas experientes e de bom coração, formando um ambiente protegido das más influências.


Os ensinamentos mais elevados sempre sofrem uma restrição devido à simplicidade da linguagem humana, que é pobre para expressar todos os conceitos da iluminação. Por isso é preciso muito estudo e empenho das pessoas que buscam tal iluminação. De acordo com o desenvolvimento intelectual de cada um, você perceberá seu coração se abrir como as camadas de uma cebola, cada camada mais próxima do centro fica sendo uma lição mais dura e difícil de se aprender, muitas vezes gerando um conflito interno contra seus próprios defeitos, pecados da carne. Mas uma mensagem nunca terá a intenção de causar angústia ou sofrimento, apenas que o processo de auto-conhecimento e substituição do orgulho pela humildade podem gerar stress e emoções fortes, então deve-se buscar consolo na oração.


É diante desse poderoso tribunal de sabedoria, que todas as oposições e todas as pretensões de supremacia individual serão desfeitas. Porque esse tribunal desconhece os círculos sociais interesseiros, as rivalidades invejosas, as seitas e vaidades patrióticas. Eu mesmo me destruiria se quisesse substituir seus decretos soberanos por minhas próprias idéias. Apenas ele resolverá todas as questões que não foram esclarecidas, vai calar as dissidências e dar razão a quem tem.


Para melhor compreender as histórias e metáforas do Evangelho, é necessário conhecer todos os povos que viviam nessas histórias, pois cada qual tinha diferentes costumes e crenças, usando palavras iguais mas com diferentes significados. Quanto melhor for a compreensão destas linguagens, melhor será a tradução.



SAMARITANOS: Uma das dez tribos originais de Israel (estranho este termo original, pois não existe registro histórico anterior a este). Os Samaritanos sempre tiveram uma relação de inimizade com os judeus, e foram por muitos séculos considerados pagãos, até que recentemente foram novamente incluídos como parte do povo de Abraão. De todos os livros da bíblia judaica, somente aceitam o Pentateuco. Hoje vivem em Nablus e Holon, mas são menos de mil. Vivem perto do monte Gerizim, e não podem viajar muito longe, pois perder as cerimônias religiosas é um pecado.



NAZARENOS: Na verdade, na região de Nazaré viviam 4 tribos, os Essênios, os Ebionitas, os Saduceus e os nazarenos, e eram constantemente confundidos entre si. Quando Maria e José vieram do Egito para a Galiléia, se estabeleceram em Essânia, o povo "que cura". Eram pessoas que viviam diferente da lei de moisés, no que diz respeito aos rituais religiosos que os judeus levavam tão a sério. Dividiam a terra sem propriedade privada, não se casavam na lei judaica mas tinham companheiras, vestiam branco, os homens não cortavam os longos cabelos negros e as mulheres tinham uma participação ativa na sociedade. As crianças eram ensinadas os processos de cura do corpo e da mente. Vegetarianos e não bebiam álcool.


FARISEUS: Esse povo é o mais complicado de entender das dez tribos. Muitas vezes sua reputação era muito baixa, pichados como são hoje os artistas de Hollywood, considerados pecadores e muito ricos. Organizados por Hillel, da babilônia, em 200ac, eram muito rigorosos nas leis judaicas, mas por estarem constantemente discutindo qual seria o correto e o que seria pecado, por sua grande ignorância acabaram se tornando um povo de falsas aparências, que escondiam costumes corruptos, muito orgulhosos e dominadores. Utilizavam a religião como um meio de se tornarem mais ricos e de exercer uma cega influência sobre o povo inocente. Os católicos acreditam que os fariseus tenham denunciado Jesus para os romanos, mas não é verdade. Quem fez a Denúncia foi Barrabás, o chefe dos Zelotas.


ESCRIBAS: Quer dizer isso mesmo, "escritor". Naquela época a alfabetização incluía apenas a leitura e não a escrita, por incrível que pareça. O escriba também tinha uma posição de funcionário público, acima da população geral, assim como os advogados de hoje. Hillel foi um escriba também. Ficaram conhecidos mais tarde como "doutores da lei", um título de nobreza rendido mais por temor do que respeito.


Páscoa: Hoje comemoramos a ressurreição de Cristo, mas isso foi uma manobra política dos Católicos para unificar as comemorações da Páscoa dos judeus com a de não Judeus. A páscoa dos Judeus, que inclusive Jesus chegou a participar, era a comemoração da libertação dos escravos do Egito. Como talvez você possa imaginar, a civilização do Egito é pelo menos 3000 anos mais antiga que a judaica, e apesar de não haver registros históricos de preconceito racial, todos nós conhecemos bem a natureza humana. O que você provavelmente não sabe é que os Egípcios nunca perseguiram os Judeus, na verdade Moisés fez tanta questão de sair do Egito para retornar ao local onde considerava o mais sagrado da terra, o jardim do Éden.


Saduceus: Semelhantes aos católicos modernos, conhecemos como "não praticantes". Não acreditam na imortalidade da alma, nem na ressurreição, nem nos anjos (e espíritos). Acreditam em Deus, mas não seguem nenhum ritual específico (na antiguidade dizia-se "não temem a Deus"). Muito materialistas, se preocupavam muito com comércio, meteorologia para as fazendas, e por isso eram considerados "sensuais" e impuros, mas não pecadores como os fariseus.


SÓCRATES E PLATÃO: Sócrates é o pai da filosofia ocidental, e se não fosse grego poderia ter sido considerado um profeta. As religiões passaram por uma transformação, antes e depois de Sócrates. Antes, os escritos sagrados deveriam ser seguidos ao pé da letra, sem muito raciocínio lógico. Se estivesse escrito na bíblia judaica "E deus disse pule do precipício...", hoje não estaríamos aqui. Mas na época de Sócrates, seus alunos gregos estudavam a mitologia, e todos os seus Deuses "estilo novela mexicana". Sócrates então dialogava com seus alunos sobre a validade de tais fábulas, e como isso poderia ser útil no nosso dia-a-dia. Questionando os fatos escritos, gerando raciocínio lógico através de experimentação prática e tentativa e erro, Sócrates então desenvolveu um método científico. Mas Sócrates era meio estranho, tipo um "hippie", e não escrevia nada. Platão, um de seus alunos, fundou a primeira "academia" do mundo, uma faculdade onde ensinava aos alunos a como questionar os dogmas da época e a como provar verdadeiro ou falso uma teoria. Isso tudo foi antes de Cristo, e portanto os estudiosos creem que Jesus tenha sido influenciado de alguma maneira a reformar o judaísmo apoiado na nova filosofia ocidental. Na verdade eu discordo, mas minha opinião é minoria. Allan Kardec foi muito claro que discordava do contato de Cristo com os Essênios, mas eu sim tenho essa certeza. Sei também que o centro de Estudos dos Essênios ficava onde é hoje o Monte Carmel, em Israel, Haifa. Claro que Jesus foi um ser especial, perfeito. Mas quando Jesus se propôs a viver como ser humano, teve de nascer como todo ser humano, desprovido de conhecimento. Com apenas seu bom coração para guiá-lo, tenho informações que Jesus tenha estudado por 8 anos no Monte Carmel, segredos que hoje estão perdidos. Também tenho informações que Jesus tenha peregrinado por mais 5 anos até a Índia, próximo das montanhas do Norte.


A seguir segue um resumo da filosofia ocidental de Sócrates, porém eu não tenho como verificar essa fonte nesse momento. O problema é que uma mente científica como a de Platão não poderia ter "criado" conceitos tão avançados para a época, que só pudermos verificar verdadeiros recentemente. Essa é minha opinião pessoal, espero estar errado.


O homem é uma alma encarnada. Antes da encarnação a Alma pertence aos "modelos primordiais", onde tudo é bem e belo. Ao nascer esquece suas origens, mas anseia bem em seu íntimo, em retornar a origem.

Peço licença para não escrever o original, pois a tradução do grego ficou ruim. "Assim, o homem que considera as coisas somente pelo ponto de vista material, vive iludido. Para apreciá-las melhor, é preciso vê-las do alto, ou seja, do ponto de vista espiritual, da alma. Portanto, o verdadeiro sábio deve isolar a alma do corpo para ver com os olhos do espírito. Isso é o que ensina o Espiritismo também."

Enquanto tivermos nosso corpo e nossa alma mergulhados nessa corrupção, nunca possuiremos o objeto de nossos desejos, ou seja, a verdade. O corpo nos oferece mil obstáculos pela necessidade que temos de cuidar dele. Além disso ele nos enche de desejos, vontades, temores, mil ilusões e tolices, de maneira que com ele é impossível ser sábio um instante sequer. Se, enquanto a alma está unida ao corpo, não nos é possível conhecer com pureza alguma coisa, então das duas uma: ou nunca conheceremos a verdade, ou só a conheceremos após a morte. Libertos da loucura do corpo, é de se esperar que conversemos com homens igualmente livres. Então, conheceremos por nós mesmos a essência das coisas. É por isso que os verdadeiros filósofos se preparam para morrer, e a morte não lhes parece de forma alguma temível. ( Aqui na minha opinião, Sócrates estava tendo um péssimo dia, mau humorado, dormiu pouco porque o cachorro latiu a noite inteira. Ele disse o seguinte: "O corpo atrapalha o desenvolvimento da alma assim como quem tem filhos pequenos e tenta trabalhar em casa. Mas quando a alma se liberta do corpo ela pode ver além do visível, e descobrir a natureza real das coisas." Ok, concordo, mas tem um detalhe. Devemos sim dominar as vontades de nosso corpo para não perder o controle das coisas, comer pouco, beber pouco, uma tatoo só já é suficiente, etc. Os exageros materiais atrapalham nosso desenvolvimento intelectual. Mas Sócrates desprezava o corpo, e isso é um erro. Devemos dominar E cuidar de nosso corpo, pois ele é dotado de 6 sentidos carnais que a alma não tem, e é através deste corpo de matéria que colocamos nossa alma em contato íntimo com a matéria sólida, que é parte da criação de Deus. O domínio da matéria sólida (ciência) é parte fundamental para a evolução da alma. )

Vou novamente censurar o original, desculpa. Temos de entender que a cultura grega em 400ac era bastante primitiva se comparado a cultura de hoje. Assim como não se ensina tabuada a um bacharel em matemática, não precisamos discutir assuntos que não irão acrescentar a nossa obra. Fica apenas a observação da evolução. O ser humano é composto de corpo e alma. Para evoluir a alma é preciso adquirir conhecimento, e fazer o bem. Mas depois da morte existe um período em que a alma vaga livre entre este mundo e o próximo, período em que se deve ter um coração puro (os católicos dizem "arrependam-se de seus pecados" antes de morrer) e se desapegar da matéria por completo, caso contrário podem surgir ansiedades e transtornos. Nascemos desprovidos de conhecimento mas não de moral. Observe uma creche por uma hora, você perceberá que existem crianças que são bem comportadas, e outras que roubam, agridem, destroem, e fazem tudo rindo. Os diabinhos...

Após a morte, o Gênio que nos foi designado em vida nos leva até Hades, o mundo inferior, para sermos julgados. Após esse período, voltam a essa vida para recomeçar. ( Gênio é o anjo da guarda. Hades é erroneamente traduzido como inferno. No Espiritismo não existe inferno, pois seria a mesma coisa que uma multa de trânsito. Não adianta nada você receber uma multa por excesso de velocidade 1 mês depois, porque eu não lembro nem o que comi ontem. Isso não é uma medida educativa, é pura e simples punição vingativa. Chamamos o mundo inferior de Umbral, e é um lugar terrível, onde as almas se sentem abandonadas como uma TV de tubo velha jogada no lixo. Mas esse tempo é uma adaptação necessária para a alma se desligar da matéria e meditar sobre sua vida e seus erros. André Luiz brilhantemente explica isso em NOSSO LAR.)

Os espíritos ocupam o espaço entre o céu e a terra. A divindade nunca se comunica diretamente, é por meio dos espíritos que Deus fala aos homens, seja acordado ou dormindo. ( Aqui Espíritas e Católicos concordam, com poucas adaptações. Deus é um. Mas bem próximo da perfeição divina estão almas evoluídas que nós mortais chamamos de Deuses, ou anjos. Abaixo destes estão nossos irmãos desencarnados, que apesar de menos evoluídos do que os anjos, se comunicam diretamente entre si, pois fora da carne atingimos um estado de iluminação, eu diria "temporário". Nem sempre, nem todo mundo, mas algumas pessoas conseguem desprender sua alma do corpo temporariamente enquanto dormem. )

Sócrates e Platão entendiam que a preocupação constante do filósofo deve ser a melhoria da Alma, mais do que da vida. Se a alma é imortal e a vida temporária, então não é mais sábio ter como objetivo viver a eternidade? ( O cristianismo, algumas filosofias judaicas modernas, e algumas filosofias islâmicas modernas, além das religiões orientais e o próprio Espiritismo, pregam esse fato como uma verdade e um aviso. A pessoa que apenas vive essa vida e não aprende as lições da moral de Deus, está condenado a voltar e voltar e voltar de novo, nem sempre confortável, nem sempre terá comida fresca, água potável, liberdade, todos esses privilégios.)

Se a alma é imaterial, após a morte do corpo esta deve ir a um mundo igualmente invisível e imaterial, assim como o corpo material se decompõe e retorna a matéria. Mais ainda, a alma que for verdadeiramente pura e imaterial, que se alimenta da ciência e de pensamentos elevados, será separada das outras almas, manchadas de impurezas. ( Novamente, arrependa-se de seus pecados. Arrepender vai além do pedir desculpas, deve haver uma profunda compreensão do erro, pois assim se livrará das manchas da alma, invisíveis aos olhos de carne.)

Se a morte fosse o fim, seria uma grande vantagem para os maus, pois seriam libertos de seus vícios sem consequências. Somente os puros de coração poderão esperar tranquilos a partida para o outro mundo. (Eu tomei a liberdade de alterar o texto, para uma linguagem mais moderna. O materialismo é incentivado pelas almas ruins, cheias de vícios e que acham mais fácil desistir do que lutar contra o pecado. É preciso coragem para vencer seus próprios vícios.)

O corpo conserva cicatrizes dos acidentes que sofreu. Da mesma forma a alma fica marcada pelas culpas dos erros cometidos. Mais vale sofrer uma injustiça do que cometê-la.

Livres do terno e paletó, quando a alma está nua diante de Deus, os verdadeiros sábios nada tem a se envergonhar.

Dois erros somados não resultam em um acerto. Nunca se pode justificar um pecado sob a falsa virtude da justiça. (perdoar os inimigos.)

É pelos frutos que se reconhece a árvore. É preciso qualificar as ações pelos efeitos que produzem, maus resultados são pecados, bons resultados são abençoados.

A riqueza é um grande perigo. Todo homem que ama a riqueza não ama a si mesmo e nem ao que possui. O apego aos bens materiais aprisiona a alma dentro da ignorância.

Deus prefere a alma virtuosa, que se esforça verdadeiramente para melhorar. Rituais e oferendas não passam de inocentes tentativas de corromper aquele que é incorruptível.

Pecador é aquele que ama mais o corpo do que a alma. O verdadeiro amor é aquele que movimenta a natureza, e nos convida a fazer parte dela. ( É o Espírito Santo.)

O dom não pode ser ensinado, é presente de Deus (Errado, o dom de fazer algo maravilhosamente bem é algo que a ALMA aprende a fazer, ao longo de gerações de vidas passadas. Melhor seria se pudéssemos fazer de tudo um pouco, mas algumas pessoas desenvolvem fixações, por música, artes, dança, esportes, etc...)

Existe uma tendência natural do ser humano em ver mais os defeitos do próximo que de nós mesmos. (eu acrescento que isso vale para o ódio. Quando você testemunha um crime imediatamente condena o criminoso, mas quando lê no jornal que morreram 18 em tiroteio em Campinas você diz " Graças a Deus não moro lá". Desprezar vidas perdidas que você não conhece é o pecado da indiferença preconceituosa. Apoiar com palavras sem ação a melhoria dos ônibus quando você anda de carro particular é o pecado da falsa caridade.)

Os médicos não obtêm bons resultados porque tratam do corpo ignorando a alma. (naquela época não se conhecia bactérias e vírus, mas mesmo assim muitas doenças podem ser evitadas porque tem origem na angústia da alma.)

sem comentários, mau humor de novo, dormiu de janela aberta e entrou pernilongo

A sabedoria está em não se acreditar saber aquilo que não se sabe. (A dupla negativa confunde, mas platão explica: Os tolos irão provocar a sua ira, promovendo inúteis discussões sobre temas vencidos. Cabe ao sábio ignorar.)

Fim da Introdução. No futuro estarei comentando todo o Evangelho, mas no momento estou lhe dando a oportunidade de sair e comprar um exemplar para você. A discussão fica muito mais interessante quando todos dominam o assunto. Perceba que nada disso é novidade para ninguém, esses ensinamentos são mais velhos que Cristo em pessoa (viva, piada de espírita).


Muito obrigado pela paciência, esse post ficou enorme, cansativo, mas espero que interessante. Como disse Sir Isaac Newton (ateu): "Não sou um gigante, mas me apoio nos ombros deles". Seja você também um gigante, não comparado aos outros, mas comparado ao que você era antes. Cada pequena vitória é importante, espero ter te ajudado a vencer mais uma. Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário