segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Evangelho Espírita 1-3

Hoje estaremos resumindo as boas qualidades do Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec. Porque esse livro? Eu tenho uma dívida de gratidão com o Espiritismo, me resgatou do fundo do poço, mas não tenho lealdade ideológica, ou seja, não sou fanático religioso, nem extremista. Como o próprio Espiritismo não se considera religião, mas sim uma doutrina filosófica segundo Cristo, então é natural que nós participantes tenhamos outros interesses. Agora vou contar meu segredo, porque estou estudando tantas religiões diferentes? Porque eu acredito em vida após a morte. Então segue meu raciocínio. O corpo morre mas a alma continua viva. Então a alma " sobe " até os céus, recebe julgamento, vive em outra dimensão junto com as outras almas, e então recebe novo julgamento. SE A ALMA NÃO FOR EVOLUÍDA O SUFICIENTE PARA HABITAR MUNDOS SUPERIORES, ELA É REENCARNADA NA TERRA PARA CONTINUAR O APRENDIZADO. Esse é o meu problema. Seja lá qual forem suas crenças, todos irão concordar comigo que é melhor agente se concentrar no aprendizado do que ficar desperdiçando tempo com televisão. Falando nisso, RECOMENDO vocês assistirem o filme " Defending Your Life 1991 " , Um visto para o céu, com Albert Brooks Lawrence e Meryl Streep.

CAP 1 - NÃO VIM DESTRUIR A LEI.

MOISÉS

A Lei de Moisés, seguida pelos povos judaicos e cristãos, pode ser interpretada de duas formas, a Lei de Deus (que é lei, e imutável. Originalmente foi recebida no Monte Sinai), e a Lei Civil (que eram os costumes e moral do povo da época. Esses costumes podem sofrer transformações conforme as pessoas vão evoluindo e assimilando melhor a Lei de Deus). A Lei de Deus deve ser conhecida por todos os seres, pois serão nesses termos que as almas serão julgadas:
  1. Eu sou o Deus que os tirou do Egito onde eram escravos. Não deverá haver outros Deuses estrangeiros a serem adorados, nem será preciso fazer imagens talhadas para representar a Mim ou as coisas da Terra, da Água ou do Céu.
  2. Não pronunciar o nome de Deus em vão.
  3. O dia de Sábado deve ser santificado.
  4. Honrar e respeitar o pai e a mãe.
  5. Não Matar.
  6. Não cometer Adultério.
  7. Não roubar
  8. Não testemunhar falsamente contra o próximo.
  9. Não desejar a mulher do próximo.
  10. Não desejar nada que pertença a seu próximo.
É claro que os Dez Mandamentos estão acima de qualquer discussão, mas devemos sempre lembrar que apesar de ser a vontade de Deus, os Dez mandamentos foram escritos por um homem, traduzidos da linguagem perfeita do céu para a rústica e limitada linguagem humana. Portanto não devemos segui-la ao pé da letra, como um trem segue os trilhos, pois assim estaríamos hoje no século 21 vivendo da mesma maneira que as pessoas do século 1, o que não tem lógica. Moisés tinha um compromisso político, como líder das tribos de Abraão, e portanto recebeu de Deus um instrumento para apaziguar e disciplinar aquele povo simples e ignorante, que estava como uma criança assustada em primeiro dia de aula. Hoje, com 2000 anos de experiência, já desenvolvemos inteligência suficiente para acrescentarmos mais significados a Lei de Deus, sem fugir do conceito original.
  1. Além de tirar os Judeus do Egito, DEUS FEZ O EGITO, A TERRA, AS ESTRELAS, O UNIVERSO, TUDO. Portanto seria ilógico pensar que Deus tenha salvo os judeus por alguma preferência especial. Deus é para todos assim como o sol nasce para todos. E falando no sol, os egípcios adoravam o sol como Deus, e hoje sabemos que isso é errado. Os judeus daquela época adoravam uma ovelha de ouro como se fosse Deus, e Moisés teve de proibir a prática de idolatrar estátuas e símbolos da natureza.
  2. Não pronunciar o nome de Deus em vão, assim como a história do menino e do Lobo. Quando você for entrar em oração, deve fazer NÃO POR OBRIGAÇÃO, pois será ignorado. A oração deve ter horário regular, ambiente purificado, mente tranquila, ser breve e dividir os pedidos igualmente com os agradecimentos. É dando que se recebe. Deus não é capitalista, óbvio, pois Deus não inventou o dinheiro e é um Ser incorruptível. Mas Deus só concede bênçãos e milagres para as almas preparadas a se sacrificarem para o bem maior de todos.
  3. O dia de sábado SABATH é o dia sagrado dos Judeus porque o calendário deles é diferente. A semana antiga começava no Domingo. Hoje os povos Cristãos e os não religiosos descansam no Domingo. Então quem está certo? Os dois. A palavra antiga " Observar " tem muito mais sentidos (sinônimos) do que usamos hoje. Significa dedicar, concentrar, mudar a rotina, se acalmar, meditar. Não importa qual dia da semana, pois temos 7. Mas você precisa escolher 1 para meditar e orar para Deus. Espíritas oram na Sexta, Judeus no Sábado, Cristãos no Domingo. Outras religiões dedicam algumas horas todos os dias, o que não é errado. Mas como eu disse antes, a oração deve ser especialmente cultivada no coração, pois se for mera formalidade, apenas por cumprir ritual, será ignorada.
  4. Honrar pai e mãe. Muitos de nós já nos queixamos "não pedi para ter nascido, a culpa é de meus pais." A verdade é exatamente oposta, como nos ensina o Espiritismo. A Alma antes de encarnar em corpo, passa por julgamento para determinar onde ela terá a vida mais proveitosa na sua evolução intelectual, e também onde essa alma pode influenciar as pessoas a sua volta de maneira mais positiva. Portanto, antes de nascer, nós determinamos quem será a melhor mãe, o melhor pai, o melhor país e a melhor cultura para avançarmos em nosso desenvolvimento e ao mesmo tempo para que nossa presença na Terra seja positiva para as pessoas ao redor. Às vezes recebemos maus tratos, mas que Deus transforma em bênçãos e sabedoria, que de outra forma você não aprenderia. Ás vezes parece que temos mais a ensinar a nossos pais do que aprender com eles, e também é uma verdade, que a idade e evolução das almas não é dessa vida, e portanto, a idade intelectual não depende da idade do corpo.
  5. Não Matar. O mais óbvio dos mandamentos é ao mesmo tempo o mais difícil de ser assimilado. Perceba que Deus permite que ocorram desastres, acidentes e sacrifícios, se o resultado for a evolução intelectual das Almas. Quantos líderes políticos na história da humanidade não receberam o apelido de " açougueiro", por tantas mortes injustificadas. Quantas mortes mais se fazem de maneira indireta, por exemplo, um Ministro da saúde que desvia verbas públicas e não investe nos hospitais, está deixando milhões de doentes morrerem por falta de atendimento. Deus nos deu o livre-arbítrio, podemos escolher os nossos pensamentos e atitudes conforme manda nosso coração. Mas Deus não está abençoando (permitindo de forma a concordar com) seus pecados. Deus espera que você aprenda com os seus pecados, e com os pecados que você sofre, para evoluir a qualidade das suas escolhas, ou seja, que seu coração se encha de amor, e que seu conhecimento do ódio te proteja.
  6. Não cometer adultério, ou seja, não cometa traição. Além do óbvio, devemos sempre nos casar em monogamia por amor e ser fiel, também esse mandamento se estende a todos os tipos de relacionamento de nossas vidas. Quando nos propomos a fazer um trabalho, devemos ser fiel à empresa que nos contrata. Quando damos a nossa palavra em acordo, devemos ser fiel a palavra dada. A confiança (e a honra) demora uma vida toda para ser construída, mas pode ser demolida a escombros em apenas um ato faltoso. Não existe convivência entre irmãos se não houver confiança. Não pode ser considerado lugar civilizado uma cidade em que todos vivem trancados dentro de fortalezas vigiadas 24h com medo da violência. A criminalidade é um adultério contra a sociedade, e a sociedade que permite a existência de favelas e povos passando necessidade não tem confiança de ser fiel a seu povo.
  7. Não roubar continua de onde o 6 parou. A propriedade privada tem duas serventias aos olhos de Deus, mas tem 3 aos olhos do homem. Deus garante a propriedade para que a pessoa tenha as ferramentas materiais necessárias ao seu desenvolvimento intelectual ( e portanto permite a riqueza se esta for usada para o bem), e para que o povo tenha condições de sustentar a vida de seus membros. Mas o Homem inventou o dinheiro, e passou a julgar quem seria membro mais importante do grupo. Esse desequilíbrio é obra da corrupção de Satã, que tem como alvo os corações ignorantes na Leis de Deus. Deus ama a todos por igual, e Jesus disse: " Amai ao próximo como a ti mesmo."
  8. Não testemunhar falsamente, ou seja, não julgarás. Os julgamentos que fazemos nos dias de hoje são: preconceito racial, social e econômico; corte de cabelo; estilo das roupas; linguagem; estilo musical; preferência sexual, política, religiosa; região de nascença; profissão. Nada dessas coisas da lista, NADA, determina o conteúdo do coração da pessoa medido em quantidade de amor, a única medida de importância utilizada por Deus no julgamento das almas. Na verdade temos uma tendência clara na humanidade, quanto melhor for o status social da pessoa, menor será a probabilidade dela ser julgada capaz de evoluir nos céus.
  9. Não desejar a mulher do próximo, parece óbvio se pensarmos no mandamento do adultério, mas segundos fontes históricas, esse era um problema grande entre os povos daquela época, que eram mais ignorantes e, com o perdão da palavra, mais bestas do que homens. Desejar a mulher do próximo é uma característica de povos que arranjam o casamento dos filhos em idade muito jovem, por motivos políticos, sem que os noivos tenham amor. Hoje, casamos por vontade, e o amor tem mais oportunidade de se desenvolver, criando um laço emocional mais forte. Não confundir com paixão, paixão não é amor. 
  10. Não desejar nada que pertença ao próximo, vem a nos falar a respeito da inveja. Pobres invejando ricos, ricos invejando pobres. Além do óbvio do dinheiro, os pobres invejam a vida mansa e despreocupada dos ricos. Pois se enganam, já que o desenvolvimento intelectual é mais acelerado na dificuldade e no sofrimento. E o rico inveja a liberdade e o desprendimento material do pobre, pois também se engana, já que a liberdade foi confundida com falta de responsabilidades, e não tem nada mais digno de amor do que ser patrão que emprega centenas de famílias e lhes permitem o sustento.

O CRISTO

Jesus não veio destruir a lei, veio para fazer cumpri-la. Perceba a inércia (a falta de desenvolvimento) do povo Hebreu, que saiu do Egito em 1300 antes de Cristo, e desde então não evoluiu nem uma vírgula na Lei de Deus. Como eu disse antes, a Lei de Deus é muito mais complexa do que meras palavras humanas podem descrever, e seguir as sagradas escrituras apenas te levará ao desenvolvimento intelectual do profeta, e não além. Talvez você considere o Profeta mais do que um simples humano, mas nem sempre esse foi o caso. Muitos profetas eram meros humanos em posição de destaque na política. Sendo assim, Jesus " ateou fogo" como ele gostava de dizer, ou seja, espalhou ondas de amor em furiosa tempestade de ensinamentos, para tirar os judeus da inércia e colocar suas mentes e corações em pensamento novamente. Jesus foi muito claro, que os rituais não eram importantes e não se deveria perder tempo e esforço em algo que não acrescenta ao amor de Deus.

" Não pensem que Eu vim destruir a Lei ou desmentir o que os Profetas disseram. Não vim destruí-los, mas sim vim para dar cumprimento às Leis de Deus. Em verdade vos digo que o Céu e a Terra não passarão (receberá salvação, livramento dos pecados) antes que tudo o que está na Lei seja totalmente cumprido." (Mateus 5:17)

( Nota pessoal,  A leitura do velho testamento na bíblia católica exige muita atenção e coração amoroso,  pois como você pode perceber, existe uma mudança enorme do comportamento de Deus entre novo e velho testamento. No velho, Deus é bastante ativo, conversador, um pai severo e muito presente. O Texto muitas vezes contém palavras de temor, raiva, vingança e desprezo para os não-judeus. O mesmo acontece com o Quran, desprezo pelos infiéis. Esse desprezo é a contaminação do coração imperfeito do homem, que mancha a pureza de Deus, puro de amor. Deus ama a todos por igual. E talvez seja uma redundância desnecessária dizer isso, mas parece que algumas seitas Pastorais ignoram um fato muito básico da bíblia: JESUS NASCEU DEPOIS DO VELHO TESTAMENTO, portanto, tudo que Jesus disse DEPOIS do velho testamento deve substituir o que estava escrito antes, no velho testamento, caso hajam contradições)

ALIANÇA DA CIÊNCIA COM A RELIGIÃO

O Espiritismo vem propor um fim ao debate sobre quem teria razão. Só podemos aceitar o fato que DEUS É UM, CRIOU A NATUREZA PERFEITA E A CIÊNCIA É PROVA DISTO. Estudamos a ciência como a prova da existência de Deus e de seu amor perfeito. Toda crença religiosa que não for sustentada cientificamente deve ser deixada a segundo plano, como característica cultural da região. Porém apenas com a ciência não conseguimos chegar até Deus, pois a ciência explica a Lei Natural, mas não tem interesse na Lei Moral, a lei que rege a evolução das almas para o amor. A briga que existe entre as duas Leis é pecado do homem, de seu orgulho e ignorância, e não tem origem em Deus. O Espiritismo propõe que, através dos nossos guias espirituais, novos conhecimentos possam ser revelados ao homem que possuir um maior desenvolvimento intelectual, e que o aprendizado possa ser menos sofrido, e mais simples. Para aqueles que tem mente aberta, coração puro e compreensão da Lei de Deus, o sofrimento é desnecessário para a evolução da alma.

A religião que tem aprovação da ciência conquista as mentes lógicas, e a razão passa a dominar os sentimentos de forma que nosso intelecto se liberte dos impulsos animais e possa fazer decisões acertadas quanto ao nosso futuro. Os sentimentos são importantes, pois é o que nos faz humanos. Porém, as decisões tomadas de forte emoção sempre nos traz arrependimento e sofrimento. Em post anterior eu ensinei a usar o método científico na verificação de informações, e devemos praticá-lo e melhorá-lo todos os dias, pois ele é apenas o começo, a lição primeira da ciência, e existe todo um Universo de conhecimentos que ainda não descobrimos.

A NOVA ERA

Texto de Espírito Israelita (modificado por mim) 1861
A Moral ensinada por Moisés estava de acordo com o adiantamento dos povos que a recebeu, ou seja, deveria ser simples e sem ambiguidades. Esses povos não compreendiam que para adorar a Deus não eram necessários sangrentos sacrifícios, e não compreendiam que Deus é único para todos, e portanto é necessário perdoar e amar seus inimigos como seus irmãos. A religião Hebraica lhes oferecia uma representação semi-material, um Deus presente em corpo, para lhes estimular os sentidos físicos ao mesmo tempo que Deus falava aos seus espíritos.

O Cristo foi que revelou a moral não - material, a moral evangélica, que tem como objetivo renovar o mundo para aproximar os homens e torná-los irmãos, fazendo brotar em seus corações a caridade e o amor pelo próximo. É a Lei do progresso, presente em toda a Natureza, que as almas mais evoluídas sintam menos necessidade de ter contato com o corpo material, pois como sabemos, a matéria sólida é limitada e existem matérias e energias que, ao exemplo das ondas de rádio, são completamente invisíveis para os olhos de carne.

Moisés foi quem primeiro nos deu a ordem e disciplina, necessários para convivência em sociedade. A seguir Cristo nos deu conhecimento da obra de Deus, e abriu nossos olhos a uma existência sem matéria. O Espiritismo se compromete a dar continuidade na evolução da almas que começam a perder o interesse na matéria sólida, e buscam visões de mundos melhores do que este, para deixar a sua contribuição pessoal e se livrar dos pecados da alma. As lutas e discussões às vezes se tornam violentas e emotivas, porém Deus sabe melhor do que ninguém que somos impuros e nossos pecados serão perdoados se tivermos no coração a melhor das intenções, ajudar o próximo sempre.

(Nota pessoal: Após o apocalipse, a Terra passará por transformações de ordem espiritual, e será permitido que 1/3 da população mundial permaneça encarnado na matéria sólida. Eles são os " atrasados ", almas que não tiveram tempo para evoluir. Assim como um jardineiro chora tempo desperdiçado em um vaso de flores secas, assim Deus é amor para todas as criaturas, mas ninguém dá importância para um vaso de flores secas, concorda comigo?)

 Fénelon - 1861
Jesus ofereceu aos homens uma luz para guiá-los por entre as trevas, porém que pelo intelecto limitado, poucos compreenderam a mensagem, e passaram a aceitar as trevas como vontade divina. O mundo se perdeu novamente, permanecendo na ignorância, desenvolvendo a ciência apenas para conforto material e embriagando os homens, afastando as obrigações morais, fortalecendo as trevas.

Os cristãos sabem que o coração e o amor devem andar unidos a ciência, que representa a união da matéria com a obra de Deus. Uma GRANDE REVOLUÇÃO DE ORDEM MORAL está sendo preparada, grandes espíritos evoluídos desceram de Deus para inspirar os corações dos mortais, nasce assim dentro de cada um de nós um pequeno profeta de amor. O fato de nós sermos pequenos não deve ser desculpa para fugir do dever, pois toda sólida montanha é feita de incontáveis minúsculos grãos de areia. Cada um tem sua missão e seu trabalho, assim como as formigas se organizam para dar vida ao formigueiro. Nós Espíritas somos os apóstolos da Paz Universal, nunca da guerra. Devemos nos tornar símbolo de fidelidade e devotamento. A Lei dos Mundos é a Lei do Progresso.

Erasto - 1863
Santo Agostinho é um dos maiores divulgadores do Espiritismo, e ele se manifesta em quase todos os lugares, e devemos a ele a base sólida onde se ergue a Igreja Católica. Como muitos, foi resgatado do paganismo (desculpa o comentário, mas eu odeio essa palavra. Era usada de forma ofensiva na antiguidade), onde cometia muitos excessos e levava vida fútil e materialista. Um dia sentiu uma presença não-material que o chamava a refletir, e então ele compreendeu que a verdadeira felicidade não partia do corpo, mas sim da alma.
Desde então esse grande filósofo tornou-se um dos mais sólidos sustentáculos do Evangelho. E a partir de sua própria experiência com o Espiritismo, passou a trabalhar ativamente para a conciliação dos mundos e a diminuir o abismo entre a Terra e os Céus.

Nota de Allan Kardec

Santo Agostinho foi convertido da vida material para a verdade Espírita, porém o processo leva tempo, e assim como foi com os outros profetas convertidos, as palavras de Deus sofrem contaminação com os primitivos sentimentos humanos. As primeiras afirmações de Santo Agostinho foram feitas pelo homem antes de atingir a santidade, e portanto, devem ser trazidas ao método científico para validação. Santo Agostinho pode ver agora o Cristianismo em toda a sua pureza, e portanto pensa de forma diferente daquela vida. Sem abandonar a fé católica, hoje ele conduz a uma interpretação mais acertada e lógica da Bíblia.

Cap 2 - MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

Pilatos: " Você é o Rei dos Judeus?" Jesus: " O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, certamente meus seguidores teriam lutado pela minha libertação, mas por enquanto meu Reino não é deste mundo." Pilatos:" Então você é Rei?" Jesus:" Você está dizendo que sou Rei. Eu nasci e vim a este mundo dar testemunho da verdade, e todo aquele que segue a verdade, me segue." (João 18:33)

Jesus não podia explicar ao rei Pilatos, um corrupto governante que trabalhava para roma na dominação da Galiléia, que tudo aquilo que Pilatos achava que dominava, na verdade, não representa nada aos olhos de Deus. Jesus ainda tentou explicar que não representava rebelião e nem invasão, mas sim representava a verdade de Deus, que sempre esteve acima de qualquer crença humana. Jesus muito educadamente avisa, que seu reino ainda não foi estabelecido na Terra, mas futuramente será. Essa idéia de continuidade após a morte foi o que enfureceu Pilatos, pois tirava toda a autoridade que ele achava possuir.

Os Judeus da época, e outros povos também, não compreendiam a vida Espiritual, e achavam que os Anjos eram seres especialmente fabricados por Deus, portanto, um mortal jamais seria elevado a função de anjo. Jesus veio com a mensagem que a vida na Terra é apenas uma "morada nas muitas casas do Pai", e nos ensinou que os anjos são almas muito evoluídas que não mais necessitam de corpo mortal, e fazem o bem de forma mais ampla e com mais agilidade.

Os judeus pensavam erroneamente que as recompensas materiais e vitórias na guerra seriam presentes de Deus, e o contrário, os desastres seriam punições de Deus aos pecados. Moisés não poderia explicar a esse povo simples e materialista que Deus trabalhava de forma a ensinar a evolução das almas, não em termos de recompensas como fazemos adestrar um cachorro, mas sim em termos de lições a serem aprendidas. Jesus veio então resgatar os Judeus do mundo material e dar início às aulas da vida Espiritual.

Hoje os homens maduros podem facilmente distinguir a diferença entre o Material e o Espiritual, com a certeza de viverem suas vidas de forma a usar as ferramentas materiais para o enriquecimento da alma, e não ao contrário. O enriquecimento material exagerado distrai a alma de sua missão, causando um desperdício de tempo e de vida, mantendo a inércia da ignorância.

O PONTO DE VISTA

A mudança do judaísmo clássico (Materialista) para a moderna concepção de vida após a morte mudou completamente o ponto de vista da vida na Terra. Fazendo uma analogia com a Escola, para as crianças de primeira série é um mundo assustador, agressivo, desconfortável e sem perspectiva de futuro, assim como a vida material. Mas no último ano da Faculdade olhamos para trás e nossos corações ficam apertados de saudades, olhos se enchem de lágrimas de alegria por termos terminado uma difícil jornada, e estarmos apenas começando a próxima, com a certeza de estarmos preparados para o que o futuro nos reserva.

Assim é a morte, do corpo físico, quando se encerra uma jornada difícil de aprendizado, mas que nos deixa saudades na alma e enche nosso coração de esperança de um futuro melhor, na vida espiritual e na próxima encarnação. Infelizmente a ofensa se faz necessária para a compreensão dos fatos. Aquele que é materialista e considera seu reino na Terra mais importante que as palavras de Deus, se comporta como criança mal-criada que não sabe brincar em paz e dividir com os amiguinhos. A este comportamento infantil, severas palmadas de amor serão aplicadas, assim como damos bronca em cachorro desobediente. Quando a alma está de coração aberto para receber os ensinamentos do Mestre, muitas mãos amigas se oferecem, assim como um carro sem bateria é empurrado por voluntários caridosos. Mas aquele que insiste no egoísmo é abandonado às maledicências das Trevas, e sem direito a compaixão.

Assim como criança pequena, para o materialista tudo lhe parece enorme, muito maior que ele mesmo. As pequenas ofensas se tornam Declarações de Guerra até a morte. As pequenas bênçãos de seus irmãos se tornam Objeto de Inveja e Desejo, e uma raiva alimentada pelo ódio do desprezo abre as portas do coração para a instalação das trevas. As almas iluminadas são grandes, e tudo lhes parece nas devidas proporções, e suas atitudes sempre levam em consideração o bem maior da coletividade guiadas pela Lei de Deus.

A certeza desta vida terrestre ser apenas passageira na existência da Alma não deve ter consequências negativas, pois Deus não tolera abusos. Não se deve abandonar tudo em nome de Deus, pois isso é contra a existência que o Próprio Deus providenciou para sua evolução na Terra. Devemos viver a vida que Deus nos deu e cumprir a missão exigida, não com medo enclausurado e distante do mundo, mas vivendo dentro dele e espalhando o Evangelho por onde passamos, em cada uma das situações que se apresentem em nosso dia-a-dia. Tomemos como exemplo Nelson Mandela, que começou sua vida no pecado material, ficou boa parte de sua vida enclausurado, e saiu iluminado na vitória de Deus sobre o pecado dos homens. Em resumo, o oposto do materialista, o monge espiritualista, foge de sua missão na Terra em levar o amor de Deus àqueles que vivem nas trevas.

O verdadeiro Espiritualista, moderado e evoluído, transforma essa Terra em lugar melhor, não para si mesmo, mas pensando nas futuras almas que irão habitar essa existência, e assim estará tornando a vida material mais relevante aos olhos de Deus. Ao contrário do Materialista que só acumula e destrói, o Espiritualista deve preparar a Terra para receber almas mais evoluídas que ele próprio, espalhando bênçãos de luz aos cantos em que as trevas ainda reinam soberanas. Dessa forma, preparando o ambiente, estaremos nos preparando a nós próprios para também evoluirmos em seres mais bondosos e caridosos.

UMA REALEZA TERRENA - 1863

Quem melhor do que eu poderia compreender a verdade destas palavras do Nosso Senhor: "Meu reino não é deste mundo!". Pelo orgulho, me perdi na Terra. Quem compreenderia a insignificância dos reinos da Terra, se eu não compreendi? O que levei de minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada! E para tornar a lição mais terrível, a minha realeza nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e como tal, eu acreditava entrar no Reino dos Céus. Que desilusão! Que humilhação eu senti quando, em vez de ser recebida como soberana, vi acima de mim, mas bem acima, homens que eu julgava serem insignificantes e que eu havia desprezado por não terem sangue nobre! Foi então que compreendi a inutilidade das honras e das grandezas que procuramos obter com tanta voracidade na Terra!
Para se conseguir um lugar no Reino de Deus é preciso ter desapego, humildade, praticar a caridade de forma cristã e ser bondoso para com todos. Aqui não nos perguntam quem fomos, que posição ocupamos, mas perguntam sobre o bem que fizemos aos outros e sobre as lágrimas que ajudamos a enxugar.
Jesus, o Senhor disse que o seu Reino não é na Terra, pois é preciso lutar para alcançar o céu, e pelas escadas do trono não nos aproximamos dele. São os caminhos difíceis da vida que nos conduzem ao seu Reino. Sendo assim, procurem o caminho nas dificuldades do dia-a-dia e não entre as flores!
Os homens correm atrás dos bens terrenos como se pudessem guardá-los para sempre. Entretanto, aqui não há mais ilusões, logo eles percebem que não se apoderaram de nada, e pior, que desprezaram os bens sólidos e duráveis, os únicos que seriam úteis no mundo Espiritual, os únicos que lhes dariam um lugar melhor dentro da Espiritualidade.
Tenham piedade dos que não conseguem entrar no Reino dos Céus e os ajudem com suas Preces, pois a prece aproxima o Homem de Deus. É o traço de união entre o Céu e a Terra. Não esqueçam!



CAP 3 - HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

Jesus Disse:" O coração de vocês não deve se perturbar. Creiam em Deus e também em Mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai, pois se não fosse assim, Eu já teria dito a vocês. Eu me vou para preparar o Lugar, e após ter ido e preparado o lugar, Eu voltarei para convidá-los a ficar Comigo, a fim de que lá onde Eu estiver, vocês também possam estar." (João 14: 1)

DIFERENTES ESTADOS DAS ALMAS

A casa do Pai é o Universo conhecido e além, o Universo que não vemos. As diferentes moradas são preparadas para receber desde as almas cruas e rudes até as mais leves e belas almas de amor. Assim como na escola não se deve misturar crianças e adultos, os mundos tem almas em nível equivalente de instrução, com poucas almas evoluídas que se doam por amor a Deus e a criação, e chamamos de líderes e profetas. Mundos violentos e cruéis suportam almas grosseiras que não entendem a beleza de uma flor, mas entendem o peso do aço afiado.

DIFERENTES CATEGORIAS DOS MUNDOS HABITADOS

Apesar de infinitos, os mundos podem ser classificados em 5 categorias para a nossa compreensão.
  • Mundos primitivos: A diferença entre humanos (almas inteligentes) e animais (almas não evolutivas) é mínima. 
  • Mundos de provas e expiações: Predomínio do mal. O materialismo substitui a Moral, e os habitantes tem muita dificuldade em aceitar a Lei de Deus. Adivinha qual é a classificação da Terra?
  • Mundos de regeneração: onde os Espíritos que ainda tem o que resgatar repousam da fadiga das lutas. Em outras palavras, quando a Alma atinge uma inteligência e disciplina suficientes a aprender a Lei de Deus sem precisar sofrer na pele por seus pecados. Lá na Terra a palavra " Perdão " quase não tem significado, mas aqui neste mundo pedir perdão é tudo o que basta.
  • Mundos Felizes: predomina o bem. O mal ainda acontece, mas por causas acidentais. A matéria ainda é sólida mas dominada de acordo com as Leis Naturais. A moral é bem desenvolvida.
  • Mundos Divinos: Onde somente existem espíritos puros e o mal não existe. A matéria é leve e se rende facilmente aos pensamentos.
 É a grande honra de poder passar para o mundo de regeneração que eu dedico minha vida. Porém, tenho consciência que minha covardia em não me sacrificar pelas causas do bem será peso na balança, e devemos todos nós termos em mente que o verdadeiro merecimento parte do coração para fora, e não da conta bancária para dentro. Amo cinema, e agora me lembrei de um filme engraçadíssimo francês, dirigido por Alain Chabat com Gérard Depardieu 2004 " RRRrrrr" na idade da pedra. Difícil encontrar mas vale a pena.

TERRA MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES

Muita gente pode se sentir deprimida, triste por estar fazendo parte dessa história. A tristeza que os noticiários nos causam, com morte e violência, é um sinal de que a Lei de Deus está começando a se manifestar em nossos corações. Ao contrário, quem se diverte com tais desgraças, ainda está muito longe do Reino de Deus, assim como estavam os egípcios a 4000 anos atrás, os hebreus a 2000 anos atrás, os católicos cruzados e inquisitores a 1000 anos atrás. A frase de Jesus : " os últimos serão os primeiros ." tem muitos significados que somente agora começamos a aprender. Os últimos a evoluírem suas almas serão os primeiros julgados e condenados a viverem eternamente em mundos inferiores e sub-desenvolvidos até que demonstrem remorso pelos pecados. O últimos a pecarem, ou seja, as pessoas que se mantiverem honestas e puras no amor, serão as primeiras aceitas no Reino de Deus, e serão recompensadas.

Na Terra, somos considerados um mundo de contrastes, onde é preciso que seja mostrada as trevas para que se entenda o que é luz. É preciso ficar doente para valorizarmos a saúde. É preciso que passamos fome para dividir o alimento que vem em dobro amanhã. Não vou entrar em detalhes sobre os outros mundos aqui no blog, vamos manter o foco na Terra por enquanto. A promessa por um amanhã melhor existe se você acreditar no amor de Deus. Esse assunto é tratado em detalhes por Santo Agostinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário