segunda-feira, 17 de março de 2014

O lado bom

Bom dia irmãos, tema de hoje é Otimismo, ver o lado bom das coisas. Mas as tragédias humanas tem lado bom? Cara, para nós humanos, não, tragédia é 100% negativo e devemos evitá-las a todo custo. Mas, Deus age de formas misteriosas, e talvez você já tenha ouvido falar em uma pessoa que deveria pegar um avião, mas se atrasou e perdeu o vôo, daí o avião caiu. "Mas Danghetti, havia centenas de pessoas boas e inocentes no avião, porque Deus salvou somente um cara aleatório?" Essa é a questão, Para Deus, que sabe todos os segredos, esse cara não é aleatório pois a sua presença aqui na Terra é necessária para que uma cadeia de eventos futuros aconteçam, enquanto que aquelas pessoas boas do avião, só Deus sabe qual seria o destino delas. "Mas Danghetti, porque Deus então não matou Hitler quando era criança para evitar a guerra?" Agora essa é uma questão muito delicada, vamos argumentar bem devagar.

Hitler não fez a guerra sozinho, ele era membro do partido comunista Alemão. Talvez, e agora é somente especulação, sem o Hitler a guerra aconteceria de qualquer forma, talvez um pouco diferente mas guerra mesmo assim. Na verdade, Hitler era UM PÉSSIMO "Líder Situacional" que acho que a guerra acabou de forma favorável para a Democracia graças à incompetência do Hitler. Se fosse um cara mais competente, a Alemanha teria o apoio da Rússia, e hoje seríamos todos escravos, ou mortos. No início da guerra, a Alemanha e a Rússia tinham assinado um acordo de cooperação mútua, a Rússia vendia petróleo para a Alemanha. Na verdade foi por um interesse maior de Stalin dominar toda a Ásia que a guerra virou contra a Alemanha, pois no início, a Alemanha ganhou todas as batalhas, e a Inglaterra e a França estavam impotentes para o combate. Os americanos, é claro, esperaram até que a Inglaterra fizesse um acordo comercial favorável para entrar na guerra. O acordo, entre outras coisas, envolvia a reconstrução da Europa usando os bancos e as empresas Americanas. Veja que em lugar nenhum existem santos, ninguém é bom absoluto e ninguém é mal absoluto.

Liderança situacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:
  1. Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
  2. Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
  3. Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
  4. Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.
Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.
Veja que aqui está a explicação do que eu disse sobre Hitler. Ele foi um péssimo líder situacional, e por isso seus comandados eram obrigados a fazerem coisas estúpidas, que deu a vantagem estratégica para Winston Churchill, um excelente comandante e motivador, muito carismático e que sabia muito bem delegar as funções de cada um dos seus comandados. Resumindo tudo, Deus escreve certo através de linhas tortas.

"Mas Danghetti e os milhões de inocentes mortos?" Trágico, desnecessário, absurdo, primitivo, animalesco, Satânico, errado, e meu vocabulário de adjetivos é muito limitado, etc. Mas tente imaginar junto comigo o seguinte. Imagine que no museu existe um quadro, uma pintura. Mas tem um problema. Não é uma pintura comum, é a maior pintura do mundo, é um quadro tão grande que ele fica no chão, e as pessoas tem que pisar em cima dele para ver a obra. Na verdade essa pintura é tão grande, que nós humanos somente conseguimos ver uma pequena pincelada de cada vez, não conseguimos saber qual é a cena retratada. Imaginou? Aqui está um exemplo prático:



Essas são as linhas de Nazca. Esse povo indígena encontrou uma forma de se comunicar com Deus, fazendo um desenho tão grande que somente é visível do Espaço. Do chão, você só consegue ver que as pedras estão organizadas, fazendo um caminho. Assim é como Deus escreve a história da Humanidade, às vezes nós achamos que uma desgraça foi completamente desnecessária, MAS, para Deus, foi somente uma pequena pedra no caminho das infinitas pedras que fazem a nossa história. Mas não se sinta mal por isso, eu não quero que você se sinta pequeno ou desprezado. MUITO PELO CONTRÁRIO, Todos nós somos muito importantes para Deus, e todos nós ajudamos a colocar uma pequena pedra na pintura de Deus. Toda praia é feita da união de infinitos grãos de areia, mas Deus conhece cada um deles.


Então, apesar de não sermos capazes de ver o lado bom de todas as coisas, basta acreditarmos que existe, em algum lugar, um lado bom que Deus providencia que aconteça através de seus fiéis. Por isso é importante sermos sempre fiéis às leis de Deus, aos dez mandamentos, ao Amor de Cristo, às profecias, ao exemplo de São Francisco de Assis, por isso devemos fazer esse esforço no Bem, praticando sempre a humildade e a Caridade, devemos agir sempre procurando equilibrar o mal. O comunismo mata seu povo de fome, devemos compartilhar a nossa comida com quem passa fome. O rico ganancioso é infeliz, devemos compartilhar nossa felicidade com eles, com uma palavra amiga, uma piada engraçada, um elogio. Se uma pessoa sofre de Vaidade, devemos lhe dar atenção e elogiar seu Ego, mas sem alimentar seu vício, é claro. As pessoas sofrem porque elas "são cegas", não conseguem perceber que seus defeitos, seus vícios, seus orgulhos irracionais estão as matando lentamente, abafando sua alegria interior.

A vítima da injustiça tem motivos para tristeza, mas através da fé ela pode conservar sua Alegria em Deus, anulando o mal que sofreu. O mal sempre é infeliz, sempre procura apagar a felicidade dos outros para não mais sofrer com a própria infelicidade, esse é o objetivo de todo o mal. Mas nós, irmãos em Cristo e filhos de Deus, somos felizes sempre. O mal não pode nos tirar a felicidade de dentro do coração, porque a causa dessa felicidade é Deus. Quando somos felizes simplesmente porque estamos com Deus, nada mais importa, o mal perde sua importância, fica pequeno, impotente, insignificante. Lembremos sempre que o corpo veio do pó e retornará ao pó, mas a Alma vem de Deus e retornaremos a Deus um dia, quando Deus quiser que seja assim.

Devemos trabalhar para evitar as desgraças e sempre aliviar o sofrimento dos irmãos, porque essas dores e tristezas são causas Humanas, e Deus estabeleceu que os milagres devem sempre ter causas naturais. Isso significa que os milagres devem ser operados através de nós, trabalhadores do bem, mesmo que signifique sacrifício pessoal, pois somos agentes das Leis naturais de Deus, e devemos agir conforme a Sua vontade. É nossa obrigação fazer a diferença na balança Divina, do lado do bem é claro. Fazer o bem é complicado, às vezes não é possível, às vezes é frustrante, parece que naquele momento Deus não permitiu que ajudássemos alguém. Mas lembre-se dos desenhos de Nazca, nós não temos a visão da figura completa, talvez fazendo um bem aqui, no futuro provoque um desequilíbrio negativo nos planos de Deus. Não temos meios de saber. Devemos fazer o Bem sempre, até quando parece impossível, mas que a Vontade de Deus seja feita sempre, pois somente Ele está no comando da história Humana.

Fazer o bem não é simplesmente "dar o peixe, mas é melhor ensinar a pescar". Esse é, na minha humilde opinião, o maior problema da Humanidade. Queremos tudo e queremos agora, mas e o trabalho? Trabalhar é coisa para os escravos? Nós da Nobreza não devemos trabalhar? O rico trabalha? No seu escritório com sua caneta, e seu telefone, o Rico está trabalhando, ajudando as pessoas? Sim, na verdade está sim. O rico está trabalhando, e está ajudando algumas pessoas sim. Não é errado ser rico, a riqueza é o combustível que movimenta as pessoas "preguiçosas" na caridade. O quero dizer com isso, é que na TEORIA deveríamos todos trabalhar pensando em ajudar o vizinho. Mas na prática o que acontece é que somos todos egoístas, queremos trabalhar somente pensando em acumular nossa própria riqueza. É claro que usamos desculpas como, "Mas eu sustento família" ou "Mas eu gasto muito dinheiro com funcionários". Sim, por isso você está ajudando, por isso você é uma boa pessoa. Mas isso não faz de você uma pessoa caridosa. Por que a caridade é importante?

OURO. Você quer ouro? Se eu te falar que eu não quero ouro, você acreditaria em mim? Com certeza não, você diria:" Danghetti é um hipócrita, claro que todo mundo diz que não quer ouro, mas se cair uma barra de ouro na mão dele ele vai ficar com ela, ou vai comprar uma ferrari." Interessante o seu pensamento. Se eu ficasse com a barra guardada em um cofre, seria um acúmulo de riqueza. Eu estaria retirando "dinheiro" de circulação da economia e deixando essa força parada. Veja que eu usei as palavras CIRCULAÇÃO E PARADA, movimento e não movimento. Quando a economia vai bem, é porque ela está CIRCULANDO GRANDES FORTUNAS, de mão em mão, de um vizinho para o outro. MAS quando a economia está em crise, as pessoas não tem dinheiro para gastar, a ECONOMIA ESTÁ PARADA, as fortunas estão acumuladas em algum cofre. Então e se o rico comprar uma ferrari, o que acontece? 10mil funcionários da Ferrari irão receber seu salário esse mês, é isso que acontece. 10 mil consumidores irão comprar comida no supermercado, e mais 1 mil funcionários do supermercado irão receber salário. Os produtos que o supermercado vende são feitos nas fábricas e nas fazendas, que podem empregar até 100 mil funcionários, e todos eles receberão salários.

Mas eu não quero ouro, não quero guardar em um cofre e não quero uma ferrari, pois apesar de meu carro ter 20 anos de idade, ele ainda funciona. O que fazer então com os empregados da Ferrari, que não irão receber salário esse mês porque eu não comprei uma ferrari? Como eles irão comprar comida? VAMOS SUPOR, hipoteticamente, que o supermercado fique muito comovido com a situação dos funcionários da Ferrari, e resolva doar por CARIDADE uma cesta básica para eles. Mas o supermercado ficou no prejuízo, assim ele não pode pagar os funcionários! Então, o fazendeiro faz uma CARIDADE e manda comida para o supermercado sem faturar a nota fiscal. Mas o fazendeiro ficou no prejuízo? O fazendeiro é o único dessa história que não tem perigo de passar fome, o cara está literalmente montado em cima de um monte de comida. Poderíamos, como forma de agradecimento pela sua CARIDADE, mandar uma ferrari para ele! Tenho certeza que ele ficará muito feliz com a nossa CARIDADE, o Lamborghini ficou feliz, sem contar com aquele problema da embreagem.

Então essa é a lógica da CARIDADE DE DEUS. Se todos fizerem caridade, se todos amarem seus vizinhos como amam a si próprios, o dinheiro se torna inútil, o ouro se torna somente mais um metal qualquer, e nunca mais teremos crises econômicas, nunca mais teremos fome, ninguém passará frio, as Ferraris sairão da fábrica mais rápido que pão quente do forno. Por favor, NÃO CONFUNDA comunismo com caridade, pelo amor de Deus, não seja mais um escravo de Satã. Fidel Castro, esse cara bacana, simpático, charutão na boca, terno verde bem passado, não é seu amigo. Ele não está preocupado com a sua saúde, ele não quer saber se você está bem, dormiu bem, comeu bem, como vai a sua mãe? Ele está preocupado com apenas uma única coisa no mundo todo, e mais nada. FIDEL SOMENTE SE PREOCUPA COM ELE MESMO. Você sabe como é se preocupar com apenas uma coisa, e mandar todo o resto para o inferno?

Imagine você, um palmeirense, de uniforme verde limão, você vai para o estádio assistir o jogo de futebol mas por uma distração, você acaba no meio da torcida do Coríntians, tem um "h" em algum lugar, todo mundo de preto e branco. Uma pessoa normal pediria desculpas e voltaria para a torcida correta, de verde, e essa pessoa seria chamada de DEMOCRÁTICA. Uma pessoa que apesar de contrariar suas crenças religiosas, o cara tira a camisa verde e sai gritando "Pano de chão 10 reau.  Olha o pano de chão deiz reau!!!" esse cara seria chamado de CAPITALISTA. O Fidel faria bem diferente, ele reuniria uma gangue de bandidos armados e gritaria :" REVOLUCIÓN OU MUERTE!" e sairia atirando e matando a todos que não tirassem suas camisas brancas e pretas e não trocassem por uma camisa verde, a esse comportamento psicopata homicida chamamos de COMUNISMO. Entendeu a diferença?

E ficamos por aqui meus irmãos, fiquem com Deus, cuidado com a arquibancada dos estádios, pratiquem a Caridade sempre que puderem, que seja feita a vontade de Deus sempre. Obrigado, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário