quarta-feira, 12 de março de 2014

Garoto da água


Hoje eu quero contar a história do Júnior, ou JR. Jr nasceu filho único, em uma noite chuvosa . Sua mãe estava sozinha na sua cama improvisada dentro de um cômodo escuro enquanto o pai, que era caçador, providenciava o almoço do dia seguinte. Sem perder a fé, a corajosa mamãe passou pelas dores sozinha até que finalmente o Jr, gordo e saudável, veio ao mundo.

O Pai orgulhoso veio na manhã seguinte, reconheceu seu filho e presenteou a cansada mamãe com um singelo café-da-manhã. Jr era bem branquinho, exceto pela ponta do nariz, mais escura, um sinal de nascença. Os dias foram passando e Jr dava seus primeiros passos. Descobriu como andar, pular e correr. Descobriu onde ficava a comida, o banheiro e sua cama. Solitário, porém feliz, Jr explorava o seu lar como se fosse do tamanho do mundo.

Certa noite, seu pai saiu para uma caçada e não retornou no horário de costume. Passadas algumas horas, seus vizinhos, inclusive eu, nos reunímos para uma busca, talvez o Pai de JR tivesse caído e estava machucado. Passadas algumas horas na floresta, ficamos sabendo por um dos nativos que uma grande Ursa, velha e sem filhotes, havia atacado o Pai de JR, e o tinha levado com ela. Ficamos em luto por 1 mês.

Jr agora era o chefe da família, mas nunca tinha saído para caçar, pois seu pai dizia que somente poderia caçar depois de adulto. Sem o menor conhecimento, Jr tomou coragem na inspiração do Pai e saiu em uma caçada. Foi um desastre, ele voltou molhado da chuva, com frio, e sua presa já estava em avançada decomposição, deixando quem comesse com uma forte dor de barriga.

Mamãe, sem nunca deixar se deprimir, saiu em apelo aos vizinhos para que ajudassem seu lar desfeito pela Ursa. Eu fui um dos que acolhi Jr e sua mãe, e assim fizemos de nossos dois lares como se fosse um. Nessa acolhida, surgiram mais dois viajantes cansados das derrotas da vida, Dona Benedita abandonada pela família que se mudou para outro país, e Manoel abandonado pela mãe por ser o mais novo de 8 irmãos. Em nosso lar, regras de convivência foram estabelecidas para que fosse possível a paz e a irmandade. No início foi difícil, as mulheres principalmente discutiam por qualquer bobagem.

Minha própria família passou por momentos difíceis para todos definirem suas responsabilidades e se acostumarem aos novos amigos, deixarem de se tratarem como estranhos. Algumas disputas pela comida eram facilmente resolvidas, pois graças a Deus comida nós temos o suficiente. Mas a questão das camas e dos espaços de convivência revelou-se um problema a ser resolvido no longo prazo.

Dona Benedita e Jr nunca foram grandes amigos, por falta de química entre eles. Apesar de sermos em 8 dentro da casa, Jr nunca deixou de sentir uma solidão no peito, algumas noites era tanta as dores das emoções que ele saía de noite para beber e voltava gritando nos becos escuros, gritos e canções sem sentido, na esperança que a companhia aparecesse. Mas até hoje, nada

Então Jr encontrou uma escola, que mais parecia um bando de desocupados, mas que eram muito bons caçadores, e tiravam grande sustento da região. Jr, movido pelas saudades do Pai, esqueceu da fartura do lar e tentou entrar para o grupo. Imediatamente, o líder do bando deu uma boa olhada de cima a baixo no JR, e dando mil gargalhadas, fez de todo ridículo o pobre Jr, por ele ser Gordo, de nariz preto, e nunca ter caçado nada na vida. Jr voltou para casa arrasado, ficou sem comer e sem levantar da cama por dias.

Ao vê-lo nessa situação, o peguei no colo e tentei animá-lo dizendo:" Existem infinitas profissões no mundo, você deve procurar fazer uma que seja boa para você, e então as pessoas virão procurar seus serviços." Aos poucos JR foi se recuperando. A lembrança do Pai guerreiro, e da Mãe corajosa serviram de exemplos de superação em meio às adversidades. JR se tornou então o garoto da água.

Sem medo das gargalhadas, JR era o responsável por conservar a água Fresca e limpa para todos os outros. As gargalhadas pararam no primeiro raio de sol da manhã, quando a temperatura chegou aos 30°C e todos fizeram fila para receberem da água de JR. Foi a melhor água que todos já haviam bebido na Vida.

Na hora do pagamento, JR disse " No momento não preciso de nada, graças a Deus, só peço que não se esqueçam de mim, no futuro.". E assim foi, JR e sua nova família de novos amigos.



Essa história poderia ser a história de qualquer um. Poderia ter tido um final trágico, não fosse o fato que JR é somente um gato. Existem centenas de milhões de pessoas no mundo que sofrem de "transtorno pós-traumático" devido à experiências de rejeição pela sociedade.  Hoje em dia conhecido como "Bullying", nada tem de novo esse comportamento, que está enraizado bem lá no fundo da genética humana. O Bullying mais famoso da história humana foi este:

(Marcos 15) :"
 Pilatos - " Você é o Rei dos Judeus?"
Jesus - " Você é quem está dizendo."
O Chefe dos Pastores Fariseus fizeram uma longa lista de acusações contra Jesus.
Pilatos - " Você não irá se defender?"
Jesus permanece em silêncio.
Barrabás, o líder da revolta dos Zelotas, havia mentido quando disse que Jesus era o seu Rei, quando na verdade Barrabás mesmo queria ele ser Rei. Então, pelo crime de se intitular Rei, Jesus foi crucificado.

Parábola da mulher adúltera: (João 8)
3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
 8  E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
  9 Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
 10  E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
  11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Gênesis 37
1 Jacó habitou na terra de Canaã, onde seu pai tinha vivido como estrangeiro.
2 Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles.
3 Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa.
4 Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.
 19 "Lá vem aquele sonhador! ", diziam uns aos outros.
20 "É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos. "
23 Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa,
24 agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água.
28 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.

 O bullying não é apenas o ato de vitimar um inocente, mas também transforma indivíduos racionais em um mero animal do bando. Quero dizer, individualmente, sozinho, ninguém comete injustiças contra inocentes por medo de serem caçados como criminosos. Mas coletivamente, dentro de um bando, seus medos racionais desaparecem, e seus instintos animais podem se manifestar livre de todo pensamento racional. É assim na escola, no futebol, na guerra, na política, na religião, em qualquer organização em que haja uma coletividade agindo sobre os indivíduos. A Bíblia é muito clara, não existem animais no Reino dos Céus, somente entrarão no paraíso aqueles que forem humanos livres de pecados. Por favor, não entenda mau minhas palavras, é claro que todos nós amamos os animais. Mas estamos falando aqui de Almas, não da vida corpórea. 

O Bullying provoca perturbações e cicatrizes no corpo e na alma. São traumas comparáveis à do holocausto, ou de qualquer guerra. O ser humano enquanto Alma possui pecados, que é o nome que damos aos instintos inferiores, que são as vontades de fazer o mal. A vontade que o ladrão tem de usar um tênis de alta qualidade, todos nós temos. Mas a diferença entre nós e os ladrões é que nós controlamos nossos instintos inferiores de violência, somos pacíficos. Aceitamos a nossa condição financeira, se não temos moedas suficientes, então aceitamos nosso destino. O ladrão não tem a capacidade de aceitar a paz, então ele declara guerra. O EUA não conseguiu aceitar sua situação de desperdício de combustível com esses tipos de motores V8, 420 para os Americanos significa 6,9 litros. Meu carro italiano tem motor de 1 litro, e sou capaz de percorrer 12 km com 1 litro. Então, declaram guerra contra quem possui petróleo.



Os Romanos faziam Bullying sobre os povos conquistados, incluindo Franceses, Alemães e Judeus. Os mongóis faziam bullying  sobre os chineses. Os japoneses também escravizaram chineses. Os Nazistas escravizaram todo o povo Alemão. Os Russos fazem Bullying na Ucrânia até os dias de hoje. Os ricos constrõem Shopping Centers mas os pobres não tem moedas para comprar seus produtos. O Governo Federal cobra impostos mas não fornece escola, saúde, moradia, segurança, transporte, boa administração de recursos públicos, ao invés de benfeitorias o Governo faz bullying no seu povo, roubando dinheiro no mensalão e construindo portos em Cuba.

Nossos instintos básicos são comuns a todos os animais. Sentimos vontade de comer, dormir, não passar frio, não passar calor, de fazer sexo, de dar risadas. Mas é quando os seres humanos se reúnem em um bando que tudo começa a dar errado. A Individualidade é muito importante para nos definir quem somos, e o que queremos ser no futuro. É por essa razão que todos os impérios da história da humanidade caíram. Sempre que as pessoas se reúnem em um bando, seus defeitos, seus orgulhos, suas vaidades se libertam das correntes do pensamento racional e os instintos animais de violência passam a dominar suas atitudes. Por isso Jesus Cristo foi muito perseguido pelos Fariseus, porque Jesus pregava amar o próximo como ama a ti mesmo, mas os Fariseus eram orgulhosos e se achavam melhores que todos os outros. 

Eu não posso dar conselhos sobre como lidar com vítimas de bullying, porque na verdade eu tive muita sorte, e escapei com um mínimo de sequelas. Mas Existem algumas atitudes que são comuns em vítimas de bullying e estas podemos trabalhar:
  • A individualidade deve ser sempre mais importante que o grupo. Não importa o quão você se acha estranho, existe um grupo de pessoas mais estranhas ainda que você, em algum lugar do planeta. Mas cuidado, nem sempre isso é uma coisa boa. Devemos ser humildes e procurar entender que nossas "excentricidades" às vezes incomodam e atrapalham as pessoas, como por exemplo quem gosta de parar o carro no meio da rua, às 3h da madrugada e ligar o Funk no volume máximo. Isso não tem nada de produtivo, não é seu direito, não é uma atitude saudável, é uma violência contra o sono das pessoas inocentes.
  • Nem sempre nossos críticos estão nos atrapalhando. Às vezes, uma crítica sobre nós pode ser uma forma de ajudar a melhorar um defeito que temos. Não faz sentido emagrecer se você possui ossos largos, isso seria uma doença chamada de anorexia, ou distúrbios hormonais. A sociedade exige que nós cuidemos de nosso corpo, para manter um peso saudável. O sedentarismo é a causa dos principais problemas de saúde de hoje em dia. Mas é claro que a atitude violenta das pessoas está errado, e é um pecado que Deus se encarregará de justificar. Por outro lado, não é nada produtivo criticar uma pessoa por ser alta ou baixa demais. Certas características estão fora de nosso controle.
  • Quando você for excluído de um grupo, saiba que esse grupo tem um líder. Esse líder pode ser simplesmente uma pessoa maligna, e portanto você faz muito bem em ficar fora. Ou esse líder tem medo das suas virtudes e portanto seria uma boa hora de mostrar seu talento e fazer você mesmo seu próprio grupo. As pessoas que ficam seguindo esse ou aquele líder não são tão interessantes assim, e muitas vezes não vale o esforço. 
  • Às vezes temos inveja das pessoas populares, conhecidas de todos. Mas de que vale essa atenção se não existem sentimentos verdadeiros de amor e amizade? Mais vale um bom amigo do que centenas de fãs que só querem puxar seu cabelo para vender no E-Bay. A verdadeira admiração é pelo nosso trabalho, não por quem aparentamos ser. Muitas jovem mulheres são infelizes por admirarem os corpos das modelos, mas elas não param para pensar nas pessoas maravilhosas que são, no bem que elas fazem para as pessoas ao redor.
  • Todos nós, inclusive eu, que andamos solitários pela vida estamos sujeito à violência de grupos ignorantes, assim como a parábola da mulher adúltera. Não devemos ter medo da violência, devemos somente nos proteger, nos prevenir. Devemos conhecer as regiões violentas e evitá-las. Devemos evitar usar "cores" que sejam ofensivas aos violentos. Nos EUA, existem gangues de rua violentas que atiram em qualquer um que esteja usando roxo, e outra que atira em qualquer um que use branco. Fanáticos religiosos também podem se tornar violentos, mais ainda porque sua ignorância se acha baseada na vontade de deus, o que é absurdo. Deus foi muito claro nos dez mandamentos, impossível ser mais direto do que isso.
  • O sentimento de solidão muitas vezes é enganoso. Eu por exemplo tenho dificuldades em "relacionamentos íntimos", por isso acabo sempre colocando uma certa distância entre nós. Isso acaba com qualquer relacionamento amoroso, e algumas amizades acabam esquecidas em uma gaveta. Às vezes, a culpa pela nossa solidão está em nosso comportamento. Pessoas autoritárias, que sempre querem ter razão e não aceitam perder um argumento, pessoas que são o centro do Universo e tudo gira em torno delas, pessoas que sempre sugam os recursos e a atenção dos outros mas nunca dão nenhuma demonstração de carinho. Muitas dessas atitudes que afastam as pessoas nós não percebemos, e achamos que as outras pessoas estão sendo más conosco, nem sempre é verdade.
  • A Alegria está dentro de cada um de nós, você não vai achar a felicidade em nenhum lugar da Terra, porque Deus não fez da Terra um lugar feliz. Se você é materialista e sofre com Bullying, eu EXIJO que você estude um hábito religioso de sua preferência, pelo bem da sua saúde emocional e pelo bem da felicidade de todas as pessoas que te amam, seus pais, seus irmãos, seus amigos, eu e Deus. Não importa qual religião, pode ser qualquer uma que seja fácil para você entender. Saiba separar o corpo material da sua Alma Espiritual, aqui está a verdadeira felicidade. Todos os seus problemas que causam dor no corpo, tem cura no espírito. Depois de seguir os dez mandamentos, depois de ler os ensinamentos de seu Mestre espiritual, (o meu é Jesus Cristo), então você precisa saber desta orientação que meu Mestre São Francisco de Assis deixou para a humanidade:


Aqui está o segredo da felicidade. É como plantar uma semente. A verdadeira felicidade exige trabalho, não pode ser encontrada pronta. Todos aqueles que te prometem felicidade rápida e fácil está mentindo. Quem te vende drogas, remédios, prostituição, ouro, comida farta, álcool e tabaco, dinheiro público roubado, está mentindo para você. Dessas coisas somente surgem mais desgraças e aumenta os seus desesperos. Mas se você for humilde e sofrer uma mudança profunda, bem lá dentro da sua Alma, e modificar suas atitudes, como diz a oração, se você fizer um bem, receberá um bem. Se você fizer uma caridade receberá uma caridade. Se você amar, será amado. Se você oferecer a paz, será pacificado. Se você compreender, será compreendido. Se você for a palavra que consola um coração triste, seu coração triste será consolado. ESSA É A PROMESSA DE DEUS, O SAGRADO JURAMENTO QUE NENHUM HOMEM PODE QUEBRAR. Muito obrigado pela sua leitura, pela sua amizade, obrigado meu Deus por me fazer instrumento de Vossa paz. Que seja feita a vontade de Deus sempre, e que Ele seja Misericordioso e nos dê inteligência para compreender nosso destino. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário