sexta-feira, 14 de março de 2014

O bem agradecido

Existem na Bíblia diversas parábolas e ensinamentos que nos ensinam a sermos bem agradecidos por tudo que Deus nos deu, mas é muito difícil explicar isso para os materialistas, então esse é o nosso desafio de hoje: "Deus abençoa  a todos que permanecem fiéis, e condena quem caiu em tentação."

(Mateus 19:13) " Então as crianças vieram correndo para Cristo, mas os discípulos não deixaram elas se aproximarem, então Jesus disse:" Deixe as crianças virem até mim, não as esconda. Pois é delas o Reino dos Céus."
  " Rabi, quais virtudes devo ter para entrar no Reino dos Céus?" Jesus disse:" Mantenha os dez mandamentos no coração. Não matarás. Não cometerás adultério. Não roubarás. Não cometa falso testemunho. Honre seu pai e sua Mãe. Ame ao seu vizinho como a si mesmo." O jovem rapaz disse que já fazia tudo isso mas algo ainda faltava para ele. Jesus disse:" Se você deseja ser perfeito, vá vender todas as suas posses e dê seu dinheiro para os pobres, e você receberá o maior tesouro no Céu, e venha e me siga." Mas o jovem era muito rico, e não podia se desfazer de tudo, e saiu de cabeça baixa.

(Mateus 19:23) " E Jesus disse aos seus discípulos:" Em verdade vos digo, será difícil um homem rico entrar no Reino dos Céus. Eu digo a vocês, é mais fácil passar um (cabo de corda para amarrar embarcações) camelo pelo buraco de agulha do que um homem rico entrar no Reino dos Céus."

(Mateus 18:21) " Pedro pergunta:" Mestre, quantas vezes devo perdoar o irmão que me ofendeu? Seriam 7 vezes?" Jesus respondeu:" Não apenas sete, mas ao infinito"
   " O Reino dos Céus pode ser comparado a um Rei que queira acertar as dívidas monetárias com seus servos. Um dos servos que devia 10mil talentos mas não podia pagar, o Rei ordenou que todas as suas posses fossem penhoradas, e sua mulher e seus filhos tirados dele. Mas o servo caiu de joelhos e implorou por mais tempo para pagar a dívida. O Rei então teve piedade, e perdoou toda a dívida.
    Mas enquanto saía do palácio, esse servo perdoado encontrou um colega na fila que lhe devia apenas 100 talentos. Agarrando-o pelo pescoço exigiu que a dívida fosse paga. O devedor caiu de joelhos e implorou por mais tempo para pagar, mas o servo ingrato não perdoou, e entregou o colega para os guardas o jogarem na prisão. Os guardas avisaram o Rei, e este furioso pediu audiência com o servo ingrato e disse:" SEU SERVO INGRATO! Eu perdoei toda a sua dívida porque você Me implorou. Sendo assim, você não teria o dever de perdoar seu colega, assim como Eu perdoei você?" E o Rei furioso jogou o servo ingrato na cadeia até que a dívida fosse paga novamente. Assim acontecerá com vocês se não perdoarem seus ofensores."

Agora você está provavelmente entrando em desespero, arrancando os cabelos e pensando:" Mas então o Reino dos Céus é um deserto, ninguém consegue rasgar dinheiro e seguir Cristo como mendigo!" CALMA, você leu errado. Vamos procurar entender melhor as palavras do Mestre.

Cristo não disse para jogar dinheiro fora, ele disse para usar seu dinheiro na caridade com os pobres. Deus PERMITIU que uma grande quantidade de dinheiro passasse pela sua mão, e isso é uma grande responsabilidade. Os materialistas e os falsos religiosos dizem:" Isso é um presente de Deus para mim, é a prova que Deus me ama mais que todos." MENTIRA. A verdade é que Deus escolheu você para ADMINISTRAR uma fortuna, uma força da natureza humana que pode ser usada para o bem, ou para o mal. Assim como a eletricidade movimenta as máquinas e a gasolina movimenta os automóveis, o dinheiro movimenta as pessoas. Fortuna parada, é igual a um carro parado no pátio. Ele enferruja, estraga, quebra, fica emprestável, e uma pessoa sem dinheiro morre. Deus espera que os ricos saiam pelas ruas contratando os pobres para trabalhar na obra do bem. Essa é a verdadeira bênção da riqueza, assim como Jesus saía pelo mundo recrutando pescadores para serem discípulos.

Porque Jesus condenou o rico bondoso? Na verdade, Cristo não condenou o rapaz. Se você ler a passagem novamente, vai perceber que o próprio rapaz se sentiu inadequado para seguir Cristo. Jesus disse, para Me seguir, você deve ser perfeito (santo). Mas é claro que ninguém é santo, ou 99,9% de nós não somos santos. Nós estamos vivendo, errando e acertando, pecando e perdoando. Ainda somos crianças, ainda não estamos prontos para abandonar tudo e seguir Cristo. Mas saiba que assim que você quiser, se achar pronto, Jesus estará lá te esperando e não te abandonará, essa é a Aliança de Cristo com os Homens. Não existe pecado tão grande que não possa ser perdoado, não existe caridade tão pequena que deva ser ignorada. Deus faz o julgamento dos homens de forma não a ficar comparando um homem com o outro, mas Deus compara o homem com ele mesmo, nos termos da evolução. Tente morrer com menos defeitos do que tinha quando nasceu, e você ficará bem.

Você ainda duvida e diz:" Mas então o Paraíso é uma favela, o Reino dos Céus é o Rio de Janeiro?" NÃO, e isso foi ofensivo, peça desculpas. Jesus não disse que somente os pobres serão salvos e os ricos são proibidos de entrar no Reino. Jesus não disse nada disso. Jesus comparou a dificuldade de um homem rico em ser virtuoso. Isso é verdade, todos nós sabemos disso. Nenhum de nós consegue vencer a tentação do dinheiro. Por exemplo, você já assistiu o programa do Luciano Hulk, quando ele faz o quadro " Lar doce Lar "? Então, isso é uma atitude de caridade, MAS, não é 100% correta. Deixa eu explicar. Em nome de Deus, eu quero agradecer ao Luciano pela sua iniciativa, é muito mais do que qualquer outra celebridade já fez no Brasil. Mas será mesmo? A verdadeira caridade é essa aqui, escrita na Bíblia:

(Mateus 8) " Quando Jesus desceu da montanha, um leproso se ajoelhou e disse:" Mestre, se for Sua vontade, pode me fazer limpo." Jesus estendeu a mão e tocou as feridas dizendo:" Eu quero, fique limpo." E sua lepra desapareceu. Mas Jesus disse a ele:" Mantenha isso em segredo, não conte a ninguém. Vá e entre no templo, e faça sua oferenda segundo as leis de Moisés."

(Mateus 6) " Jesus disse:" Cuidado ao praticarem sua Caridade diante de uma multidão de homens, para que todos vejam. Assim, Deus não poderá recompensá-lo nos Céus." " Assim, quando vocês fizerem caridade, não toquem trombetas diante de vocês, (...) Quando fizer uma caridade com a mão direita, não deixe a mão esquerda saber, assim sua caridade será um segredo. E o Pai do Céu que vê todos os segredos poderá lhe recompensar."

(Paulo, 1ª carta aos Coríntios, 13:1) " Ainda que eu falasse todas as linguas dos homens e até mesmo a língua dos anjos, se não tiver caridade, sou apenas um sino que toca. Ainda que eu tivesse o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios, e tivesse um perfeito conhecimento de todas as coisas, e ainda que tivesse toda fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei. E se tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres, e entregando meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso de nada me serviria.
     A caridade é paciente, é doce e benigna, não é invejosa, não é afoita nem precipitada. Não se enche de orgulho, não despreza ninguém, não procura seus próprios interesses, não se vangloria nem se irrita com nada. A caridade também não faz julgamentos preciptados, não se alegra com a injustiça e sim com a verdade. Ela a tudo suporta, tudo crê, tudo espera e tudo sofre.
     Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a maior delas é a caridade."

Primeira característica da Caridade, anonimato. Porque? Quando a caridade é anônima, somente duas pessoas ficam sabendo do bem feito, você e Deus. Nem mesmo quem recebe a caridade deve saber, ou se souber, deve se manter em segredo. Assim, a RESPONSABILIDADE por recompensar a Caridade fica por conta de Deus. MAS, se a Caridade for conhecida pelos homens, a responsabilidade é transferida de Deus para os homens que foram testemunhas. Sendo assim, toda a vez que nós formos testemunhas de uma caridade, seremos nós responsáveis por recompensar o caridoso. Essa técnica de Marketing, comparável a uma extorsão, é a utilizada pelos patrocinadores do programa de TV. O público vendo uma empresa doando caridade, fica na obrigação de consumir estes produtos para continuar ajudando a caridade. Deus não pode recompensar nenhuma dessas pessoas, o processo se torna mecânico, dependente somente das leis dos homens.

A segunda lei da Caridade é a doação. Mas como pode o Apresentador do programa fazer doação com o dinheiro dos patrocinadores? Como posso eu, Danghetti, pegar 10 moedas da sua carteira e doar para o mendigo, o que você dirá para mim? Dirá que eu te roubei! Assim, não existe caridade quando o dinheiro é dos outros. Se torna uma simples obrigação moral, de nada especial tem nisso. O próprio Banco que fornece os fundos para o programa não utiliza dinheiro próprio, ele usa é claro o dinheiro de seus clientes correntistas. O banco em si não trabalha, não produz riqueza. Ele apenas administra a riqueza das pessoas e toma para si uma parte como "recompensa" pela sua administração. Prova disso que eu escrevi aconteceu quando o presidente Collor congelou as poupanças dos Bancos, pois se as pessoas fossem todas ao mesmo tempo retirar seu dinheiro do Banco, este não teria essa quantidade física de dinheiro para pagar as pessoas, o banco tem sempre menos dinheiro do que seus clientes depositam, provando que o Banco retira dinheiro dos clientes para sí próprio. Mas você ainda pode argumentar comigo:" Mas uma família foi beneficiada com toda essa confusão!" E foi mesmo, por isso agradeço a Deus por todo esse esforço do Luciano Hulk e seu programa de TV, agradeço aos seus patrocinadores e peço a Deus que abra uma excessão e que possa sim recompensar de alguma maneira essas pessoas, que apesar de ter segundas intenções financeiras, merecem sim paz e felicidade.

Na verdade, Jesus Cristo não foi bem claro quanto ao significado da Caridade. Quando lemos a palavra CARIDADE imediatamente pensamos em DOAR DINHEIRO. Mas existe outro sentido para caridade, AMIZADE. O que é um amigo? É aquele cara que não tem obrigação nenhuma pra você, ele não é seu parente, ele não deve nada pra você, ele não casou com você. Mas o amigo sempre lembra de você, e sempre encontra um TEMPO para estar junto com você e te ajudar em alguma coisa, pequena que seja, mesmo que seja só uma conversa. O Pobre, que Jesus se referia, não é apenas aquele que tem poucas moedas de ouro. O Pobre para Deus é aquele que FEZ POUCAS VIRTUDES. Essa é a moeda dos Céus, as sete virtudes, contrárias aos sete pecados. Então o Reino dos Céus não é uma favela e o pobre não está automaticamente salvo não. Muito pelo contrário. O pobre que nunca ajuda ninguém, está mais longe ainda do Paraíso que o rico, pois o rico tem uma desculpa. O rico pode chegar a Deus e dizer:" Perdão Senhor porque eu caí nas tentações da vida." E Deus pode perdoar se quiser. Mas o Pobre dirá o que? "Perdão Senhor, mas o Senhor não me deu nenhuma tentação e então não pude fazer caridade?" Esse cara é um falso, mascarado, o que dizemos "cara de pau". Se Deus não te deu nenhuma tentação, É MUITO MAIS FÁCIL PARA O POBRE SER BOM. Pensa nisso!

Parábola da viúva (Marcos 12:41) " Jesus sentou no templo e observou a caixa de dízimos. Muitos ricos colocaram grandes bolsas de moedas de ouro. Uma pobre viúva veio e colocou duas moedas de cobre. Jesus chamou seus discípulos de disse:" Em verdade vos digo, esta viúva pobre foi mais caridosa que todos os outros. Os ricos somente doaram suas sobras, enquanto que essa pobre viúva deu uma quantia que lhe fazia  falta."

A caridade verdadeira tem muito mais a ver com TEMPO do que com dinheiro. O dinheiro apenas movimenta as pessoas que não estão dispostas a fazer caridade, eu por exemplo pedi para ser demitido da empresa que eu trabalhava porque o salário era tão pouco, e meu patrão era tão rico, que eu sentia no meu coração que estava fazendo uma caridade para um homem que não merecia. Simples assim. Eu prefiro doar meu tempo para as pessoas que atravessam minha vida do que trabalhar para um rico ingrato.É claro que eu estou sendo ingrato também, pois o rico precisa mais de uma palavra amiga do que qualquer outro, é ele quem vai ficar fora do paraíso, não eu SE DEUS QUISER.

Então seja você rico seja você pobre, olhe para o relógio e pense quantas horas do seu dia você gastou com você mesmo e quantas horas você deu para ajudar alguém, de preferência um estranho, é mais fácil ajudar quem a gente conhece. Os Santos gastavam mais ou menos metade do seu dia ajudando os outros, e metade fazendo suas necessidades, comer, dormir, rezar, andar. Para nós pecadores comuns, 1 hora já é mais que o suficiente para nos tornarmos uma pessoa melhor. Pense como um consórcio, você está querendo comprar um terreno no Paraíso, então precisa pagar com caridade, 1 hora por dia, e algum dia Deus pode contemplar sua caridade e PARABÉNS, VOCÊ PASSOU PELO BURACO DA AGULHA. Me manda um Cartão Postal quando você chegar no Paraíso, será que lá pega Skype?

Nenhum comentário:

Postar um comentário