quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Evangelho Espírita cap 21-26

CAP21 HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

(Lucas 6:43)" A árvore que produz maus frutos não é boa, e a árvore que produz bons frutos não é má. Assim, cada árvore é conhecida pelo fruto que produz. Não se colhem figos dos espinheiros e nem cachos de uvas dos abrolhos. O homem de bem tira coisas boas do seu coração e o homem mau tira coisas ruins do seu coração, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio."
(Mateus 7:15)"Jesus disse:"Guardem-se dos falsos profetas que por fora se disfarçam de ovelhas e que por dentro são lobos que roubam.Vocês os reconhecerão por seus atos. Por acaso se pode colher uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore que é boa produz bons frutos, e toda árvore que é má produz maus frutos. Uma árvore boa não pode produzir frutos ruins, e uma árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Vocês a reconhecerão pelos seus frutos."
(Mateus 24:4 e Marcos 13:5)"Jesus disse:"Tomem cuidado para não serem enganados, pois vários virão em Meu nome dizendo:" Sou o Cristo" e enganarão muita gente. Vários falsos profetas se levantarão e enganarão muitas pessoas, e a caridade em muitos se esfriará, porque a injustiça se multiplicará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo."Então se alguém disser:" O Cristo está aqui, ou está ali", não acreditem, pois irão se levantar falsos cristos e falsos profetas que farão grandes prodígios e coisas espantosas, a ponto de enganar, se fosse possível, até mesmo os escolhidos."

MISSÃO DOS PROFETAS

As religiões antigas "confundiam", quero dizer que tratavam com o mesmo propósito, oráculos e profetas. No sentido evangélico, os profetas não previam o Futuro, com a exceção de João Evangelhista que previu o apocalipse por misericórdia divina. Os profetas recebiam de Deus as palavras que guiariam seu povo. Aqui que mora o perigo que a Bíblia tanto nos avisa. Os profetas são almas elevadas enviadas por Deus com uma missão a cumprir na Terra, mas os Lobos, os ladrões, os corruptos, se fazem de profetas para arrebanhar suas vítimas e serem protegidos por elas. Jesus avisou a todos que a árvore do mal dará maus frutos. O falso Profeta, tem atitudes falsas, ou seja, ele não é humilde, não é caridoso, não é tolerante com os pagãos, invoca o nome de Deus em vão como diz o segundo mandamento, onde você somente fará a oração a Deus quando houver uma necessidade real e imediata por atenção. O oitavo mandamento também é descumprido, pois não fará falsos testemunhos contra seus irmãos, incitando o desprezo e o ódio aos pagãos. Não somente as seitas pastorais cometem tais pecados, mas na época das Cruzadas a igreja Católica também foi vítima dos lobos das trevas. Aquele que não aprender com a história está condenado a repetir os erros do passado novamente.

Não podemos esquecer nunca que os Profetas são também humanos como nós, e tem defeitos como nós, e pecam como nós. Vamos seguir nossas próprias palavras e partir de Moisés, o Primeiro profeta que nos deu os dez mandamentos. Ele foi o chefe de uma das 10 tribos de Abraão, que eram 10 povos judeus, com o perdão da simplificação, para facilitar o entendimento. Moisés era um líder, político e espiritual enviado por Deus por ser mais virtuoso que seu povo. Naquela época os judeus eram muito diferentes dos de hoje, pois no início éramos todos pagãos, e as leis dos homens seriam consideradas absurdos hoje em dia. Então Deus deu os dez mandamentos aquele povo, para que se livrassem dos pecados da carne e pudessem construir as virtudes do bem em suas almas. Mas, na ausência de Moisés, aquele povo festeiro e ignorante construiu uma ovelha de ouro para idolatrar como seu deus. Moisés ficou furioso, e o resto da história está no evangelho. Onde está o pecado de Moisés? Para defender a sua tribo contra os pagãos, foi necessário um pouco de isolamento. Então apesar de Moisés pregar o respeito a todos, também pregava que eles eram o povo escolhido por Deus (orgulho) para serem edificados no bem, sugerindo que os pagãos não eram dignos de caridade. Foi uma falta necessária, e Deus provou que os rumos que a história tomou para que estivéssemos aqui hoje pagaram seu preço.

Próximo profeta relevante a essa argumentação seria João Batista, primo de Jesus que lhe batizou. Jesus defendia muito seu primo porque era um profeta mais "brando", mais tolerante e mais carinhoso que Moisés, e pregava reformas no judaísmo arcaico. Os judeus modernos devem sua elevada compreensão das Leis de Deus a João Batista. Jesus em si foi o último dos profetas da "Anunciação", ou seja, que veio trazer a Lei de Deus ao Mundo. Na verdade, Jesus não acrescentou mandamentos na Lei, apenas nos ensinou a cumprir as Leis de Deus, acima das leis dos homens. O termo advogado, que usamos hoje apenas nas leis dos Homens, era na antiguidade conhecido como "Doutor da Lei", um termo inventado pelos Fariseus. Os Fariseus eram um povo materialista, muito ricos, e que defendiam sua riqueza distorcendo as palavras de Deus, usando a Lei de Deus como lhe fosse conveniente. Jesus veio combater essa conveniência. As Leis de Deus servem ao contrário do dinheiro, para você ser caridoso, e não rico. A riqueza não é proibida por Deus, mas o egoísmo sim. Ser rico, mas útil para seus irmãos é uma grande bênção, mas ser rico "explorando" seus irmãos e escravizando suas vontades, é pecado.

A partir de Jesus, Todas as Leis de Deus JÁ FORAM ANUNCIADAS, por tanto, nada nos resta mais para aprender, devemos fazer cumprir. Isso prova por si só que todos os profetas de hoje que dizem ter algo a ensinar são falsos, e eu corro um grande risco nessa afirmação de eu mesmo estar profetizando falsamente. Eu trabalho com o objetivo de atualizar o evangelho para a nossa realidade do século 21, fazendo-se aplicar as Leis de Deus em meio aos materialistas e aos cordeiros de ouro pastorados por lobos. Se existe algum pecado nestas palavras, é falha de meu próprio coração, que o seu amor identificou e te avisou para não contaminar a sua razão, seu raciocínio. Que não se perca toda a obre por causa de um tijolo mau colocado, mas que minhas palavras lhe sirvam como testemunha do Grande Amor que Deus tem por todas as suas criaturas, inclusive aos pecadores que sofrem, pois que nenhum sofrimento é eterno, e nenhuma injustiça ficará impune, e toda a virtude que você praticar em benefício de seu irmão, principalmente seu inimigo, terá um peso 100 vezes maior que seus pecados, pois o interesse de Deus é que você eleve sua Alma até Ele. Deus nos chama para junto d'Ele, arrependidos dos pecados e carregados de virtudes com o desejo de fazer cumprir suas Leis. Jesus sempre comparava o Pai como a um rei da terra, para efeitos ilustrativos, como fosse um rei justo. Deus não cai em contradição, ele apenas reage aos seus próprios impulsos. Se você foi abençoado e depois punido, fez mau uso da bênção, simples assim. Se ele perdoa seu inimigo mas cobra de você mais caridade, é porque você pode fazer mais porém está com preguiça, e seu inimigo é limitado intelectualmente e faz o melhor que ele pode.

O Espiritismo nos revela que existem falsos profetas também desencarnados, espíritos na erraticidade, que influenciam más idéias e pensamentos, entram no processo conhecido como obsessão. Muitos materialistas nos acusam de comunhão com o diabo por esse medo, de não vermos o Espírito que nos dirige a palavra. Os materialistas não confiam naquilo que seus olhos de carne não podem ver. Dessa forma, basta ao lobo vestir seu terno de cordeiro e a ilusão será completa. É dever nosso gravar muito bem as Leis de Deus em nossa alma e praticar a Lei diariamente, até que chega um momento em que nossas atitudes no bem sejam automáticas, fazemos o bem por impulso e sem pensar. Assim, quando for o caso de receber uma falsa instrução ou mensagem, nosso próprio coração saberá que tais palavras não fazem sentido na Lei de Deus, que existe contradição. Deus nos deu o Livre-Arbítrio do pensamento para que fôssemos capazes de vencer a nossa inocência dos ignorantes. Assim como existem generais que deram ordem para seus soldados caírem na emboscada do inimigo, existem mensagens que promovem o caos, e desviam nosso caminho. Cabe aos espíritas mais experientes filtrar tais mensagens ambíguas, e manter em segredo as mensagens pessoais, como fazia Chico Xavier. Cabe a nós frequentarmos um centro espírita de boa reputação, com ambiente puro e protegido. Cabe a nós o raciocínio, sem medo de perguntar. Todas as perguntas tem resposta, todas. Se alguém ficar bravo com sua pergunta e não lhe responder, e te ameaçar de violência, você  terá encontrado um DOGMA, e saberá que esse tabu não vem de Deus, é esconderijo para os homens guardarem seus pecados. Deus tudo vê, nada é oculto.

Aquele que acredita com a verdadeira fé em Deus sabe que o mal se manifesta mas o poder do bem e muito maior. As trevas se escondem porque a luz tudo esclarece e transforma a mais negra das sombras na mais pura das luzes a iluminar o Reino dos Céus, eu inclusive. Portanto, assim como um rádio FM sintoniza apenas um canal por vez e ignora todos os outros, o coração puro e virtuoso sempre estará em contato com o bem, e o mal não terá a "vibração" certa para lhe influenciar. Quando as trevas nos iludem de alguma forma, é sinal que nosso coração desejava se satisfazer naquele pecado, e portanto é uma falha na caridade para com nosso próprio coração. Purifiquemos nossos pensamentos, e nossas vontades no pecado serão substituídas pela vontade em servir ao bem, e teremos prazer em fazer o bem. A carne é fraca, e geralmente colocamos a culpa de nossos pecados na "vontade do corpo". O corpo nada quer e nada faz sem a nossa alma, e portanto devemos ter coragem e humildade, e bater de frente com nossas falhas. "Como pode ajudar a tirar o cisco do irmão se você não vê a trave que está no seu próprio olho?"

LUOZ, ESPÍRITO PROTETOR DE CARLSRUHE

CAP22 NÃO SEPAREM O QUE DEUS UNIU

(Mateus 19:3)

Para um materialista é difícil entender porque não poderia pedir divórcio sendo que o relacionamento tornou-se impossível. É simples responder, tornou-se impossível porque nesse relacionamento só existe carne, e sem Deus as trevas dominam e fazem o que querem. Para nós Espíritas essas coisas óbvias são motivos de sentir pena e dó dessas pessoas ignorantes, mas devemos controlar nossos corações e pensar da seguinte forma." Talvez essa desgraça que nossos irmãos deixaram acontecer com eles mesmos os tornem arrependidos de seus pecados e agora eles se aproximem de Deus." Portanto, não é somente pena, que seria o orgulho da superioridade, mas sim esperança em um futuro melhor, mais próximo do Pai. Em um verdadeiro lar edificado por Deus, não existe pecado, e as duas carnes serão uma, e o que Deus uniu ninguém separa. O divórcio é necessário para evitar tragédias nos lares materialistas, como lemos nos jornais quase diariamente, que crimes passionais são cometidos. Mas nos lares religiosos, mesmo que haja uma afinidade com um estranho, são apenas almas amigas de outras épocas, e nenhum pecado carnal pode ser permitido.

Então para nós espíritas qual é a importância do lar nunca ser desfeito? Primeiramente nossos filhos. Toda vida encarnada é cuidadosamente planejada no plano espiritual, para que o acaso não domine nossas vidas, e para que as trevas não se manifestem, pois elas precisam do caos para fugir ao controle de Deus. Um filho, por mais que você desconfie às vezes que é a encarnação do diabo em pessoa, como eu fui, é sempre uma alma escolhida para os Céus para que ele influencie a sua vida da melhor forma possível, e vice-versa. A alma evoluída sempre acha que está saindo "perdendo" com o relacionamento íntimo com uma alma mais ignorante, porém quantas vezes neste livro não usamos a palavra CARIDADE? Além de ser a prática da caridade, Deus testa seus fiéis nas virtudes que aprenderam, pois elas precisam ser sólidas e à prova de qualquer treva. Eu não tenho uma história curta para ilustrar a importância da fidelidade no relacionamento, Recomendo o Livro "Renúncia" por Emmanuel e Chico Xavier.

Contarei a história mais curta que tenho sobre redenção da alma demoníaca: livro "Francisco de Assis" por Miramez e João Nunes Maia editora Fonte Viva 26ªed

Cap9 pag124 Unidos para o Bem.
      O mutirão do Verdugo Hernesto era avassalador, com a participação de dezenas de Entidades predispostas ao Mal, escolhidas a dedo e reunidas em grupos, selecionadas pela intensidade das maldades que praticavam, nas modalidades mais tétricas.
      Hernesto, homenzarrão de traços grosseiros, abrutalhado, tinha sede de sangue como tinha de água. Reunindo um grupo de pessoas através de processo cármico, passara a vida cercado de trevas. Dois de seus filhos se tornaram assassinos por prazer, buscando suas vítimas nas estradas e delas abusando de todas as formas imaginadas na maldade. Entendiam que o furto era prova de sua superioridade aos mais fracos. Duas de suas quatro filhas foram estupradas em sua própria casa, e sua esposa era fera enjaulada na carne.
      Essa era sua família. Sua filha mais nova o idolatrava, Carmellini, e Hernesto tentava expressar a retribuição desse amor de forma muito rudimentar. Eram dois espíritos muito ligados. Um simples choro de Carmellini transformava a Besta maligna em delicada ovelha servil.
      Certa ocasião Carmellini gozava da natureza sozinha, brincando e correndo ao sabor do vento. A menina se transformava em moça e começava a desgostar das atitudes nefastas de seus familiares.
      Em um de seus passeios, Carmellini foi raptada por dois malandros, à espreita da inocência como corvos. Os dois blasfemaram achando ser um presente dos deuses, e abusaram de seu inocente corpo, abandonando a lastimável carcaça. A moça enlouquecera, o trauma a tornara incapaz de raciocinar.
      Quando se recuperou o corpo, sua mente era confusão total, e ela perdeu as memórias e o caminho de casa. Perdida nos Apeninos, alguns lenhadores a encontraram e por caridade a levaram até à cidade. A confusão mental do trauma era tanto que a única coisa que se entendia da menina era uma música "Li..Li..Li..". Ficou conhecida como a "doida Lili".
       Hernesto enlouquecera também. Os filhos, acostumados a abusar das filhas dos outros, aconselharam o pai a esquecer o assunto, pois o pai estava piorando na doença. A única coisa que amarrava a sanidade do coração de Hernesto lhe havia sido arrancada como ele o fizera muitas vezes, mas agora ele sofria intensamente do mal que sempre provara. O egoísmo petrificou seu coração, e sua mente jurava fidelidade eterna ao mal e a vingança.
      Certa vez, alguns ladrões entraram em sua casa achando estar abandonada, e encontraram Hernesto abandonado no leito, apodrecendo de lepra. E Filipino, o diabólico, que tinha muito nojo dessa doença ateou fogo à casa dizendo aos amigos:
      - Hoje, infelizmente, estou praticando uma boa ação, mas vá lá! Essa doença é terrível, se queimássemos todos ficaríamos  livres desses marginais da natureza...
      Hernesto permaneceu consciente durante um tempo, e teve a chance de se reconciliar a Deus, mas preferiu abraçar seus piores sentimentos de ódio e vingança. Livre da carne, seu espírito jurou ser o maior e mais implacável verdugo da história.
       Hernesto tornou-se líder de espíritos baixos das trevas e saiu pelo mundo espalhando baixos pensamentos nos fracos corações dos homens, provocando uma crise na justiça da Terra.
       O diretor espiritual de Assis recorreu à sabedoria de João Evangelhista:

      Meus filhos, vamos colocar os nossos corações a serviço de Cristo. Foi Ele que nos ensinou que o Amor cobre a multidão dos pecados. Não existe ser algum, mesmo que seja todo maldade, que o Amor não desvaneça, ou não penetre na mais profunda das suas entranhas, levando a mensagem de renovação. deus não nos criou diferentes uns dos outros; somos todos iguais, com as mesmas tendências e com o mesmo destino. Tudo isso que notamos, e que achamos ser um desastre nos caminhos humanos, tem como objetivo o Bem, sendo males aparentes. Verdadeiramente, a essência de tudo é o Amor, que mesmo não se mostrando exteriormente, vibra por dentro, ainda que menos intenso, e é neste campo que iremos focar. Não poderemos duvidar do poder insuperável da fé e do Amor, que a missão da luz nos sugere. Quem pretende e trabalha no bem, nunca é desamparado, e nós voluntários dessa guerra, temos de nos preparar, pois o Bem é a ciência na qual quem mais Ama, mais glórias tem.
      Quando a Alma encarnada ou o Espírito livre no plano espiritual se afasta temporariamente dos caminhos espirituais, sente-se intimamente perdida e sem remissão, sentindo-se envolvida em clima negativo, e sente a consciência em um inferno. Mas como nada se perde e tudo se renova na luz, chegará o dia inevitável da renovação interior, da limpeza espiritual se instalar na alma e no coração, por mais alta ordem de Deus. A missão de Jesus Cristo não foi outra nesse mundo. E seus discípulos e agentes do Bem, se esforçam a viver no Seu mais puro Amor, dando testemunho, vivendo na humanidade, por serem todos filhos do mesmo Deus.
      A luz não pode temer as trevas. A Verdade é o programa do Criador que inspira as nobres Criações. Vamos nos unir para o Bem. Esta unidade é por excelência gloriosa. Se porventura tivermos problemas, lembremos de Pedro 4:14 primeira carta:
      "Se pelo nome do Cristo sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus."
      Paulo 8:17 na carta aos romanos:
      "Ora, se somos filhos, também somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Se com Ele sofremos, é para que também com Ele sejamos glorificados."
      O nosso irmão Hernesto é um sofredor revoltado com os métodos de disciplina ajustados em seu caminho, ou seja, seu próprio carma. Ser-nos-á difícil ajudá-lo, se compartilharmos a sua revolta, ódio e vingança, se negarmos o perdão. Se conseguirmos doar-lhe algum amor, ele reconhecerá a existência de Deus, e como o filho pródigo, retornará a casa paterna, com a Lei no coração. Vem dos campos de batalha com suas experiências, se tornando no soldado do Mestre, na maturidade da alma. Nenhuma de suas ovelhas se perderá, é a esperança da salvação da ignorância.

      O grupo unidos para o bem estava entusiasmado de esperança, guiados por João Evangelhista, partiram os soldados de Cristo para a batalha celeste. O fanal do grupo era servir sem reclamar, amar sem exigir, perdoar sem limites, compreender sem embaraços.
      Conforme solicitara aos seus assessores, recebeu endereço de Carmellini ainda encarnada, e sabia onde estava o espírito de seu pai e suas más companhias o tempo todo. A moça estava em Florença, internada doente em casa de freiras, que por acaso se encontrava também na mesma casa uma freia que outrora era patroa rígida e presunçosa, que ofendera Hernesto e estava marcada para a vingança. Então Hernesto reuniu seus corvos malignos e sobrevoaram o convento, porém sem perceber a presença das boas almas protetoras do lugar, pois que o bem é muito mais suave e se torna invisível ao mal.
      João Evangelhista pessoalmente se encarregou da tarefa de preparar o ambiente, no quarto de Carmellini, A louca Lili. A moça já estava de idade avançada, pois o tempo avança em diferentes passos para os espíritos. Sua doença lhe enchia os podres pulmões de fluidos e chagas explodiam em sua pele castigada. Seu coração mal batia, aguardando somente a sua unção.
      João tomou uma forma visível de idoso senhor, e colocou a cabeça da enferma em seu colo para lhe preparar os sentimentos necessários para o reencontro com sei pai, Hernesto.
      Hernesto foi atrapalhado pelas forças do bem que esconderam a freira arrependida, e acabou entrando no quarto de Carmellini. A princípio não reconheceu o corpo da filha, mas foi impedido de sair por Pai João. Em sua mente nefasta e endurecida de ódio, Pai João acendeu pequena vela de esperança, na forma da memória da pequenina e inocente Carmellini de seus tempos felizes. Ele passou as mãos nos olhos vesgos sem acreditar em sua boa sorte. Era ela mesma! Um turbilhão de pensamentos desconexos passou por sua mente.
      (Paulo aos Efésios 4:22)" No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano. (...) E vos renoveis no espírito do vosso entendimento. e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus em Justiça e retidão, procedentes da Verdade."
       A pequena faísca acendida por Pai João começava a aumentar, fazendo com que os pensamentos de Hernesto se ordenassem no amor esquecido, e acalmando seu ódio. As saudades começaram a dominar seus pensamentos. Sua espada espiritual foi enterrada no chão em forma de cruz e caiu de joelhos diante da filha enferma. 
      João Evangelhista chamou com delicadeza:
- Carmellini!... Eis teu pai, minha filha! Lembra-te dele, Hernesto, esse coração que te ama. Toma coragem e mostra-lhe o amor. Ajuda a seu pai nascer de novo em espírito e verdade.
      Carmellini levantou-se e viu a cruz da espada enterrada, beijou-a em agradecimento. Hernesto não conseguia disfarçar as lágrimas. A aparência grotesca de Hernesto dava sinais de rejuvenescimento, uma bênção do amor renascido. Por um momento, Hernesto sentiu ciúmes de Pai João por ter tocado na filha, mas o ambiente preparado anteriormente já tinha previsto esse inconveniente, e as providências já foram acertadas.
      Carmellini, começou a reconhecer seu pai, abriu os braços e caíram os dois em lágrimas regeneradoras. Aos beijos e abraços, o amor começava a fermentar nos dois corações antes tristes. A moça pediu a Pai João que lhe apresentasse a vida do pai, e então Pai João sentiu que era hora de cortar os laços da menina com seu corpo moribundo.
      O corpo doente deu seu último suspiro, e as freiras quase imediatamente se deram ao trabalho de se livrar da doença, queimando também os utensílios e objetos pessoais. Pai João levou as almas cansadas pelo renascimento até uma estância de renovação, chamada "Estrela do Amanhã", construída pelos primeiros cristãos perseguidos em Roma.
      Hernesto dormira quase uma semana, de tempo espiritual, acordando muito modificado. Chamava por Carmellini que estava lá o tempo todo. Se abraçaram e choraram novamente. Depois de algum tempo os dois estavam acostumados a sua nova realidade, agradecidos pela acolhida.
       Pai João retorna para ter notícias dos resgatados, e Hernesto com dificuldade nas qualidades do agradecimento, novidade para ele, tenta conversar com o anjo:
- Como estás passando meu filho?
- Bem... Bem... Senhor... Espero melhorar mais...
- Sim!.... Deus é misericordioso, o Seu Amor transporta todas as nossas dificuldades e nos desperta para a paz, mesmo em plena guerra.
       Pai João fizera, de fato amanhecer a esperança em todos os irmãos naquela dependência de caridade, em nome de Deus e de Jesus. Todos os que tocavam as suas veneradas mãos e a beijavam, sentiam emoções que se aproximavam da felicidade, e no ato da fé cristã, saía como por encanto, uma parte luminosa como uma pequena estrela, da grande quantidade de fluidos que circulavam acima de sua cabeça, e adentravam os corações, pelas vias da Esperança, que cada um que manifestava a gratidão pela presença do Apóstolo.
       Carmellini sussurrou a seu pai:" Mas que felicidade a nossa, de encontrar esse Anjo de Deus! Por que a gente, quando na Terra, não conhece essas verdades como elas são? Parece um sonho... A vida é muito mais bela do que a contada pelos grandes poetas ou pelo estro de iluminados tribunos!"
       Em outro momento, Pai João cedeu um momento especial aos seus mais novos resgatados:
      - Meus filhos, eis que estamos, por Bênçãos de Deus, nesta estância espiritual, que a bondade de Jesus Cristo nos concedeu. O nosso querido Hernesto acaba de chegar de um temporal; renovado, sente-se um pouco abatido pelo que se passou nas estradas percorridas, mas nada há de ser. Se o amor cobre todas as transgressões, no falar do Velho código de Deus, se o amor cobre todos os pecados, no afirmar do Vero do cristo, que nos resta a fazer nesses momentos? Não perder tempo, no tempo que nos é concedido por graça do Criador, e amar a quem ofendemos, amar aos que julgam ser nossos inimigos, amar os sofredores, os encarcerados, os famintos, os nus de todas as espécies. Amar sem condições, e sem pretender dividendos... O amor é, por excelência, a força única de toda a criação, que Deus usa para nos manter nos esplendores da vida.
      Logo, vocês devem, por inteligência, se familiarizarem com o Evangelho, de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque ele é a síntese mais perfeita de todas as leis cósmicas universais. Lembremo-nos:
     (Mateus 7:7) "Pedi e dar-se-vos-á".
      Dentro da bíblia, meus filhos, existe tudo o que porventura a humanidade possa necessitar. No entanto, é conveniente que compreendamos o sentido da fala de Jesus:" O buscai e achareis" é o esforço próprio de cada coração em busca da Verdade; é igualmente o esforço coletivo de um lar ou país, de um mundo ou constelação, no objetivo da harmonia universal! O batei e abrir-se-vos-á é a continuação da busca, sem esmorecimento; é a persistência nos ideais do Amor e da Caridade, na libertação dos sentimentos superiores. É a firmeza do Bem, que se divide em milhões de caminhos, para que aprendamos a amar sem exigências, e a viver sem maldade. E o pedi e dar-se-vos-á nos sugere pedirmos compreensão com humildade, pedirmos à inteligência Divina que nos inspire nos momentos em que buscamos e batemos às portas da Verdade. E pedirmos aos outros o perdão, quando os ofendemos; é pedirmos em prece pela humanidade inteira. Eis que isso é o princípio da abertura desses entendimentos, que alcançam o infinito.
      Quando a alma se inicia nesses entendimentos, outros prismas de luz darão visão mais ampla, do que pode ser o pedir, bater e buscar. Se esse versículo nos traz tanta sabedoria, e o resto do Evangelho? Um tribuno evangelhizado poderia falar mil anos, sem parar, dos preceitos do Cristo, e ainda restaria assunto para tempo indeterminado. O Evangelho é o pão que desceu do céu, é a água pura que veio à Terra, é a luz que clareia a humanidade! Apeguemo-nos a ele, que seremos salvos para sempre.
     - Meus filhos, todos nós fazemos parte de uma só família e de um só rebanho neste mundo que nos serve de moradia, no qual existe um só pastor, que é Nosso Divino Mestre; o Seu endereço é o testamento que nos legou. Quem quiser encontrá-Lo, que se esforce para entender o que disse. É justo que queiramos saber onde estão aqueles que nos foram caros na existência Terrena; no entanto, quantas vezes passamos por lá? Se na verdade queremos por gratidão, ajudar a quem nos foi de ajuda, devemos auxiliar a humanidade inteira, pois esse é o círculo da vida. E fora da Humanidade tudo que existe está nos ajudando sempre. Onde nossos antigos companheiros estiverem, estarão cercados de amigos e forças do bem. O que chamamos de provas e espiações, são reveses benfeitores para despertar em nós a natureza divina, dentro da natureza humana e além. Firmemos os pés na construção do Bem, que seremos dignos da felicidade, e quem trabalha sem reclamar, na difusão do Amor, será sempre coadjuvado pela Luz de Deus, em inspirações constantes.
      Ninguém pode amar sem perdoar, ninguém pode perdoar sem entender, ninguém pode entender sem analisar, e ninguém pode analisar com bom senso sem sentir no coração a Fraternidade, que se transforma para os outros, em variadas modalidades do Bem. Nós outros, para entendermos o valor da liberdade, certamente deveremos nos submeter às prisões, ser encarcerados pelas reações exteriores e, por último, pela consciência. A luz se define porque existem as trevas. Procuramos a Sabedoria, por estarmos ainda envolvidos na ignorância. Reconhecemos o Sol como agente benfeitor, por causa das trevas da noite. Achamos que o ar é uma bênção de Deus, quando esse fluido divino começa a nos faltar. A saudade nos certifica de que, ao caminharmos junto das pessoas que amamos, devemos dispensar mais carinho. O arrependimento nasce nos contrastes da consciência, que abrem os nossos sentidos para outro tipo de vida e, os caminhos da felicidade, somente os encontramos depois de longa tormenta nas estradas do erro.
      Agora, meus filhos, estão despertos para Cristo e isso é grandioso na vida de cada alma em particular. E a alegria maior é que não existe regressão dos valores conquistados que, se quisermos dizer, nos foram entregues por misericórdia de Deus, nosso Pai Celestial. Devemos compreender que não existem distâncias para quem ama e, se quem ama é amado na mesma dimensão pela alma a fim, mesmo separados pela maior das distâncias, se sentem um só na força do Amor.
      - Eis que a Natureza é nossa mestra maior; os seus exemplos calam de modo indizível em nossos corações e em nossas consciências. Ante qualquer depressão que por vezes nos atinge, simples meditação diante desses corpos vegetais, balançamdo-se na brandura dos ventos, nos devolve a serenidade. Essas flores não parecem sorrisos das nossas companheiras de retaguarda? Os seus galhos não parecem braços e mãos em súplica a Deus? O clima aqui está saudável e desfrutamos de um ambiente ameno, pela ajuda dessas árvores, de certa forma extraordinárias, que nos dão aquilo a que se propuseram dar pela sua estrutura intrínseca, no conceito da vida universal. Assim são as aves, os peixes e os animais, participando todos da existência humana e dando sua contribuição, sem que a exigência seja idéia central, o que geralmente ocorre com os homens. Nada há no mundo que não seja útil!
      "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito. E quem é justo no pouco é justo no muito."
      - Isso é tema da parábola do administrador infiel; não sou eu quem responde, e sim o próprio Jesus. Se não existem, meus filhos, nem árvores nem animais inúteis na Terra e no Céu, quanto mais homens e Espíritos fora da Carne! Somos criações mais ou menos aprimoradas pelo tempo; ser-nos-á mais fácil ajudar a quem quer que seja, onde quer que estejamos. Constitui negação do bem querer afirmar-nos sem utilidade diante da vida. Todos poderemos ser úteis uns aos outros e quem achar que o pouco não merece atenção está completamente enganado. A fidelidade e a justiça, o Amor e a Caridade, começam mesmo é nas coisas mais simples, crescendo com os valores do próprio tempo. A gradação é muito importante na vida de tudo e de todos. Não poderemos crer nas coisas que se fazem de uma só vez, senão vejamos: as letras são colocadas com intervalos, para que a palavra seja entendível; assim são as palavras que articulamos, nossos pensamentos, os mundos, os sóis no espaço infinito. Tudo obedece a uma cadência, para que a harmonia se faça e se transforme em amor.
      Quem tem interesse em ajudar, nunca espera ou pensa que a ajuda seja muita ou pouca. Auxilia sem exigências, sem medidas para mais ou para menos! De uma gota d´água do oceano poderemos constatar a constituição de todo o mar. De um "Levanta-te e anda", do Cristo, enfermos de muito tempo aprumavam-se e começavam a carregar o seu próprio leito. Foi desse e de outros pequenos atos de Jesus que se constituiu essa doutrina maravilhosa em todo o mundo físico e espiritual... Não queiram esconder o que já possuem de bom. Antes, ofertem esse valor em nome de Deus, que o pequeno tornar-se-á grande pela lente do Amor, pois é dando que realmente recebemos e é recebendo que damos com mais entusiasmo, reconhecendo a grande lei da Justiça.
      Quanto a vocês, espero que logo estejam no trabalho, nas lides do Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele os chama e não exige dos trabalhadores pureza inconcebível. É necessária a boa vontade, que as suas mãos sejam operosas, e que despertem nos corações o prazer de ajudar, de aprender e de amar. Estão numa colônia das mais aparelhadas para o aprendizado com o Mestre. Aproveitem a oportunidade e sejam peças valiosas na engrenagem da casa.
      (Timóteo 5:18)"Não amordaces o boi quando pisa o grão. O trabalhador é digno do seu salário."
      Vejamos a beleza dessa expressão, neste momento oportuno para todos nós. Quando não estamos fazendo o Bem com eficiência, estamos pisando o grão de trigo do Amor; no entanto, esse grão de trigo nasce assim mesmo, desde que estejamos bem intencionados e procuremos, a todos os instantes, nos melhorarmos. As bênçãos dos Céus não faltarão e todo o trabalhador é digno do seu salário. Isso constitui uma grande esperança para os operários do Bem. Cruzar os braços diante das necessidades é não confiar na Providência Divina, é duvidar de si mesmo. E o salário vem para os que trabalham, de maneira bem mais sutil que poderemos imaginar: todavia, nunca deixa de vir. A contabilidade do Céu nada esquece, absolutamente nada. Creio eu que os dois serão, em breve irmãos em Cristo, a serviço da Fraternidade, o que para nós será uma grande, muito grande alegria. Que Deus os abençoe agora e sempre!

CAP23 ESTRANHA MORAL

Esse capítulo trata-se de explicações sobre o jeito correto de se ler a bíblia. Devido à problemas humanos como falhas de memória das testemunhas, ou problemas de tradução entre as línguas, surgem palavras estranhas ao entendimento, e por isso nunca lemos a bíblia no sentido real ou literal, ela deve ser interpretada figurativamente.

(Lucas 14:25) "Jesus disse:"Não poderá ser Meu discípulo aquele que vier a Mim e não odiar seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, e até mesmo, sua própria vida."

Jesus ensina ANTES dessa passagem "amai ao próximo como a si mesmo." e depois LUCAS me aparece com a palavra odiar? Obviamente, Lucas que era o mais rude entre os apóstolos, não foi capaz de exercer a delicadeza das palavras. Um sinônimo de odiar, porém com sentido menos grave, seria DUVIDAR. O que é uma dúvida? Seria um questionamento, uma pergunta, ou seja, você Não aceita o fato que lhe foi imposto. Esse fato seria a sua própria vida material na Terra. Com isso Jesus queria dizer que aquele que quisesse acompanhar Jesus, não conseguiria fazer assistindo o Datena, deitado no seu sofá, ar condicionado e suco geladinho. Jesus tinha pouco tempo para cumprir sua missão na Terra pois a paciência dos Fariseus e dos Romanos era bem curta. E para isso precisava de trabalhadores dispostos a arriscar tudo na Terra, em troca das recompensas dos Céus.

Hoje em dia Jesus não nos cobra mais sacrifícios de sangue, pois isso é contra a idéia que temos de ordem, justiça, civilização e vida moderna. Mas nunca nos podemos esquecer da Caridade, em doar tempo e compartilhar seus recursos com o próximo. Assim construiremos uma cópia do Reino dos Céus aqui na Terra.

Continuando a justificativa, a língua de Jesus era o Hebraico, e é uma língua difícil e com muitas palavras escritas iguais mas com pronúncias diferentes. Por exemplo, Cabo (de corda) e Camelo (o animal) tem a mesma palavra, escrita. A diferença numa conversa seria a entonação mais aguda ou mais grave. Alguns "R" raspavam a garganta, outros vibravam a língua. A mesma dificuldade na nossa língua emprestada dos Portugueses seriam os vários sons de "S". Ora possui som de gás escapando da garrafa, "SSSS", ora possui som de Z, ora possui som de "CÊ". Ci eu foce escrever da forrma como falamus, voseh teria dificuldades di acompanhar meu rasiosiniu.

Outras parábolas bíblicas levam em consideração costumes e crenças judias daquela época, que não compreendemos mais hoje em dia. Aqui no Brasil, os Palmeirenses são chamados de porcos, apesar do mascote do time ser um periquito. Mas na Alemanha chamar uma pessoa de porco é uma gravíssima ofensa. Os palavrões e ofensas da Alemanha tem sentido a comparar as pessoas aos animais de fazenda, enquanto que aqui no Brasil, você ofende a pessoa comparando-a a um presidiário Homossexual que falhou em defender sua masculinidade.

Muitas mensagens que o homem considera "escondidas", na verdade são de entendimento Espiritual, e portanto os materialistas não possuem o intelecto para compreender. Por exemplo uma passagem de Isaías (14:18) " Todos os reis de todas as nações deitam na glória e riqueza de seus túmulos, Mas serão ressuscitados e expulsos de seus túmulos, em trapos, como cadáveres pisados. Não serão permitidos se reunirem aos outros "na sepultura", pois vocês destruíram a Terra e mataram seu povo."

Isaías foi um grande oráculo, pois tinha o dom de prever o futuro. Mas ele não tinha a permissão/intenção de explicar para aquele povo materialista sobre a vida além do corpo. As pessoas materialistas, não conhecendo a existência da vida da alma, acham que no dia do juízo final, os mortos se levantarão dos túmulos, por isso existem cemitérios por toda a Terra. Na verdade cada alma que desencarna é imediatamente julgada, não apenas levando-se em consideração seu passado, mas também suas realizações futuras. Essa verdade Espírita causa muita polêmica entre os materialistas, e devemos responder o mínimo possível sobre esse assunto, pois essa é a chave da iluminação, o conhecimento da vida após a morte é a mudança completa entre o materialista e o Espírita. Isso normalmente causa muita confusão na cabeça deles, e como sabemos o caos é uma abertura para a instalação das trevas, devemos manter e respeitar o nível de entendimento intelectual de cada um. Não é errado levar uma vida materialista, desde que não seja motivo de sofrimento dos irmãos.

CAP24 NÃO COLOQUEM A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

Candeia era a Lâmpada, um vaso cheio de óleo que funcionava como lampião. Alqueire não tenho certeza, mas seria uma espécie cesto de vime trançado, onde se carregava a colheita e os pães. Então Jesus quis dizer, Não esconda a luz, o bom não deve se esconder do mundo, o conhecimento não deve ser guardado. O bem vencerá o mal quando o bem se fizer presente, tomar uma atitude. Jesus queria incentivar seus discípulos como um técnico de futebol levanta a moral de seus jogadores antes de entrar em campo. O espiritismo nos alerta sobre a forma como o mal se manifesta. O mal precisa agir no Caos, nas trevas, no desespero. Em um ambiente purificado, em paz, com pessoas iluminadas, as trevas são imediatamente expulsas, não é necessário nenhum ritual especial. Mas se o religioso tentar um exorcismo cheio de medo e insegurança no coração, então será instalado o caos no ambiente e as trevas agirão.

NÃO PROCUREM OS GENTIOS

(Mateus 10:5) Jesus novamente dando instruções aos discípulos, dizendo a melhor forma de evangelizar. Muitas igrejas e maus pensadores usam esta frase como forma de desprezar e ignorar os não crentes, porém mais uma vez lembremos que isso é contra a Lei de Deus pois devemos amar a todos como a nós mesmos. Pense comigo, como era a vida das pessoas comuns na época de Cristo? Muito difícil, e politicamente instável, mais ou menos como é hoje ainda, infelizmente. Então, a estratégia de Jesus foi simples: Evangelizar os Judeus que já sabiam as Leis de Deus mas aplicavam errado, para depois evangelizar aqueles que não conheciam a Lei. Faz muito sentido, pois se você converter os pagãos ANTES dos Judeus, eles iriam acusar o Cristianismo de ser uma seita pagã e JAMAIS aceitariam as palavras do Mestre. Não existe preconceito nenhum nas palavras do Mestre. Os homens preconceituosos enxergam apenas o que tem dentro do coração deles mesmos.

Aqueles que conhecem a Lei e cometem pecados, são muito mais perigosos e culpados do que o ignorante que peca por acidente. A responsabilidade de cada um de nós será o peso de nossos pecados na Balança da Justiça Divina. O mesmo pecado, feito por duas pessoas diferentes, um ignorante e um Religioso, terão o peso de uma pluma de pavão para o ignorante e o peso de 100 elefantes para o religioso. Como o tempo de Jesus na Terra era curto, ele precisava aproveitar melhor o seu tempo combatendo os dogmas judeus, e deixando a evangelização por parte de seus 12 apóstolos e 108 testemunhas. Como qualquer líder sensato faria, delegar funções para a equipe.

OS SÃOS NÃO TEM NECESSIDADE DE MÉDICOS

(Mateus 9:10) Os Fariseus viram Jesus comendo na mesma mesa com Publicanos e pessoas de má fé, e questionaram "Porque o senhor se mistura com essa gentalha?" Jesus responde:" Os sãos não tem necessidade de médico, mas sim os enfermos."

Publicanos eram judeus aliados aos romanos, que dominavam a política da época e eram vistos como traidores, assim como são os políticos hoje em dia. Os Fariseus, somente relembrando, eram chamados de Doutores da Lei de Deus, estudavam os livros judeus do Velho testamento e se julgavam exemplo moral a ser seguido. Na verdade eram muito arrogantes, orgulhosos, e aplicavam a lei de Deus conforme suas necessidades monetárias, eram todos muito ricos. Jesus foi irônico ao responder assim, pois na Verdade Jesus almoçava em silêncio, pois compreendia a situação de ignorância daquelas pessoas. Mas Jesus nunca perdia a oportunidade de ensinar os Fariseus, pois eles eram a verdadeira doença daquele povo, oprimido pelos romanos e pela corrupção das Leis de Deus dos Fariseus.

CAP25 BUSQUEM E VOCÊS ENCONTRARÃO

Esse é o princípio da Lei do Trabalho. Deus não pode descer dos Céus pessoalmente e lhe entregar roupas, comida, uma mansão e as chaves da Ferrari. Que tipo de filho você seria? Que bem você faria a seus irmãos? Quais pecados você tirou do seu coração? Aquele que ora e trabalha, receberá. Se você quiser plantar milho para alimentar seus animais, nascerá milho para seus animais. Se você orar para que sobre milho para você e sua família, sobrará. Se você orar para dar um caminhão de milho de um pé só, não acontecerá. Para que a bênção seja merecida, você deve plantar um caminhão de milho para colher um caminhão de milho. Alguns podem se perguntar:" Mas meu patrão não faz nada e tem tudo." Seu patrão é o administrador responsável por uma riqueza que ajuda a sustentar as famílias de seus empregados, sendo assim, assumir tamanha responsabilidade de ajudar tantos irmãos, é uma bênção digna em si mesma. É claro que alguns acabam corrompidos pela ganância e Vaidade, mas confia a Deus o julgamento dele, trabalhem vocês seus próprios milagres e eles acontecerão.

Existem seitas religiosas que pregam a ignorância como uma bênção. Proíbem uso da mídia, estudos científicos, conversas com pessoas não crentes. Isso é completamente oposto à Lei do Trabalho. O pecado da ignorância é grave no sentido que Deus não pode te ajudar se você não ajudar a você mesmo. Um ignorante que procurar emprego mas não souber trabalhar, não terá emprego digno, será tratado como burro de carga. Se o trabalhador não se atualizar, não poderá receber uma promoção, e não poderá ser responsável por ajudar os companheiros. SE A INTELIGÊNCIA FOSSE PECADO, DEUS NÃO TERIA NOS DADO UM CÉREBRO CAPAZ. Observe o seu cachorro. Nós costumamos achar os cachorros inteligentes, mas são apenas instintos. Ele pode aprender alguns truques, mas não será capaz de trabalhar, de produzir novo conteúdo. Um Ser Humano que abandona a sua própria inteligência, está se rebaixando ao nível dos animais e isso é uma grande ofensa a Deus, pois Ele quer o melhor para você e te deu condições para estudar, mas o ignorante está sempre perdendo tempo, o precioso tempo que temos na Terra é uma grande bênção de Deus. O lazer é necessário para descansar depois do trabalho, mas alguns reclamam que seu trabalho é pouco produtivo, e sobra muito tempo livre. Use esse tempo para aprender um novo ofício! O trabalho dignifica a alma, lhe ensina humildade e a servir as necessidades dos irmãos, lhe ensina Caridade.

(Mateus 6:19) Essa passagem foi uma instrução aos discípulos para que fortalecessem sua fé, pois não iriam ter dinheiro e não iriam trabalhar para os homens, mas sim para Deus. No meio daquele povo materialista, viver se assemelhando a mendigos era muito difícil e isso preocupava os Apóstolos, por isso Jesus os comparou a pássaros, que são recompensados por seus belos cantos. O trabalho vem de muitas maneiras diferentes, não apenas na roça colhendo frutos. O trabalho intelectual também é recompensado e também é uma ajuda aos irmãos. Naquela época os poucos trabalhos intelectuais que existiam eram os inventados pelos Gregos, visto como pagãos preguiçosos. Hoje sabemos o seu valor, de canto, pintura, poesia, teatro, música, e hoje são aceitos como trabalhos dignos.

Jesus disse aos apóstolos para não terem medo, pois até mesmo os pagãos materialistas eram capazes de praticar a Caridade, e a Caridade daquele povo iria sustentar os enviados por Deus, em agradecimento por suas belas palavras. Nós espíritas temos de resistir ao desejo incontrolável de sair pelo mundo gritando a verdade aos quatro ventos, porque estaríamos atirando muitas pérolas a muitos porcos, e estaríamos alimentando muito ódio e muito orgulho e muita inveja. Por isso devemos ser discretos, deixar que nossas boas atitudes falem por nós, e atender aos curiosos um por um, com paciência e cuidado para não revelar tudo de uma vez. Todos nós poderemos ser como os discípulos, mas não podemos fazer o bem para quem não deseja receber. Não podemos matar a sede de quem já bebe de outra fonte. Talvez agora seja a hora de buscarmos os Gentios, os pagãos, os não crentes, os ateus, os criminosos, os políticos, os viciados químicos, aqueles que não tem um caminho aberto até o Pai. Respeitaremos todos os caminhos até Deus, com muita honra e amizade, mas não deixaremos ninguém para trás, principalmente os rejeitados pelas religiões dos homens. Jesus nos convoca diariamente para levar a Candeia para todos que estão no escuro. A terra passará por mudanças previstas pelo Pai João, e é nosso dever e dignidade resgatar os irmãos perdidos assim como eu fui, e vocês foram em outras épocas.

CAP 26 - DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA SE RECEBE

(Mateus 10:8) "Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, limpem os leprosos, expulsem os demônios. Deem de graça o que de graça receberam."
(Lucas 20:45 - Marcos 12:38 - Mateus 23:14) "Afastem-se dos escribas que se exibem passeando com longas túnicas, que gostam de ser saudados em lugares públicos, de ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nas festas; que sob o pretexto de longas preces roubam as casas das viúvas. Os escribas receberão uma condenação mais rigorosa."

A fraude de se cobrar dinheiro pelas preces que fazemos infelizmente é a epidemia que se espalha pelos nossos tempos modernos. Assim como os escribas e fariseus faziam na época de cristo, temos seitas pastorais onde as pessoas ignorantes nas Leis de Deus pagam dinheiro para o lobo proferir as suas bênçãos. Tais bênçãos poderiam ter sido pedidas por qualquer pessoa em qualquer lugar. A Lei de Deus é muito clara, não enxerga quem não quer: AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, AMAI AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE DEUS." Nenhum escriba, nenhum Fariseu e nenhum Pastor que cobra pela prece JAMAIS entrou no Reino dos Céus.

(Marcos 11:15 - Mateus 21:12) Quando Jesus chegou a Jerusalém e entrou no Templo, começou a expulsar de lá os que vendiam e compravam. Virou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombos. Não permitiu que ninguém transportasse qualquer utensílio pelo Templo. Enquanto fazia isso, instruía o povo dizendo:" Não está escrito que Minha casa será chamada a Casa de Orações por todas as nações? Entretanto, fizeram dela um esconderijo de ladrões." Os sacerdotes e os escribas, quando ouviram isso, procuravam um meio de prendê-Lo, pois temiam Jesus, uma vez que todos estavam tomados de admiração pela Sua Doutrina."

O dinheiro doado à igreja serve à manutenção do prédio, e às obras de assistência social. SOMENTE ISSO. Nenhum objeto poderá ser atribuído poderes mágicos, nenhuma pessoa pobre pode ser barrada na entrada por não pagar taxa, nenhum milagre será vendido a peso de ouro. O inverso também se aplica. Como pode um aleijado ser curado, se ele somente sente piedade e egoísmo dentro do coração? Se sente injustiçado alegando inocência? Trabalhe e você receberá. O aleijado que curar 100 irmãos, levantará e Andará, porque assim funciona a Misericórdia Divina. Deus não é banco, não é agiota, não é corrupto. O dinheiro nunca pagou um milagre. Somente o Amor e a Caridade fazem milagres.

(Lucas 18:9) Dois homens subiram ao Templo para rezar, um Fariseu e outro publicano. O Fariseu, de pé, rezava:" Meus Deus, eu Lhe agradeço por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, como também é este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que possuo." O Publicano baixou a cabeça e rezou baixinho:" Meu Deus, tenha piedade de mim, pois sou um pecador." Jesus disse:" Eu declaro a vocês que o publicano retornou para casa perdoado, e o fariseu não, pois todo aquele que se eleva sobre os irmãos será rebaixado, e todo aquele que se humilha será elevado."

Nossas preces sempre serão ouvidas por Deus, a qualquer hora a qualquer lugar. Até debaixo d´água. Até no meio do concerto de ópera. Os materialistas não compreendem esse conceito de que Deus é ONIPRESENTE, ou seja, nenhum segredo fica escondido de Deus. Isso então torna a prece desnecessária? Pelo contrário, torna muito necessária. Apesar que Deus já sabe o que você sofre, através da prece podemos "provar" as nossas virtudes, para Deus e para nós mesmos. Vamos voltar lá no começo:

"Meu Reino não é dessa Terra, bem-aventurados os pobres de pecados, pois herdarão o Reino dos Céus".

Quando a prece é feita com humildade e caridade, quando nosso trabalho for uma bênção para nossos irmãos, quando nossas intenções de fazer o bem se tornam verdadeiras, quando não pensamos em dinheiro mas sim que os pássaros são recompensados por suas belas palavras, então o milagre da oração poderá se concretizar, segundo a Vontade de Deus. No Espiritismo a Prece serve também como um rádio que sintoniza uma estação. Através da prece convocamos os espíritos que podem nos ser de ajuda. Se oramos como o Fariseu fez, com arrogância e ódio, seremos atraídos pelos espíritos malignos. Por isso é recomendado sempre ir a uma igreja ou local santo, pois assim teremos um ambiente mais puro e nossos pecados não se manifestarão em nossos pensamentos.

Muitas boas almas se julgam humildes demais para fazer uma prece, mas estão enganadas, pois as preces dos humildes são as mais fortes e as que mais operam no bem. Assim como o segundo mandamento, Não dizer o Nome de Deus em vão, os "oradores profissionais" normalmente passam ignorados porque suas preces cumprem rituais vazios de emoções, apesar que é muito importante fazer prece como uma caridade a outro irmão. Rezar pela salvação de um irmão é uma caridade muito recompensada, porém aquele que vira as costas e não trabalha pela prece, não receberá a sua recompensa devida. Orem, trabalhem e recebam.


Finalizamos nossos trabalhos, Obrigado Senhor por ter me dado essa oportunidade de ajudar meus irmãos através da mídia da internet, perdoai as interferências falhas que meu coração impuro possa ter dado em Sua palavra. Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, e seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos tenha ofendido, Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Assim Seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário