quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Evangelho Espírita 17-20

CAP 17 SEJAM PERFEITOS

(Mateus 5:44) Jesus subiu a montanha para ensinar a seus discípulos como deveriam se comportar enquanto Cristãos, reformando os antigos hábitos judeus. "Amem os inimigos, façam o bem para aqueles que os odeiam, e orem por aqueles que perseguem e caluniam vocês. Assim, serão filhos de seu Pai que está nos Céus, e que faz nascer o sol sobre os bons e os maus, e faz chover sobre os justos e os injustos. Pois se amarem apenas aqueles que amam vocês, que recompensa terão? Os publicanos também não fazem o mesmo? E se saudarem apenas os irmãos mais próximos, o que fazem mais do que os outros? Os pagãos também não fazem o mesmo? Sejam, pois, perfeitos, como seu Pai Celestial é perfeito."

Jesus pede que os discípulos sejam esforçados em atingir a perfeição, pois serviriam de exemplo a todos nós. Ninguém é perfeito, pois se fosse, não estaria aqui na Terra limitado pela matéria sólida e, como o Reino dos Céus para nós é invisível e os anjos são inaudíveis para nós, a alma perfeita ficaria então sozinha e isolada, o que nunca acontece. São Francisco de Assis era perfeito como João Evangelista, e veio a Terra com 200 ajudantes elevados para se corrigir os rumos destrutivos da igreja de Pedro, em guerra com os irmãos otomanos da fé de Maomé. São muitos os caminhos que levam ao Pai, e somos todos irmãos, e como Jesus disse, se até os pagãos se dão ao respeito de Deus, porque não os filhos da Santa igreja?

Novamente temos então a Caridade lutando para eliminar o egoísmo e o orgulho do coração dos homens. Também é uma forma de caridade quando nós Cristãos respeitamos o orgulho do irmão em não ser um Cristão. Devemos respeitar nossos irmãos Judeus, orgulhosos de Davi e Moisés, irmãos Islâmicos, orgulhosos em Maomé, porque nós também às vezes exageramos em nossas conversas e nos tornamos nós mesmos orgulhosos em Cristo. Foi exatamente o que Jesus pediu que não fizéssemos, que não partíssemos em uma Guerra Evangelizadora maluca e violenta, mas que estendêssemos a mão amiga para aqueles que se perderam do seu caminho, seja lá qual for. Ao judeu, devemos nossos maiores respeitos. Aos Islâmicos devemos nossos maiores respeitos. A todos os outros cultos também devemos respeito. A quem nos interessa ajudar são os pagãos, que tem a fé fraca e se perde no materialismo que envenena a alma e alimenta as vaidades.

Quando todas as religiões abandonarem os seus Dogmas, quando todos os religiosos abandonarem seus orgulhos de coração, quando todos estiverem com suas mentes voltadas somente a Deus e a mais ninguém, Todas as religiões desaparecerão, e restará apenas uma, o Reino de Deus, onde todos nós que formos dignos de Caridade e humildade nos encontraremos, e onde não entram os orgulhosos e vaidosos, para não destruir o ambiente de harmonia e paz. No coração orgulhoso nunca existe paz, pois o orgulho se fere facilmente, como um pequeno morango atacado por fungos do solo úmido. O coração humilde livre de vaidade nunca se ofende, pois Jesus ensina a darmos a outra face. Sem ofensa não existe guerra, nem discórdia, apenas perdão.

O HOMEM DE BEM

O homem de bem é todo aquele que escuta sua consciência, se põe no lugar do próximo sem julgar seus motivos, perdoa as ofensas pois os humildes nunca se ofendem, faz a caridade a todos sem exigir recompensa, utiliza suas riquezas para o bem de todos antes de si mesmo e ama a Deus acima de todas as coisas. Percebam que a descrição de homem de bem não cita nenhum profeta, nenhum santo ou anjo. AMAI A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS, por isso nenhuma religião é mais santa que a outra, são apenas caminhos filosóficos para ensinar a alma a como proceder para entrar no Reino de Deus. Algumas religiões se desviam do caminho? Com certeza todas. Por isso Deus nos deu a consciência, para nos arrependermos dos pecados, e nos deu o livre-arbítrio, pois apesar de escravos na carne, nossa vontade é livre e devemos obediência apenas a Deus. Se um servo desobedecer a ordem do mestre que queria praticar a maldade contra um inocente, o servo será punido e talvez morto, mas com certeza não carregará o pecado consigo.

Começando pela consciência, o homem de bem perdoa seus inimigos. Então temos milhões de exemplos de homens maus que mataram seus inimigos. Nenhum assassino será considerado homem de bem, nem mesmo os heróis. A vida é um empréstimo, é um presente temporário de Deus para que a alma possa ter contato com a matéria e sofrer necessidades físicas, como comer, beber, manter a temperatura, a saúde, se vestir e morar com dignidade. Os conflitos materiais entre inimigos são prova das imperfeições dos dois e de seu desapego a Deus. Assim Deus permite que sofremos nossos próprios erros e busquemos a felicidade na paz e no perdão.

O homem de bem não julga se seu irmão é certo ou errado, se é melhor ou pior. O homem de bem perdoa os pecados inocentes que lhe são cometidos, e reza para que Deus ilumine os seus perseguidores. Quando um homem é perseguido, mas depois pega em armas e se vinga, na verdade ele se rebaixou ao pecado da perseguição e perdeu sua condição de vítima. Com o Perdão da minha palavra, O estado de Israel foi vítima dos esquadrões da morte de 1950-70, que mataram centenas de milhares de palestinos, descendentes inocentes do império Otomano. A idéia de um Estado Judeu, apesar de ser um conceito falho pois que todos os homens são iguais e todos os irmãos, filhos do Pai único, podem viver em qualquer lugar a qualquer hora, teria sido abençoado se tivesse nascido da Paz. Mas tudo que nasce na guerra banhado em sangue, não vem de Deus e portanto não pode ser considerado sagrado. Apesar disso, devemos respeitar a política dos homens, como eu disse, sempre mantendo a paz e perdoando.

Ainda comentando sobre o Estado de Israel, nascido no pecado do sangue, mas está se regenerando a cada dia que passa pois promove a Caridade. O Estado de Israel é caridoso ao permitir que não judeus trabalhem em suas terras, pois assim as famílias podem existir com dignidade. Quanto mais Israel faz caridade, mais dignidade conquista aos olhos do mundo e de Deus. Assim é o homem bom, assim como Israel, se arrepende dos pecados do passado e procura sempre se renovar nas virtudes Divinas, do amor, da caridade, da humildade, do perdão. Quando essa caridade for perfeita, e quando todo o orgulho for eliminado da Terra Santa, Israel será perfeito e perdoado.

Os terroristas que pegaram em armas e mancharam o sagrado nome de Israel, durante o pós guerra em 1950, assim como os terroristas que pertencem a radicais do Islã e mancham de sangue o sagrado nome de Maomé, assim como os terroristas cruzados de 1180dc que mancharam de sangue o sagrado nome do Cristo, eram orgulhosos assassinos em nome de Deus. Isso não é amar a Deus acima de todas as coisas. Pelo contrário, isso é odiar toda a criação de Deus, todos os irmãos que Deus fez diferentes dos terroristas, odiar com orgulho de ser diferente aqueles que são humildes e que não tiveram a chance do perdão. Esses terroristas às vezes se tornam políticos, líderes de um povo, até mesmo são enterrados com honras como se fossem heróis. Deus, que tudo sabe e tudo vê, perdoa os inocentes que foram enganados por esses falsos profetas do apocalipse, mas não pode perdoar nenhum pecado que foge das Suas Leis do Amor. Os pecadores malignos nos incentivam a pecar junto com eles, e cabe ao nosso entendimento das Leis de Deus e nosso amor a Ele, permanecer no caminho da humildade e caridade, pois quando nos desviamos não temos ninguém a culpar além de nós mesmos.

OS BONS ESPÍRITAS

A maior característica do Espírita é o desprendimento material, pois ele sabe que dessa vida não levaremos nenhum sólido, apenas virtudes da alma. Isso causa estranheza e medo nos ignorantes corações dos materialistas. É nosso dever Cristão não revidar aos ataques da ignorância, não evangelizar forçadamente e não cair na tentação de sentir dó e pena, pois são manifestações de orgulho. Na verdade, o Espiritismo acaba sendo vítima do segredo, assim como Jesus ensinou a fazer a caridade em segredo, nós Espíritas somos uma comunidade discreta, sem templos luxuosos, sem pregações em público. Os materialistas procuram nos ofender de bruxos e dizem que Allan Kardec foi o Diabo. Jesus nos ensina a dar a outra face, não revidar, nem mesmo para esclarecer a mentira que os materialistas usam para controlar a ignorância de seus rebanhos. Estendemos nossas mãos de braços abertos às almas curiosas e às desiludidas em falsas filosofias, sentindo prazer em nossa humildade.

Alguns Espíritas podem sentir um pouco de tristeza por toda a maldade que Deus permite no mundo, mas na verdade não devemos ser egoístas a ponto de salvar as almas da ignorância sem que elas tenham mérito para isso. O conhecimento fácil sem mérito da conquista não é absorvido pela alma, pois a alma está na Terra para sentir, ouvir, ver, experiências reais, além do que um livro pode oferecer. Devemos tomar um especial cuidado com nossos filhos, e não superproteger demais, e não ensinar além do que eles tem capacidade de assimilar. Aos filhos rebeldes e fisicamente ativos, que sejam permitidas sua experiências. Aos filhos sedentários que seja oferecida a natureza, e a vontade de viver fora dos livros. Quando a alma tiver sede de conhecimento, deixe que ela mesma procure por ele, pois quem não tem sede e é despejada água em sua boca, pode se afogar. Deixe um livro fechado sobre a mesa. Não diga nada. Um dia, quando seu filho estiver pronto, ele começará a folhear o livro escondido, e o dia que você o surpreender lendo escondido, agradeça por ele ter tido essa coragem e o abrace.

O Espírita pode também sentir muita culpa pelos pecados passados, mas saiba que pecados iguais tem diferentes pesos na Balança de Deus. Aos inocentes ignorantes é dado muito mais perdão do que aos sábios, que justificarem seus pecados com orgulho. Portanto, não devemos nos martirizar por nosso passado nebuloso na ignorância, e sim termos gratidão porque Deus nos permitiu ver a luz, e sempre cuidou de nós até que chegássemos a esse ponto evolutivo.

O Espírita mais evoluído chama muita atenção para si mesmo, pois suas atitudes são muito mais acertadas na Lei de Deus, às vezes provocando ira, inveja e malícia orgulhosa nos corações materialistas. Devemos tomar cuidado, porque nenhum de nós é um profeta ou apóstolo, e portanto devemos nos permitir algum disfarce, na humildade dos ignorantes, para que nossa luz não ofusque os olhos que não podem ver. Quando um ignorante disser uma bobagem, evitemos corrigi-lo em público, pois estaremos ofendendo seu orgulho e conquistando um inimigo pela nossa falta de cuidado, assim como encher o vaso de adubo pode matar a delicada jovem muda de flor.

Devemos viver intensamente essa oportuna caridade que Deus nos faz, praticando a caridade e a humildade todos os dias até que elas estejam gravadas tão fundo dentro de nossas almas que o processo se torne até natural e mecanizado. Quando o pensamento fica livre do julgamento, quando sabemos que somos mais virtuosos e que o pecado está morto no coração, então estaremos realmente iluminados para pedir ao Pai que nos perdoe e nos conceda a vida eterna, se for a vontade d'Ele. Que assim seja, feita sempre a vontade de Deus.

PARÁBOLA DO SEMEADOR

MENSAGEM DOS ESPÍRITOS

CAP18 MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS

Parábola da festa das núpcias (Mateus 22:1)
     Jesus disse:" O Reino dos Céus é semelhante a um rei, que querendo fazer uma festa para o casamento de seu filho, enviou seus servidores para que chamassem os convidados para as bodas, mas eles se recusaram a vir. O rei então enviou outros servidores, com o seguinte recado aos convidados:" Digam a eles que já preparei meu banquete, mandei matar meus melhores bois e tudo já está pronto, digam a eles que venham para as festividades". Porém os convidados desprezaram novamente o convite, e foram uns para a casa de campo e outros para os negócios. Outros até insultaram e mataram os servidores do rei. Então o rei ficou muito furioso e enviou seus soldados para matar os assassinos e queimar suas cidades.
      Então o rei disse aos seus servidores:" As festividades estão prontas, mas os convidados originais não eram dignos. Vão para toda a parte e tragam todos que encontrarem". Os servidores do rei foram às ruas e trouxeram todos, bons e maus, e a sala de núpcias ficou lotada. O rei desceu do trono para ver o salão de perto e percebeu um homem nú sem sua roupa nupcial. "Meu amigo, como entrou aqui sem ter a roupa nupcial?" E o homem permaneceu em silêncio. Então o rei ordena:" Atem as mãos e os pés e lancem esse homem nas trevas, onde haverá prantos e dentes quebrados, pois muitos são os chamados e poucos os escolhidos."

Essa parábola assusta e confunde os materialistas, pois eles erroneamente acreditam que devem ter boa aparência para entrar no salão de Deus. A túnica, ou roupa nupcial, era um hábito dos reis Hebreus em distribuir a roupa apropriada para os convidados da festa, de graça. Portanto, Jesus não insinuava que deveria se comprar a beleza do corpo, mas sim é uma ilustração para as almas que se vestem de belas virtudes caridosas, enquanto que os orgulhosos egoístas andam nus e deformados. Os primeiros convidados foram os politeístas, que adoravam ídolos de barro, ouro, ou como os gregos, atribuíam mitologia aos Deuses. Os segundos convidados eram os Hebreus de Moisés que fizeram um ídolo de ouro em forma de ovelha e o idolatravam. Essa parábola de certa forma nos conta também como a raça humana em geral é orgulhosa e não se submete facilmente à Vontade de Deus, mais um motivo para sermos caridosos com nossos irmãos ainda em rebeldia.

(Mateus 7:15)" Cuidado com os falsos profetas, que virão até vocês em roupas de cordeiro mas em essência são lobos selvagens. Vocês o reconhecerão pelos seus feitos. Pode uma deliciosa Uva nascer de um arbusto espinheiro? Uma boa árvore rende bons frutos, e um arbusto podre rende maus frutos. "
"Nem todos os que louvam ao Senhor entrarão no Reino dos Céus. Apenas aqueles que fizerem a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Muitos vão dizer:" Louvado seja Senhor, profetizamos em seu nome! Expulsamos os Demônios e fizemos milagres em seu Nome! " e então Eu direi a eles:" Afastem-se de Mim, todos vocês que cometem atos de calúnia."

Todo discípulo de Cristo deve se perguntar :eu estou livre da ambição, do dinheiro, do orgulho, das vaidades e das falsas promessas? Será que minhas orações me torna mais tolerante, mais caridoso, mais amigo de meus irmãos, TODOS os meus irmãos, crentes e pagãos por igual? Será que eu sou um exemplo de virtude ou estou escondendo meus pecados embaixo da roupa de cordeiro? Se Deus pode falar ao falso profeta, então ele pode falar com qualquer pessoa, porque DEUS NOS FEZ IGUAIS em toda a criação. E os lobos que seduzem os ignorantes com suas doces palavras e dizem que são eles os únicos a falarem com Deus, não serão aceitos no Reino dos Céus. E suas ignorantes ovelhas serão perdoadas porém mandadas de volta a Terra para mais uma vivência sofrida, até que se vença a ignorância do orgulho e da vaidade.

A QUEM MUITO FOI DADO MUITO SERÁ PEDIDO

(Mateus 7:3) "Veem o cisco que está no olho do próximo mas não veem a trave que está no seu".
(Marcos 4:24) "Prestem atenção ao que vão ouvir - vocês serão medidos com a mesma medida que usarem para medir os outros e ainda lhes será acrescido um pouco mais. Porque aqueles que tem(virtudes), receberão ainda mais e aqueles que não tem,  até mesmo o pouco que possuem lhes será tirado".
(Lucas 12:47)" O servidor que conhece a vontade do seu Senhor, e não fez o que lhe foi pedido, será punido com muito mais rigor. Aquele que não conhece a vontade do seu Senhor e fez coisas dignas de castigo, será punido com menos rigor. Aquele a quem muito foi dado, muito será pedido e cobrado. Uma grande prestação de contas será exigida daquele a quem muitas coisas foram confiadas."
(João, 9:31)"Eu vim a este mundo para fazer um julgamento, a fim de que aqueles que não enxergam as verdades que foram ensinadas passem a enxergá-las. E aqueles que já as enxergam se tornem cegos para as coisas que atrapalham seu progresso." Alguns fariseus que ouviram perguntaram:" Por acaso nós também, senhores das Leis, somos cegos?" e Jesus disse:"Se vocês fossem cegos, não teriam pecados. Porém agora estão me dizendo que enxergam as Leis de Deus. E ainda assim não a praticam. É por isso que o pecado permanece em vocês."
(Mateus 13:10)" Aos Meus discípulos foi permitido conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas aos outros não. Porque aquele que já tem conhecimento, que já trabalhou, e produziu boas obras, será recompensado. Aquele que não aprendeu, não trabalhou, não se interessou, será retirado o pouco que tem. É por isso que falo por parábolas, porque ao ver nada enxergam, e ao ouvir nada compreendem."

CAP19 A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

Tenha fé. Como? Jesus disse:" Aquele que tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda, será capaz de transportar uma montanha." Significa que todos os problemas dessa vida tem solução quando nosso coração acredita e visualiza o problema sendo resolvido. Essa é a verdadeira fé, não nos dogmas, mas na resolução dos problemas. O contrário, a falta de fé, traz desespero e aflição. Aquele que sobe o Everest, a montanha mais alta do mundo, primeiro se imagina no topo. Depois se imagina sem ar para respirar, e então coloca na sua mochila o tanque de O2. Então se imagina com muito frio, e coloca na mochila as roupas de frio. Depois imagina que demorará muitos dias de caminhada, então coloca em sua mochila muitas latas de comida. Depois imagina que as noites serão escuras, e leva uma lanterna. Depois imagina que o vento será forte, e leva a sua melhor barraca. Depois imagina que precisará se apoiar nas pedras, e então leva a picareta de alpinista. Então imagina que junto de amigos seja mais fácil do que sozinho, e traz a corda para se amarrarem uns aos outros. Imagina que podem haver imprevistos, e leva o rádio. A pessoa sem fé é como eu e você, seria loucura e suicídio tentar escalar a montanha. Mas quem tem fé é o alpinista preparado, que tem tudo previsto em sua mochila e a ele nada faltará.

Deus, que tudo nos fornece de bênçãos para vencer os problemas da vida, nos trouxe Jesus para nos ajudar a organizar a mochila que a humanidade carregava, e acrescentar algumas pequenas mostardas que fazem toda a diferença. O nome dessa mochila é o Evangelho, e mesmo os povos que não tiveram acesso ao evangelho, tem características próximas das nossas porque Deus se fez presente a todos da Terra, por vários meios de comunicação disponíveis. Aos indígenas que não sabiam ler e escrever, Deus se fazia presente no transe das ervas do pagé (ou curandeiro), o líder espiritual dos indígenas. Aos povos guerreiros, Deus inspirava catástrofes naturais onde suas mentes violentas pudessem testemunhar as virtudes Divinas. Todos nós temos essa fé dentro de nós, basta organizar a bagunça, deixar os dogmas pesados em casa, pois que não serão úteis, e levar o necessário para nossa montanha.

Eu posso ter dito dogmas de forma bem humorada mas minhas intenções são das mais sérias. Os dogmas tem apenas um propósito nefasto das Trevas: Tornar o povo submisso e obediente às leis dos homens que não vêm de Deus, e assim separar os homens em pequenos grupos fracos e inimigos, para que as Trevas reinem soberanas no caos. Se todas as religiões pudessem abandonar seus dogmas todos de uma vez, as trevas perderiam a maior parte de sua influência sobre a Humanidade. Tudo, desde o dinheiro, a política, os esportes de competição, os territórios de riquezas minerais, irmãos contra irmãos, gera o caos maligno que sustenta as Trevas neste planeta. A fé, que vai solucionar todos os problemas da Terra de uma só vez, é o perdão. Quando todos os irmãos se abraçarem em um perdão coletivo, O Reino dos Céus abrirá suas portas na Terra, e estaremos livres de todos os pecados.

Quando formos fazer uma caridade, imagine o que seu irmão fará com o dinheiro. Ele irá cair no vício? Irá comprar um alimento? É por isso que não encorajamos as doações de dinheiro. O dinheiro é melhor empregado quando investido em um projeto social, pois assim como uma pequena semente gera muitas caixas de maçãs, um investimento em projeto social gera milhares de caridades para muitos irmãos necessitados, mas sem lhes tirar o mérito do aprendizado e do trabalho. E melhor ainda do que investir o dinheiro, é investir o seu tempo ocioso para ajudar a quem necessita de um pouco de atenção, e talvez essa pessoa humilde passando necessidade nas ruas tenha um bom desenvolvimento intelectual, mas não encontra uma alma disposta a uma conversa de nível elevado. As mensagens de fé e esperança são como a preciosa água com que regamos nossos vasos de flores diariamente, pois assim não secarão.

JOSÉ, ESPÍRITO PROTETOR DE BORDEAUX
      A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa, não deve ficar adormecida. A fé é a mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus e deve estar sempre atenta para que essas virtudes se desenvolvam.
      A esperança e a caridade são as consequências da fé. Essas três virtudes formam um trio inseparável. Não é a fé que dá a esperança de se ver cumprir as promessas do Senhor? Pois, se não há fé, que esperança ter? Não é a fé que dá o amor? E se não há fé, que amor se pode ter? E que amor será esse?
      A fé é a divina inspiração de Deus que desperta todos os nobres sentimento que conduzem o homem para a prática do bem, tornando-se a base de sua renovação. Porém, é necessário que essa base seja forte e durável, pois se alguma dúvida abalar esse alicerce, o que será do edifício construido sobre ele? Construam esse edifício sobre fundações sólidas e que a fé de vocês seja mais forte que a zombaria dos incrédulos, pois a fé que não encara a zombaria dos homens não é a verdadeira fé.
      A fé sincera é atraente, contagiante e envolve até mesmo aqueles que não a possuem, como também aqueles que não fazem questão de possuí-la. A fé sincera encontra as palavras certas para tocar a alma, enquanto que a fé aparente, apesar de usar palavras harmoniosas, deixa àqueles que as escutam frios e indiferentes. Preguem através do exemplo, para transmitir aos homens a fé que possuem. Preguem pelo exemplo das boas obras, para que eles vejam o mérito da fé. Preguem através da esperança inabalável, para que os homens percebam a confiança que fortifica e ainda estimula a enfrentar as contrariedades da vida.
      Tenham, portanto, a verdadeira fé, na plenitude da sua beleza, da sua bondade, da sua pureza e da sua racionalidade. Não aceitem a fé sem comprovação, pois ela é a filha cega da ignorância. Amem a Deus, mas saibam por que O amam. Acreditem em Sua promessas, mas saibam por que acreditam nelas. Sigam os nossos conselhos, mas sejam conscientes do objetivo que apontamos e dos meios que indicamos para atingí-los. Acreditem e esperem sem nunca fraquejar, pois os milagres são produzidos pela fé.

CAP20 OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

(Mateus 20:1) O Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para sua vinha. Depois de acertar com os trabalhadores o pagamento de uma moeda por um dia de trabalho, enviou-os para sua vinha. Saiu novamente à terceira hora do dia, e encontrando na praça outros trabalhadores que estavam sem fazer nada, disse-lhes:" Vão vocês também trabalhar na minha vinha e eu lhes pagarei o que for razoável." e eles foram. Saiu ainda na sexta e na nona hora do dia e fez a mesma coisa. E saindo na décima primeira hora encontrou outros trabalhadores que também estavam desocupados e perguntou:" Por que vocês ficam aí todo o dia sem fazer nada?" "Foi porque ninguém deu trabalho." disseram eles. Então o pai de família disse:"Vão também trabalhar na minha vinha", e eles foram.
      Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse ao seu administrador:" Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, porém inicia o pagamento pelos últimos que chegaram para só depois pagar os primeiros." Aproximaram-se então os trabalhadores que chegaram à vinha apenas na décima primeira hora e receberam uma moeda cada um. Ao chegarem os primeiros trabalhadores contratados, pensaram que iriam ganhar mais, porém eles também receberam uma moeda cada um. Ao recebê-la, queixaram-se do pai de família dizendo:" Os últimos trabalharam apenas uma hora, e receberam tanto quanto nós que suportamos o peso do dia e do calor." E o senhor respondeu a um dele:" Meu amigo, não cometi nenhuma injustiça com você, não combinamos que eu iria pagar uma moeda por sua jornada de trabalho? Pega o que lhe pertence e vai. Quanto a mim, quero dar a esse último tanto quanto dei a você. Será que não me é permitido fazer o que quero com o meu dinheiro? E o seu olho é mau só porque eu sou bom?"

O evangelho não comenta sobre essa parábola, portanto a opinião a seguir é pessoal minha. Do ponto de vista material, houve um desequilíbrio pois o valor da hora trabalhada foi menor para quem trabalhou mais. Mas como foi repetido diversas vezes neste evangelho que Deus não pensa de forma materialista e monetária, devemos interpretar as moedas como virtudes, e o trabalhador como uma pessoa humilde, e o pai de família é Deus. O trabalhador que sofreu mais no calor e carregou uma maior quantidade de uvas pensava estar recebendo mais direito a recompensa por suas virtudes, mas como Deus havia combinado, colher uvas, seja 1 ou sejam milhares, é apenas uma das virtudes que o trabalhador pode fazer. Portanto, não pensando em quantidade mas sim em qualidade, todos os trabalhadores cumpriram suas tarefas. Essa é a Justiça de Deus, onde Ele mesmo assume a Sua responsabilidade em revelar as verdades para as almas no tempo certo, quando elas se encontram preparadas para receber esta responsabilidade. Se Deus saiu às ruas e encontrou os trabalhadores da primeira hora prontos, então estes devem trabalhar. Se Deus saiu na última hora e encontrou trabalhadores prontos, então devem iniciar os trabalhos igualmente. Se os trabalhadores não estavam prontos antes da última hora, não significa que tenham menos virtudes que os primeiros. Essa é a Justiça Divina.

CONSTANTINO, ESPÍRITO PROTETOR BORDEAUX
      O trabalhador de última hora tem direito ao salário; para isso é preciso que sua boa vontade permaneça à disposição do senhor que vai lhe oferecer o emprego e que esse atraso não seja fruto de sua preguiça ou má vontade. Ele tem direito à salário porque, desde o amanhecer, esperava impaciente aquele que o chamaria para trabalhar. Era trabalhador, apenas lhe faltava o trabalho.
      Porém, se ele tivesse recusado o trabalho a qualquer hora do dia, e dissesse: "Tenham paciência! O repouso me faz bem. Quando chegar a última hora será o momento de pensar no salário do dia. Que me importa trabalhar para um senhor que não conheço nem estimo! Quanto mais tarde, melhor!". Esse, meus amigos, não receberia o salário do trabalhador e sim o da preguiça.
      E o que será daquele que, em vez de permanecer ocioso, empregar as horas destinadas ao trabalho para praticar a delinquência? Insultar Deus com palavras ultrajantes? Derramar o sangue dos seus irmãos? Lançar a desarmonia entre as famílias? Arruinar homens de boa fé? Abusar da inocência? Enfim, praticar todas as maldades humanas? O que será dele? Será suficiente dizer na última hora:" Senhor, utilizei mal meu tempo, não quer me empregar até o fim do dia para que eu faça, pelo menos, um pouco da minha tarefa e assim me pagar o salário do trabalhador de boa vontade?" Não. O Senhor lhe dirá:" Não tenho nenhum trabalho para você no momento. Desperdiçou seu tempo, esqueceu o que havia aprendido e não sabe mais trabalhar na Minha vinha. Você deve recomeçar a sua aprendizagem e, quando estiver mais disposto, venha Me procurar e Eu lhe abrirei Meu vasto campo onde poderá trabalhar a qualquer hora do dia".
      Bons Espíritas, meus bem-amados, todos vocês são trabalhadores da última hora. Pode sentir-se bem orgulhoso o homem que disser:" Comecei meu trabalho ao alvorecer do dia e só terminei ao anoitecer." Todos vocês vieram quando foram chamados, uns mais cedo, outros mais tarde, para a reencarnação que agora estão vivendo. Porém, há quantos séculos o Senhor os está chamando para trabalhar em Sua vinha, sem que aceitem o convite! É chegado o momento de receber o salário, empreguem bem esta hora que resta e nunca esqueçam que a existência, por mais longa que possa parecer, não passa de um momento muito breve na imensidade dos tempos que formam para vocês a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário