sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Hells Angels

Bom dia irmãos. Através do livro "Hell´s angels" de Hunter S. Thompson, cheguei a algumas conclusões interessantes sobre nossa sociedade. Acompanhe meu raciocínio por favor.

Pág 324

" Agora, pensando em rótulos, é difícil chamar os Hells Angels de qualquer coisa senão de mutantes. Eles são fora da lei urbanos com uma ética rural e um estilo novo e improvisado de autopreservação. A imagem que tem de si mesmos é originada principalmente dos filmes de faroeste e programas de televisão violentos que os ensinaram a maior parte do que sabem sobre a sociedade em que vivem. Muito poucos leram livros e, na maioria dos casos, sua educação formal terminou aos quinze ou dezesseis anos de idade.

O pouco que eles conhecem de história vem da mídia de massa, começando pelas revistas em quadrinhos. Então, se eles veem a si mesmos em relação ao passado, é porque não conseguem compreender o presente, muito menos o futuro. Eles são filhos de homens pobres andarilhos, fracassados e filhos de fracassados. Suas origens são espantosamente ordinárias. Como pessoas eles são iguais a milhões de outras. Mas, em sua identidade coletiva, eles têm uma fascinação característica tão óbvia que até a imprensa já reconheceu, embora não sem uma dose de cinismo. (...)

O amplo fascínio que os Angels exercem merece uma reflexão. Ao contrário da maioria dos outros rebeldes, os Angels perderam as esperanças de que o mundo mude para eles. Eles supõem, a partir de bons indícios, que as pessoas que controlam os mecanismos sociais têm pouca utilidade para os fora da lei, e se conformam em serem fracassados. Mas, em vez de serem derrotados em silêncio, um a um, eles se uniram por meio de uma espécie de lealdade insensata e saíram das estruturas constituídas, para o bem ou para o mal.

(...) Há uma diferença importante entre as palavras "fracassado" e "fora da lei". Uma é passiva e outra é ativa, e as principais razões para que os Angels sejam um assunto tão bom sobre o qual escrever é que eles expressam em ações os sonhos de milhões de fracassados que não usam nenhum emblema de contestação e que não sabem como se tornar um fora da lei. As ruas de todas as cidades estão cheias de homens que pagariam todo o dinheiro que conseguissem para serem  transformados, ainda que por um dia, em cabeludos brutos e violentos, que tratam policiais com desprezo, extorquem bebidas de balconistas amedrontados e saem da cidade com o estrondo das grandes motocicletas depois de terem estuprado a filha do banqueiro.

Até mesmo as pessoas que acham que todos os Angels deveriam ser sacrificados (como animais) sentem que é fácil se identificar com eles. eles impõem uma fascinação, ainda que com resistências, que beira uma masturbação psíquica. Os Angels não gostam de ser chamados de fracassados, mas aprenderam a conviver com isso. "É, acho que eu sou.", disse um deles." Mas você está olhando para um fracassado que vai aprontar um escarcéu antes de ir embora."

Eu sempre prego a união, e espero mesmo que todos nós possamos um dia deixar nossos rótulos e máscaras sociais em casa e sair na rua livres, irmãos de um único Deus que nos fez todos diferentes, nem melhores nem piores. MAS, mas com a desculpa de fazer uma análise científica dos fatos, vamos então nos dividir em grupos.

A torcida organizada de futebol. Não vou citar nomes por causa da justiça dos homens, formada de homens pequenos e medíocres viciados em poder que usam e abusam da confiança do povo em aplicar o frio e psicopata texto da lei para punir uma injustiça com outra injustiça. Não é assim que Deus opera Sua obra. Então vamos falar dos Hooligans da Inglaterra, assim eu não serei alvo da injustiça da justiça.

Quem eram os Hooligans? Bandidos? Criminosos? Na verdade, todos tinham uma coisa em comum. Eram Fracassados, do ponto de vista materialista. Hooligans eram, e são aqui no Brasil, pais de família, e filhos de pais de família, pobres, sem educação, e que tem em seu coração um sentimento de inferioridade que queima como uma faca quente. Esse sentimento de inferioridade tem uma causa em nós. Eu estou me incluindo na sociedade porque aqui no Brasil ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

A sociedade rica (estou definindo rico como a pessoa bem sucedida, ou seja, quem ganha mais dinheiro do que deve no banco, e nesse caso sou rico também) se comporta com a frieza do mau vencedor. Sabe quando você vê uma corrida de F1 e os três vencedores sobem ao pódium, estouram champanhe e os três se cumprimentam? Esses vencedores também são ídolos do Zé mané coitadinho que chegou em último. O cara que ninguém lembra o nome, o retardatário. Tem também o cara que troca pneu, o cara que limpa o chão, a moça do cafezinho. O bom vencedor, compartilha de suas glórias, dá o que lhe sobra, em talentos e premiações, dá atenção. Um minuto do tempo de um vencedor vale uma barra de ouro, é uma sensação indescritível estar na presença de uma celebridade, comparável a um Grego da antiguidade subir no Monte Olimpo e dar mamadeira a Hércules enquanto a Hera dá uma saidinha para fumar.

O que a sociedade pobre não entende, e isso depende de nós ricos, é que eles também são importantes. Sem pobre, não tem rico. Sem coragem, não tem luta. Sem honra, não tem a vitória conquistada. Sem as regras não tem jogo. O pobre sente que as regras da sociedade foram feitas especificamente para mantê-los pobres para sempre. Talvez seja verdade, talvez não, o fato é que a partir do momento que o pobre decide ser mais fácil viver fora da lei do que dentro dela SIGNIFICA QUE A LEI FRACASSOU. Nesse sentido filosófico, qual é o objetivo da lei?

A lei, todas elas, podem ser interpretadas como uma estrada de obstáculos. Estou tentando montar uma metáfora na minha cabeça, mas estou sem idéias agora. Vamos assistir um filme rapidinho?



Senhoras e senhores, Ken Block. Sou fã desse cara. A Cidade de São Francisco PAROU para que ele pudesse fazer a sua mágica. Não se deixe enganar, ele faz parecer fácil mas na verdade é quase impossível o que ele fez. Mas onde ficou a lei nessa hora? A lei fechou os olhos e foi dormir, tirou o dia de folga para ir pescar? As autoridades que guardam a lei receberam dinheiro para ignorar a lei e permitir que Ken Block parasse a cidade por um dia? Eu posso fazer isso também?

A lei proíbe drifting em vias públicas. A lei proíbe ultrapassar o limite de velocidade em vias públicas. A lei proíbe carros modificados além da potência de fábrica e sem placa. Então, os organizadores do evento, na intenção de não quebrar a lei, propuseram um acordo com a Lei. Durante esse dia, essa parte da cidade foi alugada para a produtora do evento. Durante um dia, eles foram donos particulares de uma parte da cidade. E a lei permite que dentro de um espaço particular as leis de trânsito não se apliquem. Se eu tivesse um supermercado, eu poderia pegar o fusca do meu irmão e fazer drift no estacionamento o quanto eu quisesse, sem ninguém me encher o saco.

Então porque a lei favorece quem tem o dinheiro para quebrar a lei? Porque a mesma lei que proíbe todos permite um? Porque a lei depende sempre de três coisas: A intenção de quem a escreveu, a intenção de quem a defende, e a intenção de quem a quebra. Ás vezes, as três intenções se concordam entre si, e é aí que a lei perde o sentido. Mas então a lei não é rígida, ou melhor, a lei deveria ser flexível? Chegamos no ponto que eu pretendia no começo.

A lei humana é imperfeita, como eu espero ter conseguido provar até então. Porque, e é óbvio, o ser humano, como pessoa e como sociedade, somos imperfeitos. Quem não admite esse fato é uma vítima do pecado do Orgulho, e infelizmente o orgulho vicia, e a crítica ofende. Outras pessoas sabem e concordam com tudo que eu falei, mas sofrem de outro pecado, o egoísmo e a vaidade. Egoísmo porque, como é o caso de alguns políticos aqui no Brasil, seu nome de família é sinônimo de poder e corrupção, suas fortunas pessoais não são mensuráveis matematicamente, seu poder se estende acima da lei, e qualquer um inocente o suficiente para processá-los dentro do sistema judicial será esmagado e destruído, assim como o faziam os reis e rainhas de antigamente. Vaidade porque pessoas com complexo de inferioridade não conseguem se definir pelo verbo ser, apenas pelo estar. Uma mulher bonita que ganhou a vida pela imagem de seu corpo não consegue encarar a velhice, por exemplo.

Engraçado o fato que na língua inglesa, o verbo ser e o verbo estar é o mesmo, To Be. Ser e estar são diferentes na sua permanência temporal, ou seja, Eu posso nesse momento estar sendo chato, mas no geral eu posso ser uma pessoa legal. O bandido talvez seja uma pessoa normal, mas naquele instante de abuso de droga e desespero mental ele tenha estado violento. Meu irmão viu uma piada no Seinfield outro dia, um dos maiores comediantes de Stand Up da atualidade. Ele fez um comentário sobre as entrevistas dos vizinhos dos serial killers. Toda vez que um serial killer era preso, a imprensa ia entrevistar o vizinho do cara e perguntava "como ele era antes de ser preso?" e o vizinho sempre tinha uma resposta parecida com :" Eu nunca ia imaginar que ele era assim. Ele sempre parecia tão feliz e amigável." Seinfeld comentou então que o melhor tipo de vizinho que você possa querer é um serial killer, e aparentemente eles nunca matam seus vizinhos.

" Vai trabalhar seu vagabundo", disse a esposa de um médico cirurgião plástico fazendo compras em pleno horário comercial ao mendigo pedinte na rua. Porque não existem mecanismos legais, Uma LEI, escrita e autorizada, defendida pelo governo e pelos policiais, que nenhuma pessoa possa ser abandonada a própria sorte? A mesma pessoa que mandou o mendigo trabalhar, jamais lhe ofereceria um emprego. Não estou tirando completamente o mérito do mendigo, pois também é certo o fato que Padrinho São Francisco de Assis tão brilhantemente expressou em sua oração, "Pois é dando que se recebe". Para se pedir, é necessário e justificável que se doe primeiro. Mas como uma pessoa sem nenhum bem material pode doar algo? É aí que voltamos à esposa, esteriótipo de boneca de plástico anormalmente magra sem genitais. Tempo, atenção, palavras e sentimentos são bens imateriais dado por Deus a toda a sua Criação. Aqui em São Paulo nunca temos tempos, nunca pode ser agora, estou ocupado. Amanhã tenho ioga e depois academia. Estou livre na quinta mas você faz karatê. Nós gostamos de pensar que temos muitos amigos, guardados na gaveta, à disposição quando for necessário.

O mendigo tem uma história. Ele passou por muita coisa até chegar naquele local naquele momento. Ele talvez tenha vícios, mas quem de nós não temos? Nenhum? Mesmo que legal, mesmo que a sociedade aceite e incentive o vício, temos algum. A matéria e os objetos materiais que são nossos sonhos de consumo não definem que tipo de pessoa nós somos. O que você quando olha o mendigo é o que ele é, e quando a "Boneca de plástico etc.. " olha o mendigo, sua consciência lhe diz:" O que você está vendo agora é a sua imagem refletida no seu espelho espiritual. ". A falta de virtudes materiais do mendigo ofende a falta de virtudes espirituais da pessoa ignorante. Aqui na cidade não tem espaço. Não cabe mais ninguém, não posso trazer pra casa o mendigo da rua, e pra falar a verdade a casa não é nem minha. Eu já estou sendo abençoado por que meus pais deixam eu morar na casa deles, como poderia eu então estender essa benção de segunda mão a outra pessoa?

A sociedade é vítima dela mesma e não temos ninguém para culpar. Se existem torcidas uniformizadas de futebol que se assemelham a milícias fora da lei, violentas e imprevizíveis, é porque a sociedade fechou as portas para essas pessoas e colocou o aviso :" Estamos lotados, sem vagas". Porque o bandido entrou em um estado mental fragilizado e desesperado, ele começou a usar drogas, comprou uma arma e se conformou com a idéia de que ou passaria o resto de sua vida na cadeia ou morreria. Às vezes é difícil dormir em paz sabendo que existem pessoas sofrendo ao meu redor, e o único pensamento que me acalma é :" Eu não posso fazer nada, deixo nas mãos de Deus."

O que são as Mãos de Deus? Não somos todos nós? A P&G, empresa que faz muitos produtos de higiene incluindo por exemplo a prestobarba, desenvolveu uma solução em pó que ao ser misturada em uma água contaminada, aglomera a sujeira em pelotas que podem filtradas. A água restante é limpa e segura para o consumo. Mas o sistema econômico em que está estruturada nossa sociedade diz que nenhum produto pode ser doado sem uma compensação. Ora, você conhece algum rico que precise de purificador de água? Esse produto, seguindo as regras econômicas tradicionais, nunca deveria ter existido porque o público alvo não tem dinheiro para comprá-lo. Então, a P&G surgiu com uma solução para esse dilema. Na compra de um produto da linha de higiene (os mais "caros", entre aspas), um saquinho de descontaminante de água será doado a uma pessoa que esteja precisando. Por essa atitude corajosa, humana e digna de aplausos, eu humildemente agradeço em nome de todos nós que não podemos sair por aí fazendo todo o bem que gostaríamos.

Mas e o velho rico que está agora em seu campo de Golf particular sozinho xingando e fumando charuto, enquanto sua indústria polui e destrói o meio ambiente? Esse coitado desse homem, que será severamente julgado pelo tribunal divino após sua morte, é também uma vítima da sociedade que o criou, nós. NÓS criamos os monstros que nos escravizam. Como minha vó dizia: "Quem vende a alma pro diabo sempre se arrepende no final.". Por que esse homem é inescrupuloso, sem sentimentos, sem virtudes, sem remorsos, nós fizemos dele um homem de negócios bem sucedido. Por que o político é corrupto, poderoso, rico e dá presentinhos aos pobres, nós fizemos deles nossos "presidentes", muitas vezes ditadores, reis, com o mesmo poder que tiveram a família real francesa antes de perderem a cabeça na guilhotina.

Nesses tempos complexos e difíceis de entender, fim dos tempos como alguns gostam de chamar, ficamos sem ação esperando o Hércules nascer de novo para matar os titãs que nos castigam. Quem estuda astronomia (não é astrologia, horóscopo, nada disso.) como eu sabe que o Universo é infinito porque as leis Naturais dizem assim, e portanto o Big Bang é uma teoria falha porque é baseada em observações incompletas. Observamos que a Luz viaja no vácuo a uma velocidade tremenda, e sabemos quanto vale um (1) ano luz. Nós calculamos que o Universo tem 14 bilhões de anos de idade porque não existe luz visível depois disso. Mas na verdade, há sim, só que ela ainda não chegou aqui, e portanto achamos que ela não existe. E por que eu disse tudo isso?

Não adianta esperar que nosso Mestre Jesus Cristo volte aqui e sofra tudo de novo só para que exploda a terceira guerra mundial entre cristãos e pagãos, isso não vai acontecer, é impossível. Entre os infinitos mundos e civilizações alienígenas, sempre tem um mundo em dificuldades que precisa da sabedoria do mestre. Nós já tivemos a nossa parte e depende de nós fazer o melhor dela. Às vezes, o melhor a ser feito aos olhos de Deus é contra a lei dos homens, fere o seu orgulho e vaidade. Às vezes, fazendo tudo certo, erramos, e criamos monstros que voltam para nos assombrar. Depende de nós ver além da matéria, ver o invisível, não com os olhos de gelatina que Karl Zeiss tão brilhantemente citou, sendo ele o maior fabricante de lentes e câmeras fotográficas de sua época: "Se um dos meus funcionários me apresentasse um projeto para fabricar um olho humano, ele seria demitido com justa causa por incompetência. "

Negar nossa metade espiritual é negar que o celular funcione sem fio. Assim como o Wi-Fi conecta nossa internet, Nós somos todos interconectados uns aos outros pela rede Divina. O sofrimento de um irmão gera o sofrimento seu, porque as vibrações negativas ecoam pela rede e atrapalham a sua felicidade plena. Você deve estar pensando "Coitado do Danghetti, ele precisa ir pra Disnei se divertir um pouco." É a mesma coisa que dar Morfina ao paciente baleado, dar maconha para o adolescente frustrado, dar pinga para o mendigo. Se divertir não é a solução para os seus problemas. Ser feliz é. E ser feliz sozinho não é possível. E ser feliz dando felicidade é muito mais gostoso e duradouro que ser feliz recebendo felicidade emprestada dos outros. Minha mãe me disse:" Minha felicidade é a felicidade de meus filhos.", e eu disse:" Mãe, estou triste por ter nascido nesse mundo inferior, por que isso prova que meu espírito é inferior. Mas eu sempre estou feliz porque eu sei que você tem capacidade de não mais encarnar na Terra, e você abriu mão do seu privilégio para estar aqui na terceira bola de lama de um sol medíocre qualquer só para me salvar. Te amo mãe, para sempre."

Obrigado pela atenção, forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário